A celulite é uma inflamação crônica, caracterizada por gordura aprisionada nos tecidos, dificultando a renovação celular. Portanto, a chave para evitá-la está em uma alimentação com substâncias anti-inflamatórias. Além disso, é necessário ter muita atenção quanto à ingestão de corantes, conservantes, agrotóxicos, fertilizantes, metais pesados e uso inadequado de medicamentos.
Compostos bioativos com ação anti-inflamatória, podem ser encontrados em diversos alimentos: frutas (morangos, uvas, amora e maçã), chás (verde e gengibre), legumes (brócolis e couve-flor), verduras (hortaliças), condimentos naturais (cúrcuma, orégano e pimenta vermelha). A ingestão adequada de proteínas, fracionadas ao longo do dia, associada com bons níveis de micronutrientes específicos como vitamina C, A, E, biotina, cobre, zinco e silício, também é fundamental para a síntese de colágeno.
A ingestão adequada de calorias também é importante. É comum em dietas muito restritas para emagrecimento, ocorrer um processo catabólico com perda de massa muscular, colágeno estrutural e prejuízo em várias funções do organismo que dependem de proteínas (ex: sistema hormonal).
Exercício é necessário! Quando se fala em reduzir as celulites, a musculação é imbatível! Uma musculatura com ótima densidade já resolve parte do problema. Lembrando que essa densidade depende de uma boa hidratação e teores adequados de carboidratos na dieta para garantir níveis adequados de glicogênio em seus músculos.
Portanto, a redução das celulites é multifatorial. Controle do stress e do sono também devem ser considerados. Outra ajuda pode vir de nutricosméticos, desde que prescritos por um profissional consciente!
Rodolfo Peres
@nutricionistarodolfoperes