Dieta cetogênica: o que é, benefícios, riscos e como fazer

O que é dieta cetogênica?

A dieta cetogênica é caracterizada por ser uma dieta não farmacológica, sendo rica em gorduras e pobre em hidratos de carbono e quantidades normais de proteínas. 

O seu mecanismo de ação não está completamente elucidado, porém alguns estudos demonstram efeitos na melhora de quadros de epilepsia, Alzheimer, bipolaridade, esquizofrenia, depressão e Parkinson

Essa dieta tem como objetivo reduzir os níveis de glicose e promover a mobilização dos ácidos graxos dos tecidos e gerar energia

A metabolização ocorre no fígado onde passa a produzir corpos cetônicos através da mitocôndria, pela enzima acetil-CoA, quebrando assim a gordura e transformando-a em energia para o organismo. 

Após a sua formação no tecido hepático, os corpos cetônicos são exportados para outras partes do corpo tais como músculo, cérebro e córtex renal.

Como surgiu a dieta cetogênica?

A dieta cetogênica foi inicialmente criada para o tratamento da epilepsia sendo entendida e utilizada também no tratamento da obesidade por volta de 1920. Em 1970 o Dr Robert Atkins criou uma dieta também baixa em carboidratos com objetivo de controle de peso. Sendo publicada inicialmente em 1972 no livro do Dr Atkins. 

Essa dieta segue um regime de carboidratos, mas permite o consumo moderado de proteínas.

Para quem a dieta cetogênica é indicada?

Alguns estudos mostram benefícios dessa dieta na perda de peso, melhoras de quadros de inflamação, níveis melhores de glicose e outros

Portanto, essa dieta pode ser indicada em casos de pessoas com epilepsia com objetivo de evitar as convulsões, Alzheimer, bipolaridade, esquizofrenia, depressão e Parkinson.

Existe alguma contraindicação para realizar a dieta cetogênica?

Antes de iniciar a dieta cetogênica é muito importante realizar um estudo individualizado e analisar se há alguma patologia existente. 

A avaliação laboratorial e nutricional contribui para verificar as contraindicações dessa dieta, e avaliar possíveis fatores que possam dificultar o sucesso da dieta. 

A dieta pode apresentar alguns efeitos colaterais como a hipoglicemia, tontura, obstipação, recusa alimentar, litíase renal, hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia e atraso de crescimento em crianças quando não suplementadas. 

Esses são alguns dos efeitos colaterais que podem ser observados na introdução da dieta quando o acompanhamento e o estudo individualizado não são realizados adequadamente. 

No entanto, um bom plano alimentar e acompanhamento próximo ao paciente auxilia na melhora da adesão à dieta e menor risco de complicações.

A dieta cetogênica não é uma dieta equilibrada principalmente em micronutrientes e vitaminas. 

Os grandes fornecedores de vitaminas e minerais, como as frutas, legumes, cereais, bem como os alimentos ricos em cálcio, são exemplos de alimentos com menor representação nesta dieta. Por essa razão, é essencial a suplementação de vitaminas do complexo B, cálcio e vitamina D, dentre outros. 

Os suplementos vitamínicos e minerais também são importantes para não haver déficit de micronutrientes, esses suplementos não devem conter os hidratos de carbono, com o objetivo de manter o estado de cetose.  

Por esse motivo recorre-se a suplemento polivitamínico com minerais, de forma a cobrir todas as necessidades em micronutrientes.

Como fazer a dieta cetogênica?

A dieta cetogênica deve ser acompanhada por um profissional capacitado. Cada pessoa responde de forma diferente e algumas considerações individuais devem ser acompanhadas e observadas pelo profissional que irá orientar e acompanhar a dieta. 

A dieta apresenta algumas características. Na fase inicial a ingestão é de menos de 20 g de carboidratos por dia, seguida pela ingestão de 25 a 50 g de carboidratos ao dia. Podendo chegar até 80 a 100g/dia. Essa dieta tem como um dos objetivos a perda de peso.

Benefícios da dieta cetogênica

Alguns estudos mostram benefícios dessa dieta na perda de peso, melhoras de quadros de inflamação, níveis melhores de glicose e outros.

Perda de peso

A obesidade tem sido considerada uma grande preocupação para o século e diferentes estudos com dietas têm sido realizados na tentativa de direcionar e otimizar a perda de peso, mas com a manutenção da qualidade da saúde. 

A obesidade pode aumentar o risco de algumas doenças como hipertensão, dislipidemias, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer.

Um estudo realizado por Mohorko et al, teve como objetivo avaliar a perda de peso, desempenho físico, função cognitiva e comportamento alimentar da dieta cetogênica por 12 semanas em adultos obesos. 

O resultado observado com a introdução da dieta foi positivo podendo observar perda de peso, melhor controle na ingestão alimentar por fatores emocionais, melhora no desempenho físico e queda nos níveis de glicose. 

Os resultados do estudo mostraram uma melhora nos aspectos citados, porém mais estudos em longo prazo são necessários para avaliar os efeitos da dieta no metabolismo. 

É importante destacar que a prevenção e o tratamento da obesidade são baseados em mudanças no estilo de vida envolvendo hábitos alimentares, atividade física e terapia comportamental. 

Vários padrões dietéticos têm sido usados como estratégias nutricionais e algumas pessoas respondem bem a estratégia adotada, o profissional que acompanha tem que estar muito atento aos benefícios e efeitos da dieta de forma individualizada. 

A dieta cetogênica tem demonstrado em diferentes estudos benefícios em relação a rápida perda de peso que resulta em melhorias no índice de massa corporal, circunferência da cintura e redução da massa gorda preservando a massa corporal magra e a taxa metabólica de repouso. 

Esse padrão alimentar reduz o desejo de comer com frequência contribuindo para o aumento da saciedade e evitando os beliscos constantes

Há indícios de que essa dieta reduz a vontade compulsória em consumir alimentos com frequência e pela ingestão de doces em comparação com outras dietas, minimizando os impulsos por carboidratos e amidos e a sensação de fome torna-se menos incômoda.

Os corpos cetônicos também apresentam fator protetor devido a sua capacidade na ação antioxidante, reduzindo a morte celular e eliminando os radicais livres promovendo um efeito protetor ao DNA. 

Os corpos cetônicos também conseguem ativar o PPAR-gama, uma molécula anti-inflamatória, que também diminui a formação de radicais livres, resultando em menor inflamação nos tecidos. 

Essa dieta tem despertado interesse devido a esses efeitos positivos, mas devemos sempre salientar a importância de um acompanhamento por um profissional habilitado, sabemos que os seres humanos respondem de forma diferente a dieta.

Diminuição dos níveis de triglicerídeos

Os triglicérides podem ser uma consequência do consumo exagerado de carboidratos. 

O excesso de açúcar pode ficar armazenado na forma de gordura. A dieta cetogênica segue um padrão alimentar pobre em carboidratos e seus mecanismos envolvem justamente a utilização de gorduras que se apresentam estocadas havendo a utilização das gorduras e consequentemente a sua redução nos estoques corporal.

Controle do nível de açúcar no sangue

Devido ao baixo consumo de carboidratos são observados efeitos benéficos dessa dieta em pessoas que necessitam de maior atenção no controle dos níveis de açúcar no sangue. 

Essa dieta favorece maior sensação de saciedade e esse mecanismo evita consumo constante de alimentos o que contribui para minimizar os picos de glicemia.

Controle da pressão arterial

Essa dieta auxilia na perda de peso que contribui para manutenção e estabilidade da pressão arterial.

Auxílio no foco mental

O baixo teor de carboidratos na composição dessa dieta auxilia no foco e atenção contribuindo para uma melhor performance cognitiva. 

A perda de peso promovida pela dieta também contribui para o foco mental devido a mecanismos envolvidos e também pela autoestima. 

Essa dieta quando acompanhada por um profissional e realizado correções de deficiências nutricionais como por exemplo de vitaminas, minerais, correções associadas a mudanças no estilo de vida, melhoras de quadros de glicemia, triglicérides e controle de IMC contribuem para uma saúde mental adequada.

Auxílio nos quadros de Alzheimer

A dieta cetogênica também está sendo correlacionada na melhora dos quadros de Alzheimer, uma condição neurodegenerativa crônica que está aumentando, e muitos estudos associados a tratamentos e prevenção estão sendo realizados. 

A patologia dessa doença ainda não é totalmente compreendida, as pesquisas existentes tem se concentrado em compreender as características dessa doença. Isso inclui as placas amilóides, que se acumulam no cérebro das pessoas com doença de Alzheimer e o metabolismo da glicose que fica prejudicada e há morte celular neuronal. 

Novas evidências têm sugerido que uma dieta cetogênica com baixo teor de carboidratos e alto teor de gordura pode ajudar nos danos associados a essas patologias, reduzindo o acúmulo de placas amilóides, aliviando os efeitos da glicose , fornecendo os corpos cetônicos como fonte de energia.

Aumento de energia

A perda de peso e manutenção dos níveis de glicose e triglicérides promove um bem-estar físico e mental contribuindo para uma melhor energia no dia a dia.

Riscos da dieta cetogênica

A dieta cetogênica deve ser acompanhada por um profissional para que possa avaliar quais são as necessidades individuais de suplementação. 

Essa dieta pode causar dores de cabeça, fadiga, constipação, sonolência e cada pessoa pode apresentar um sintoma diferente e por esse motivo o acompanhamento deve ser em conjunto com um profissional especialista nesse tipo de dieta.

Fadiga e dores de cabeça

Algumas pessoas sentem dores de cabeça com esse tipo de dieta, isso se deve ao fato de que o nosso cérebro demanda uma grande quantidade de energia para a realização de suas atividades, onde os carboidratos são os geradores de energia rápida. Alguns estudos também têm demonstrado benefícios da dieta cetogênica no tratamento de quadros de enxaqueca. 

Cada pessoa apresenta uma individualidade na resposta de dietas, portanto o profissional deve traçar estratégias para que os objetivos sejam alcançados.

Hipoglicemia

A hipoglicemia pode ocorrer em algumas pessoas no período de adaptação dessa dieta, por esse motivo precisa de acompanhamento. Ao consumir uma quantidade menor de carboidratos também há pouca insulina circulando além de que as fontes de energias geradas serão disponibilizadas a partir das gorduras.

Perda de músculos

Para o ganho de massa muscular é necessário o consumo adequado de carboidratos que são os geradores de energia e de proteínas para que faça a reconstituição das fibras musculares após as atividades físicas.

Quais alimentos são permitidos na dieta cetogênica?

Na dieta cetogênica são permitidos o consumo de abacate, coco, frango, peixes, azeite, manteiga, castanhas, ovos, queijos, iogurtes, café e chá sem açúcar.

Alimentos para evitar na dieta cetogênica

Os alimentos que devem ser evitados nesta dieta são: arroz, trigo, centeio, aveia, cevada, quinoa, massas, cereais, legumes especialmente os ricos em amido, frutas com alto teor de carboidratos, frutas secas, bananas, maçãs, laranjas, laticínios com baixo teor de gordura, gorduras e óleos refinados ou óleo vegetal, açúcar e álcool.

A dieta cetogênica é segura?

Essa dieta quando direcionada e acompanhada por um especialista é considerada segura uma vez que é utilizada com objetivo de melhorar alguns quadros de patologias.

Dá para fazer exercícios físicos com a dieta cetogênica?

Ao fazer essa dieta é necessário acompanhamento de um profissional educador físico também para que direcione as atividades físicas adequadas para esse tipo de dieta. Cada pessoa apresenta uma resposta diferente às dietas, uma tem maior facilidades a adesão a dieta que outras, havendo a necessidade de individualização.

Suplementos para uma dieta cetogênica

A suplementação pode ser feita de modo individualizado levando em consideração cada indivíduo que está sendo acompanhado. Alguns suplementos como vitaminas, minerais, proteínas, magnésio, TCM podem ser utilizados como estratégias para essa dieta.

Banner Institucional Nutrify | Blog

Conclusão

A dieta cetogênica tem sido procurada devido aos seus benefícios na perda de peso e em algumas patologias. Há necessidade de acompanhamento em conjunto com um profissional para que possa individualizar a dieta e realizar as correções nutricionais através da utilização de alguns suplementos para evitar as possíveis deficiências nutricionais que podem prejudicar a saúde.  

Referências Bibliográficas

Vasconcelos. C, Rola. M. Dieta Cetogénica – Abordagem Nutricional. Revista Nuyticias. v. 22, p.16-19, 2014.

 Mohorko, N et al. Weight loss, improved physical performance, cognitive function, eating behavior, and metabolicprofile in a 12-week ketogenic diet in obese adults. Nutrition Researh. v. 62, p. 64–77, 2019.

Rosa. C. D, Very low calorie ketogenic diets in overweight and obesity treatment:Effects on anthropometric parameters, body composition, satiety,lipid profile and microbiota. Obesity Research & Clinical Practice. p.3-13, 2020.

Broom. G. M et al.The ketogenic diet as a potential treatment and prevention strategy for Alzheimer’s disease. Nutrition.  v. .60, p. 118-121, 2019. 

Drabińska. N et al. Recent advances in the application of a ketogenic diet for obesity management. Elsevier. v.110, p. 28-38, 2021.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Científica na Integralmédica para Blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima