voce-sabe-o-que-agrofloresta-a-gente-te-conta-blog-nutrify

Você sabe o que é agrofloresta? A gente te conta!

Saiba mais sobre o Sistema Agroflorestal, uma abordagem contemporânea sobre uma forma milenar de produzir alimentos.

À primeira vista, o termo agrofloresta pode soar meio exótico, mas a verdade é bem diferente disso. O Sistema Agroflorestal (SAF) é um método ancestral de uso da terra, praticado há milhares de anos por agricultores de todo o mundo. A partir da década de 1970, porém, passou a se desenvolver como uma ciência, que se compromete a ajudar agricultores a incrementar produtividade, rentabilidade e sustentabilidade nas plantações. Cada vez mais, está no radar de todos que buscam formas eficientes para alimentar a população preservando a saúde física, ambiental e social.

Banner Institucional Nutrify | Blog

A agrofloresta na prática

No Sistema Agroflorestal, as árvores, os arbustos, as palmeiras, os bambus nativos, etc. são cultivados em associação com culturas agrícolas, pastagens e animais, em uma mesma unidade de manejo. Nada de hectares e mais hectares de monocultura. Dessa forma, criam-se interações ecológicas e econômicas entre todos esses elementos, equilibrando espaços e tempos de cultivo.

Com o plantio de mata nativa, as agroflorestas também ajudam a restaurar áreas degradadas por extração inadequada de recursos, ocupação desordenada, incêndios etc. Essa restauração está bastante ligada à redução do aquecimento global, por isso no Acordo de Paris, assinado em 2015 por 195 países, o Brasil se comprometeu a restaurar 12 milhões de hectares de florestas até 2030.

Podemos dizer que o Sistema Agroflorestal imita o que a natureza faz normalmente: mantém o solo sempre coberto pela vegetação, com muitos tipos de plantas juntas, umas ajudando as outras. Isso evita problemas com pragas ou doenças, dispensando ou minimizando o uso de agrotóxicos. Na agrofloresta diferentes cultivos são mesclados, há árvores perenes, frutíferas e leguminosas. Pode haver criação de animais, mas em pequena escala, e as famílias de agricultores costumam habitar a área. Integração é a palavra-chave!

Sistema Agroflorestal: vantagens para o meio ambiente e para as pessoas.

As principais vantagens do Sistema Agroflorestal versus agricultura convencional são a recuperação da fertilidade dos solos, com redução de erosão; aumento da infiltração de água; aumento da biodiversidade e conservação de rios e nascentes. Ele também favorece o controle natural de pragas e doenças e a diversificação da produção de alimentos nas regiões onde se estabelece

Outro grande benefício desse sistema é que ele pode ser muito bem aplicado em propriedades menores, por isso é uma ferramenta importante para pequenos agricultores. Aplicando o SAF, eles podem obter receitas de curto prazo com diversos produtos em tempos diferentes (frutos, sementes etc.) enquanto crescem as árvores que poderão gerar receitas em ciclos mais longos (madeira, por exemplo). Dessa forma, não ficam tão dependentes dos resultados de uma única “grande safra”. Por reduzir a necessidade de insumos externos, aumentar a autonomia, diversificar a produção da agricultura familiar e das comunidades tradicionais, dizemos que a agrofloresta representa uma tecnologia social.

Agrofloresta e os desafios de uma alimentação sustentável para o futuro.

Estima-se que a população mundial no ano de 2050 será de aproximadamente 9 bilhões de pessoas (sim, é muita gente!). É missão de todos nós encontrar formas de alimentar essa população de forma segura e saudável, sem devastar o meio ambiente. É aí que os Sistema Agroflorestal pode ser um grande aliado.

O Brasil, por seus recursos naturais e biodiversidade, tem grande potencial para contribuir tanto para a produção de alimentos quanto para a redução do aquecimento global. Mas esse desafio é mundial:  centros de pesquisa nacionais e internacionais vêm trabalhando para encontrar métodos produtivos cada vez mais sustentáveis.

Inovações biológicas e tecnológicas, aliadas a uma maior conscientização de governos, produtores e consumidores, são um caminho importante para o futuro que queremos: com alimentação farta e natureza viva para todos.

Referências:

https://www.wwf.org.br/?76990/Agrofloresta-e-alternativa-de-desenvolvimento-na-Amazonia

https://quintalflorestal.com.br/agrofloresta-x-agricultura-sintropica-x-permacultura-x-organicos/

https://www.fca.unesp.br/Home/Extensao/GrupoTimbo/RevistaSistemasAgroflorestais.pdf

https://cebds.org/o-que-e-o-acordo-de-paris/

http://tecnologiasocial.sites.uff.br/o-que-sao-tecnologias-sociais/

https://blog.nutrify.com.br/cerrado-brasileiro-riqueza-natural-e-cultural-ameacada/

Estante sustentável: 6 livros incríveis sobre meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima