levedura-nutricional-um-alimento-funcional-blog-nutrify

Levedura Nutricional: um alimento funcional

A levedura nutricional é produzida a partir Saccharomyces cerevisiae na sua forma inativa. É composta por fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, minerais e atuam como antioxidantes.

Podem ser consumidas por pessoas que não desejam fazer uso de alimentos que contém produtos de origem animal.  Essa levedura não pode ser utilizada na confecção de bolos e pães por não possuir a capacidade de fermentar. Durante o seu processamento ocorre a inativação das leveduras sob altas temperaturas como a pasteurização e secagem e essas leveduras são fortificadas com propriedades nutricionais específicas melhorando o seu valor nutritivo, e assim ficam prontas para serem comercializadas e consumidas. Quando estão em sua forma ativa são usadas na confecção de pães e cervejas.

A levedura nutricional pode ser utilizada como uma alternativa saudável para complementar a dieta podendo ser adicionadas para engrossar molhos, no preparo de arroz, salpicar em saladas, macarrão, quiches e tortas. Podem ser encontradas na forma de pó ou flocos. Essa levedura apresenta sabor parecido ao de queijo parmesão, mas com propriedades nutricionais diferentes, e é considerada perfeita para pessoas que não consomem produtos de origem animal ou para aquelas que consomem, mas buscam os benefícios associados ao seu consumo.

O seu consumo está associado a diferentes benefícios para a saúde, como por exemplo, no auxilio na redução do colesterol, prevenção de envelhecimento precoce, estimulador do sistema imune, antiinflamatório e atuante no equilíbrio da microbiota intestinal devido a presença da fibra b-glucana, esses são alguns exemplos dos benefícios do consumo desse alimento considerado funcional por apresentar os benefícios citados. Apresenta também em sua composição minerais como cálcio, magnésio, potássio, zinco, cobre, molibdênio, ferro, selênio e manganês.

As fibras prebióticas presentes na levedura nutricional auxilia no equilíbrio da microbiota intestinal contribuindo para uma melhora na digestão e oferecendo substrato para bactérias que colonizam a região e atuam como barreira para impedir a entrada de patógenos no organismo.

 Além desses fatores citados, muitas enzimas que estão envolvidas na quebra de nutrientes são ativadas e melhoradas, a sua ação também está associada com a resposta a antígenos alimentares, atuam também na codificação de enzimas que atuam no estresse oxidativo protegendo nosso organismo de diferentes maneiras.

Xu et al, avaliou a microbiota de camundongos com uso de b-glucanas encontradas na levedura nutricional, os resultados indicaram que as b-glucanas de levedura podem auxiliar de forma proeminente na flora intestinal, promovendo alterações evidentes da composição da microbiota intestinal, especialmente em algumas bactérias benéficas como lactobacilos, bifidobacterium. A microbiota intestinal regulada por b-glucana age como prebióticos. Pode observar em seu estudo que a b-glucana melhoraram a neuroinflamação e a resistência à insulina, que desempenha um papel central no processo da patologia como por exemolo a doença de alzeimer. Este estudo demonstrou que as aplicações de b-glucanas de levedura como  suplementação dietética para prevenir patologias contribuem na melhora da proliferação de bactérias beneficas no intestino.

Saadat et al, teve como  objetivo investigar o papel inibitório das diferentes linhagens celulares de câncer de cólon observou que as  leveduras prebióticas apresentam efeitos benéficos por atuar inibindo algumas vias que induziriam ao desenvolvimento do câncer, dessa forma pode-se observar que a levedura atua como  um terapêuticos.

A levedura nutricional apresenta em sua composição, nutrientes considerados funcionais, ou seja, aqueles que fornecem benefícios a saúde e podem ser utilizados tanto para promover e contribuir com a melhora do estado nutricional. O interessante desse alimento é que pode ser consumidos por vegetarianos por não conter produtos de origem animal e para os não vegetarianos, mas que buscam produtos com propriedades funcionais.

 

Referências Bibliográficas

 Xu. M et al.  Yeastβ-glucan alleviates cognitive deficit by regulating gut microbiotaand metabolites in Aβ1–42-induced AD-like mice. International Journal of Biological Macromolecules. V. 161, p. 258–270, 2020.

Farid. F et alSaccharomyces cerevisiae.   Elsevier p. 501-508, 2019.

Saadat. Y. R. Modulatory role of exopolysaccharides ofKluyveromyces marxianusandPichia kudriavzeviias probiotic yeasts from dairy products in human coloncancer cells. Journal of Functional Foods. v. 64, p.1-9, 2020.

  Luizetto. E. M  Alimentos funcionais em alimentação coletiva: reflexões acerca da promoção da saúde fora do domicílio. Nutrire. v. 2, n. 40, p. 188-199, 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima