Será que Whey Protein é só para quem pratica esporte? | Blog Nutrify

Será que Whey Protein é só para quem pratica esporte?

A temática da nossa conversa de hoje é sobre um tipo de ingrediente alimentar destinado a complementar a dieta. O famoso e adorado Whey Protein. Suplemento alimentar fonte de proteína que desempenha importantes funções no organismo humano.

Sabemos que é de grande valia garantir o consumo de proteínas diariamente, em prol da nossa saúde sistêmica, íntegra. A grande questão é que cada pessoa apresenta sua condição clínica e socioeconômica, com rotinas pessoais, profissionais e até mesmo sociais que não viabilizam o consumo adequado de alimentos como peixes, frangos, ovos, carnes, leguminosas, dentre outras fontes de proteínas.

CleanPro Whey | Blog Nutrify

O papel do profissional de nutrição é exatamente buscar soluções em conjunto com seu cliente, ao que diz respeito ao consumo ideal de todos os nutrientes, de forma prática, diversificada e saborosa conforme suas preferências. O suplemento de proteína é uma das estratégias que podemos explorar, quando viável para a ocasião em questão.

Qualidade é o seu forte. Proteína completa em aminoácidos essenciais (quais o organismo não é capaz de produzir naturalmente) e fonte também dos famosos BCAA, o consumo de Whey Protein apresenta uma gama de vantagens, como alto valor biológico, fácil absorção e digestibilidade, rápida entrega de seus nutrientes ao sangue, praticidade, flexibilidade de sabores, dentre inúmeros outros benefícios

Preparado a partir do soro de leite, se apresenta em três formas. O mais popular é o concentrado de proteína de soro do leite (WPC), com alto valor de bioativos. Após remover o teor de gordura e lactose caracteriza-se o Isolado de proteína de soro de leite (WPI). E quando pensamos em velocidade de absorção, o Hidrolisado de proteína de soro de leite (WPH) é o mais recomendado. A depender da sua necessidade, uma forma pode ser mais interessante que a outra, qual seu nutricionista saberá o melhor para você [2].

Encontramos o Whey Protein em sua tradicional forma em pó, mas também em barras de proteínas e bebidas reforçadas em soro de leite. Muito fácil também incluir o suplemento em receitas caseiras, vitaminas batidas com frutas, cereais, outros alimentos, e assim promover saciedade, diversidade ao paladar, volume alimentar, bem como qualidade nutricional para a refeição [3].

Será que Whey Protein é só para quem pratica esporte? | Blog Nutrify

Comumente atletas exploraram suas diferentes formas de consumo e perfil nutricional, a fim de promover o balanço nitrogenado positivo e assim favorecer sua reparação e recuperação muscular, por exemplo. Mas também temos outros dois públicos que muito se beneficiam da inclusão do suplemento na rotina diária [4].

O primeiro são os pacientes pós-bariátricos. Devido à adaptação anatômica e fisiológica do trato gastrointestinal, o consumo de proteínas após cirurgias deste perfil é mais difícil, porém tão importante quanto as demais fases da vida. Então pensando em funcionalidade e necessidade nutricional, incluir doses de Whey Protein hidrolisado na rotina desses pacientes, pode ser a solução do momento em si [5].

Outro público alvo para além do esporte são os idosos. Fatores socioeconômicos, físicos e metabólicos, psicossociais, e o frequente uso de medicamentos influenciam no consumo energético-protéico. Dado relevante visto que esta desnutrição pode acarretar na famosa sarcopenia, ou seja, perda de massa e função do músculo esquelético, com consequentes riscos de quedas, fraturas, limitação de movimento, perda de qualidade de vida. Razões suficientes para apostar na suplementação de proteínas neste público também [1].

Será que Whey Protein é só para quem pratica esporte? | Blog Nutrify

Sabemos que alto é o número de pessoas por todo o mundo, que apresentam excesso de peso (obesidade), diabetes mellitus, hipertensão, dentre outras comorbidades. Constantemente profissionais da saúde buscam estratégias que maximizem as terapias nutricionais, medicamentosas e cirúrgicas.

Será que Whey Protein é só para quem pratica esporte? | Blog Nutrify

Estudos recentes apresentam o suplemento Whey Protein como potencial alvo terapêutico no controle da glicemia, na regulação da pressão arterial, no aumento da termogênese induzida pela dieta, aumento de mediadores da saciedade, maior proteção contra a osteoporose, dentre outros pilares envolvidos nos desfechos clínicos [3,4].  

Whey Protein apresenta um alto valor biológico qual exerce papel importante na saúde humana. Muito além do esporte, como sempre foi associado, hoje em dia este alimento é um forte aliado para diferentes públicos conforme nossa conversa de hoje.

Toda estratégia alimentar precisa ser planejada de maneira individualizada, afim de suprir as necessidades da ocasião. O acompanhamento integrado em diferentes frentes da medicina é fundamental para maior assertividade na conduta terapêutica, e consequente amplitude dos benefícios promovidos. Converse com sua equipe multidisciplinar para decidirem juntos, o melhor caminho para você.

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

[1] Cereda, E.; Pisati, R.; Rondanelli, M.; Caccialanza, R. Whey Protein, Leucine- and Vitamin-D-Enriched Oral Nutritional Supplementation for the Treatment of Sarcopenia. Nutrients 2022, 14, 1524. https://doi.org/10.3390/nu14071524.

[2] Sangwan, S., & Seth, R. (2021). Whey Protein Supplement: An Exclusive Food or Need of the Hour: Review. Annual Research & Review in Biology, 36(4), 110-119. https://doi.org/10.9734/arrb/2021/v36i430367.

[3] Sousa, G.T., Lira, F.S., Rosa, J.C. et al. Dietary whey protein lessens several risk factors for metabolic diseases: a review. Lipids Health Dis 11, 67 (2012). https://doi.org/10.1186/1476-511X-11-67.

[4] Kerksick, C.M., Wilborn, C.D., Roberts, M.D. et al. ISSN exercise & sports nutrition review update: research & recommendations. J Int Soc Sports Nutr 15, 38 (2018). https://doi.org/10.1186/s12970-018-0242-y.

[5] Stocker R, Ceyhan M, Schönenberger KA, Stanga Z, Reber E. Nutrient and fluid requirements in post-bariatric patients performing physical activity: A systematic review. Nutrition. 2022 May;97:111577. doi: 10.1016/j.nut.2021.111577. Epub 2021 Dec 24. PMID: 35248847.

 

Nutricionista Guilherme Ugeda. Rede social – @nutricionistaugeda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima