Dieta Cetogênica: O que é e seus benefícios | Blog Nutrify

Dieta Cetogênica: O que é e seus benefícios

O que é Dieta Cetogênica?

A dieta cetogênica é caracterizada por ser uma dieta não farmacológica, sendo rica em gorduras e pobre em hidratos de carbono e quantidades normais de proteínas. O seu mecanismo de ação não está completamente elucidado, porém, alguns estudos demonstram efeitos na melhora de quadros de epilepsia, Alzheimer, bipolaridade, esquizofrenia, depressão e Parkinson. Essa dieta visa reduzir os níveis de glicose e promover a mobilização dos ácidos graxos dos tecidos e gerar energia. A metabolização ocorre no fígado onde passa a produzir corpos cetônicos através da mitocôndria, pela enzima acetil-CoA, quebrando assim a gordura e transformando-a em energia para o organismo. Após a sua formação no tecido hepático, os corpos cetônicos são exportados para outras partes do corpo como músculo, cérebro e córtex renal.

Como surgiu a Dieta Cetogênica?

A dieta cetogênica foi inicialmente criada para o tratamento da epilepsia sendo entendida e utilizada também no tratamento da obesidade por volta de 1920. Em 1970 o Dr Robert Atkins criou uma dieta também baixa em carboidratos com objetivo de controle de peso. Sendo publicada inicialmente em 1972 no livro do Dr Atkins. Essa dieta segue um regime de carboidratos, mas permite o consumo moderado de proteínas.

Como funciona a Dieta Cetogênica?

A dieta apresenta algumas características. Na fase inicial a ingestão é de menos de 20 g de carboidratos por dia, seguida pela ingestão de 25 a 50 g de carboidratos ao dia. Podendo chegar até 80 a 100 g/dia. Essa dieta visa a perda de peso.

Como fazer a Dieta Cetogênica?

A dieta cetogênica deve ser acompanhada por um profissional capacitado. Cada pessoa responde de forma diferente e algumas considerações individuais devem ser acompanhadas e observadas pelo profissional que irá orientar e acompanhar a dieta.

Benefícios da Dieta Cetogênica

Alguns estudos mostram benefícios dessa dieta na perda de peso, melhoras de quadros de inflamação, níveis melhores de glicose e outros.

Perda de Peso

A obesidade tem sido considerada uma grande preocupação para o século e diferentes estudos com dietas têm sido realizados na tentativa de direcionar e otimizar a perda de peso, mas com a manutenção da qualidade da saúde. A obesidade pode aumentar o risco de algumas doenças como hipertensão, dislipidemias, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer.

Um estudo realizado por Mohorko et al, teve como objetivo avaliar a perda de peso, desempenho físico, função cognitiva e comportamento alimentar da dieta cetogênica por 12 semanas em adultos obesos. O resultado observado com a introdução da dieta foi positivo, podendo observar perda de peso, melhor controle na ingestão alimentar por fatores emocionais, melhora no desempenho físico e queda nos níveis de glicose. Os resultados do estudo mostraram uma melhora nos aspectos citados, porém mais estudos a longo prazo são necessários para avaliar os efeitos da dieta no metabolismo. É importante destacar que a prevenção e o tratamento da obesidade são baseados em mudanças no estilo de vida envolvendo hábitos alimentares, atividade física e terapia comportamental. Vários padrões dietéticos têm sido usados como estratégias nutricionais e algumas pessoas respondem bem à estratégia adotada, o profissional que acompanha tem que estar muito atento aos benefícios e efeitos da dieta de forma individualizada. A dieta cetogênica demonstra em diferentes estudos benefícios em relação à rápida perda de peso que resulta em melhorias no índice de massa corporal, circunferência da cintura e redução da massa gorda preservando a massa corporal magra e a taxa metabólica de repouso. Esse padrão alimentar reduz o desejo de comer com frequência contribuindo para o aumento da saciedade e evitando os beliscos constantes. Há indícios de que essa dieta reduz a vontade compulsória em consumir alimentos com frequência e também pela ingestão de doces em comparação com outras dietas, minimizando os impulsos por carboidratos e amidos, além da sensação de fome torna-se menos incômoda.

Os corpos cetônicos também apresentam fator protetor devido a sua capacidade na ação antioxidante, reduzindo a morte celular e eliminando os radicais livres promovendo um efeito protetor ao DNA. Os corpos cetônicos também conseguem ativar o PPAR-gama, uma molécula anti-inflamatória, que também diminui a formação de radicais livres, resultando em menor inflamação nos tecidos. Essa dieta tem despertado interesse devido a esses efeitos positivos, mas devemos sempre salientar a importância de um acompanhamento por um profissional habilitado, sabemos que os seres humanos respondem de forma diferente a dieta.

Diminui os níveis de triglicerídeos

Os triglicérides podem ser uma consequência do consumo exagerado de carboidratos. O excesso de açúcar pode ficar armazenado na forma de gordura. A dieta cetogênica segue um padrão alimentar pobre em carboidratos e seus mecanismos envolvem justamente a utilização de gorduras que se apresentam estocadas havendo a utilização das gorduras e consequentemente a sua redução nos estoques corporais.

Controla o nível de açúcar no sangue

Devido ao baixo consumo de carboidratos são observados efeitos benéficos dessa dieta em pessoas que necessitam de maior atenção no controle dos níveis de açúcar no sangue. Essa dieta favorece maior sensação de saciedade e esse mecanismo evita consumo constante de alimentos o que contribui para minimizar os picos de glicemia.

Controla a pressão arterial

Essa dieta auxilia na perda de peso que contribui para manutenção e estabilidade da pressão arterial.

Auxilia no foco mental

O baixo teor de carboidratos na composição dessa dieta auxilia no foco e atenção contribuindo para uma melhor performance cognitiva. A perda de peso promovido pela dieta também contribui para o foco mental devido a mecanismos envolvidos e também pela autoestima. Essa dieta quando acompanhada por um profissional e realizado correções de deficiências nutricionais como, por exemplo, de vitaminas, minerais, correções associadas à mudanças no estilo de vida, melhoras de quadros de glicemia, triglicérides e controle de IMC contribuem para uma saúde mental adequada.

Auxilia no Alzheimer

A dieta cetogênica também está sendo correlacionada na melhora dos quadros de Alzheimer, uma condição neurodegenerativa crônica que está aumentando, e muitos estudos associados a tratamentos e prevenção estão sendo realizados. A patologia dessa doença ainda não é totalmente compreendida, as pesquisas existentes têm se concentrado em compreender as características dessa doença. Isso inclui as placas amiloides, que se acumulam no cérebro das pessoas com doença de Alzheimer e o metabolismo da glicose que fica prejudicada e há morte celular neuronal. Novas evidências sugerem que uma dieta cetogênica com baixo teor de carboidratos e alto teor de gordura pode ajudar nos danos associados a essas patologias, reduzindo o acúmulo de placas amiloides, aliviando os efeitos da glicose, fornecendo os corpos cetônicos como fonte de energia.

Aumento de energia

A perda de peso e manutenção dos níveis de glicose e triglicérides promove um bem-estar físico e mental contribuindo para uma melhor energia no dia a dia.

Quais alimentos são permitidos na Dieta Cetogênica?

Na dieta cetogênica são permitidos o consumo de abacate, coco, frango, peixes, azeite, manteiga, castanhas, ovos, queijos, iogurtes, café e chá sem açúcar.

Alimentos para evitar na Dieta Cetogênica

Os alimentos que devem ser evitados nesta dieta são: arroz, trigo, centeio, aveia, cevada, quinoa, massas, cereais, legumes especialmente os ricos em amido, frutas com alto teor de carboidratos, frutas secas, bananas, maçãs, laranjas, laticínios com baixo teor de gordura, gorduras e óleos refinados ou óleo vegetal, açúcar e álcool.

Existe alguma contraindicação para realizar a Dieta Cetogênica?

Antes de iniciar a dieta cetogênica é muito importante realizar um estudo individualizado e analisar se há alguma patologia existente. A avaliação laboratorial e nutricional contribui para verificar as contraindicações dessa dieta, e avaliar possíveis fatores que possam dificultar o sucesso da dieta. Ela pode apresentar alguns efeitos colaterais como a hipoglicemia, tontura, obstipação, recusa alimentar, litíase renal, hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia e atraso de crescimento em crianças quando não suplementadas. Esses são alguns dos efeitos colaterais que podem ser observados na introdução da dieta quando o acompanhamento e o estudo individualizado não são realizados adequadamente. No entanto, um bom plano alimentar e acompanhamento próximo ao paciente auxilia na melhora da adesão à dieta e menor risco de complicações.

A dieta cetogênica não é uma dieta equilibrada principalmente em micronutrientes e vitaminas. Os grandes fornecedores de vitaminas e minerais, como as frutas, legumes, cereais, bem como os alimentos ricos em cálcio, são exemplos de alimentos com menor representação nesta dieta. Por essa razão, é essencial a suplementação de vitaminas do complexo B, cálcio e vitamina D. Os suplementos vitamínicos e minerais também são importantes para não haver déficit de micronutrientes, esses suplementos não devem conter os hidratos de carbono, com o objetivo de manter o estado de cetose. Por esse motivo recorre-se a suplemento polivitamínico com minerais, de forma a cobrir todas as necessidades em micronutrientes.

Conclusão

Estudos têm demonstrado efeitos benéficos no uso da dieta cetogênica na perda de peso, controle do apetite, doenças como Alzheimer, bipolaridade, entre outras, porém, mais estudos são necessários para elucidar os efeitos da ação da dieta a longo prazo. O acompanhamento de um profissional habilitado para adesão desta dieta é muito importante para alcançar os benefícios com a terapia desejada.

Referências Bibliográficas

Vasconcelos. C, Rola. M. Dieta Cetogénica – Abordagem Nutricional. Revista Nuyticias. v. 22, p.16-19, 2014.

Mohorko, N et al. Weight loss, improved physical performance, cognitive function, eating behavior, and metabolicprofile in a 12-week ketogenic diet in obese adults. Nutrition Researh. v. 62, p. 64–77, 2019.

Rosa. C. D, Very low calorie ketogenic diets in overweight and obesity treatment:Effects on anthropometric parameters, body composition, satiety,lipid profile and microbiota. Obesity Research & Clinical Practice. p.3-13, 2020.

Broom. G. M et al.The ketogenic diet as a potential treatment and prevention strategy for Alzheimer’s disease. Nutrition.  v. .60, p. 118-121, 2019. 

 Drabińska. N et al. Recent advances in the application of a ketogenic diet for obesity management. Elsevier. v.110, p. 28-38, 2021.

Texto elaborado por Roberta Saraiva Giroto Patrício.

CRN: 21984

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. No Laboratório de Dieta, Nutrição e Câncer.

Tema do Mestrado: Desenvolvimento de Material Educativo Digital para Divulgação Científica e Tecnológica da Nutrigenômica.

Capítulo de livro: Roberta Saraiva Giroto Patrício, Thomas Prates Ong. Nutrigenômica. in Dan L Waitzberg. Fisiologia da Nutrição: na saúde e na doença. Editora Atheneu 2013.

E-Book Sociedade Brasileira de Mastologia: Estilo de vida após o câncer (Hábitos e vícios, dieta e atividade física) 2021.

Experiência na área de saúde hospitalar e consultório com atendimento personalizado e individualizado. Atualmente consultora cientifica para blog da Nutrify.

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