dicas-de-alimentacao-saudavel-no-verao-blog-nutrify

Dicas de alimentação saudável no verão

A importância de uma alimentação saudável

Verão é sinônimo de férias, passeio, alegria e bem-estar. É um momento para a descontração que faz muito bem para vida, pessoal e familiar. Não podemos esquecer do momento que estamos vivendo de pandemia que além dos cuidados sanitários que temos, também devemos cuidar da alimentação para manter o nosso sistema imunológico. O verão é um momento para manter a hidratação, ingerir frutas, verduras e legumes. Somos privilegiados no Brasil com uma variedade de alimentos.

Alimentação no verão

O verão é um período em que muitas pessoas buscam melhorar o corpo e mudam seus hábitos alimentares. Vale lembrar que uma alimentação equilibrada deve ser feita e seguida durante o ano todo, dessa forma, os objetivos desejados serão alcançados sem grandes esforços.

A alimentação no verão deve ser rica em frutas, vegetais, hortaliças e líquidos.  As carnes devem ser magras, evitando alimentos gordurosos e frituras. Se consumir molhos de salada, o ideal é evitar os que contenham ou prontos. Prefira utilizar limão, suco de tangerina, suco de laranja, ervas secas ou frescas, azeite e vinagre.

Receita de molho de tangerina

½ xícara de suco de tangerina

1 colher de chá de azeite

1 pitada de sal

1 pitada de pimenta do reino

Ervas secas a gosto (tomilho, alecrim, orégano)

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em um recipiente para molho e sirva na salada.

Receita de salada de folhas com manga e morango

8 folhas de alface

15 folhas de rúcula

½ repolho roxo cortado em tiras finas

1 cebola em rodelas

2 mangas em tiras

8 unidades de morangos

Modo de preparo

Lave bem as folhas, morango e manga. Deixe em solução para higienização de sanitizante conforme orientação do fabricante e enxágue a seguir.

Coloque as folhas em um refratário de sua preferência. Disponha as folhas de alface, rúcula e repolho roxo. Coloque por cima os morangos e a manga em tiras. Pode utilizar a sugestão de molho acima.

No verão procure se hidratar

Um dos primeiros passos para o verão é se hidratar, essa é uma atenção que devemos ter para manter a saúde. Devido à elevação da temperatura, a transpiração aumenta e com isso a necessidade de ingestão de líquidos e água devem ser lembrados sempre. Os sucos naturais e chás gelados são ótimas opções, mas não se esqueça da água, ela é fundamental e a principal na hidratação.

Uma bebida muito interessante para a melhora do sistema imune e para esse momento que estamos vivendo é o Juice Up Nutrify que possui diferentes sabores como o de matcha e limão, matcha e frutas tropicais, matcha com maçã e canela. Essa bebida é um pó natural e energético que possui antioxidantes e polifenóis.  A sua composição contém guaraná matcha orgânico, café verde, cúrcuma, gengibre e pimenta vermelha, além de outros sabores. Essa bebida fornece energia além dos compostos benéficos à saúde já conhecidos. Consuma como um drink adicionando pedrinhas de gelo, você se sentirá com mais energia e disposição para o seu dia a dia.

Receita água aromatizada

1,5 de litro de água filtrada

1 limão siciliano em rodelas

5 ramos de hortelã

6 morangos

2 paus de canela

Gelo a gosto

Modo de preparo

Numa jarra adicione a água. Em seguida lave os limões e corte em rodelas. Adicione os limões e os morangos lavados a canela em pau e o gelo a gosto.

Como manter uma alimentação saudável?

Manter uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental para ter saúde e o sistema imunológico reforçado que tanto nos preocupa atualmente. Se alimentar dessa forma favorece a qualidade do sono e vida, bem-estar físico, melhora do funcionamento intestinal e humor. 

O segredo da manutenção da alimentação saudável está na compreensão do funcionamento da rotina diária. Tantas vezes nos preocupamos com tantos afazeres e esquecemos do mais importante a nossa alimentação. Temos que lembrar que nossa saúde está totalmente relacionada com o estilo de vida que vivemos e a alimentação deve ser priorizada.

Procure preparar seu próprio alimento, conhecer o que está ingerindo.

De preferência aos cereais integrais como arroz integral, amaranto, quinoa, centeio, cevada e trigo integral.

Leguminosas como grão de bico, ervilha, feijão fradinho, carioca, feijão branco e outros.

Carnes magras como de peito de frango e quando a parte do frango tiver pele retire. Nas carnes bovinas, retire a gordura aparente e dê preferência às carnes com menos gorduras como o patinho. A carne suína, como o filé mignon, tem um custo acessível e possui pouca gordura.

Frutas e vegetais consumidas de preferência com a casca, por exemplo, maçã, goiaba, pera já a banana e laranja devem ser retiradas as cascas.

O que comer no calor?

No calor procure priorizar a hidratação com bastante água, água de coco, chá gelado, suco de frutas e o consumo de vegetais frescos e legumes. Evite alimentos açucarados, refrigerantes, bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos. De preferência aos cereais integrais, leguminosas e carnes magras.

A combinação de uma variedade de vegetais, grãos integrais, leguminosas e frutas tornam o prato interessante e ajuda no consumo de uma variedade alimentar.

Evite o consumo excessivo de carnes não faz bem à saúde. Quando consumi-las de preferência às carnes sem pele e gorduras aparentes.

10 passos para uma alimentação saudável no verão

1- Realizar refeições em ambiente calmo, prestando atenção nas escolhas alimentares.

2- Dar preferência aos alimentos minimamente processados.

3 – Atenção ao utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar utilize o mínimo possível.

4 – Realizar a compra de alimentos em locais que os possuem in natura e minimamente processados.

5 – Quando sair de casa para fazer refeições, observe bem o local se o buffet  contém alimentos frescos e com poucas frituras e alimentos gordurosos. Também preste atenção na higienização do local.

6 – Utilize ervas frescas e secas, elas dão vida aos pratos e fazem bem à saúde.

7 –  Mastigue bem os alimentos.

8 – Beba bastante água em torno de dois litros. A quantidade vai depender  de pessoa para pessoa e da estação do ano.  

9 – Faça atividade física regularmente, conforme orientação de um profissional.

10 – Aprecie e agradeça o alimento diariamente.

 

Referências Bibliograficas

Disponível em:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf.Acesso 25/01/2021

Disponivel em: http://dspace.emater.tche.br/xmlui/bitstream/handle/20.500.12287/47726/emater_rs_47726.pdf?sequence=1. Acesso 25/01/2021

Carvalho. T; Mara.L. S.Hidratação e Nutrição no Esporte. Rev Bras Med Esporte – v. 16, n 2, p.144-148, 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima