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Você já ouviu falar de FODMAPS?

FODMAPs é o conjunto de alimentos fermentáveis que são mal absorvidos pelo nosso organismo e podem causar desconforto intestinal. Eles são classificados como oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis. Os alimentos fermentáveis referidos são os carboidratos não digeridos pelo trato digestivo humano. Assim, esta alta osmolaridade e a formação de gases pela microbiotia intestinal acabam por desencadear os referidos sintomas.
Sendo assim, uma dieta de baixo FODMAP é conseguida simplesmente evitando alimentos ricos nestes carboidratos. O plano alimentar funciona pelo tempo de 6 a 8 semanas. Após o período de exclusão, é indicado reintroduzir os alimentos ricos em FODMAPs para avaliar o grau de tolerância alimentar de cada um. A reintrodução deve ser feita em porções pequenas e de maneira isolada, para poder identificar os alimentos causadores dos sintomas e assim, retirá-los do cardápio.
O plano alimentar contribui para a redução do inchaço do corpo justamente por listar os tipos de alimentos que promovem a condição. Não é desejável ou recomendado seguir essa dieta por mais de oito semanas, uma vez que ela acaba sendo bastante restritiva. Vale lembrar, portanto, que assim como qualquer dieta, ela precisa receber orientação de um profissional.
Ao contrário das alergias alimentares, você não precisa eliminar completamente os FODMAPs de sua dieta. De fato, eles são benéficos para a saúde intestinal. Veja a lista abaixo com os alimentos com alto e baixo teores de FODMAPs.
É recomendável inclui-los em sua dieta de acordo com sua tolerância pessoal.

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