Vitamina D baixa

Vitamina D baixa: sintomas, causas e tratamentos

Um nutriente extraordinário e polivalente, que só pode ser sintetizado pela exposição à luz do sol. Sim, estamos falando da vitamina D.

Chamada não por acaso de “vitamina do sol”, ela desempenha um papel crucial não apenas na saúde óssea, mas também no funcionamento ideal de praticamente todos os sistemas do corpo humano e suas ações relacionadas à imunidade e metabolismo têm sido cada vez mais estudadas. 

Por sua relevância, manter níveis adequados de vitamina D tem grande impacto em nossa saúde geral. O contrário também é verdadeiro, sua deficiência tem consequências bastante prejudiciais ao nosso bem-estar. 

O que é e como é produzida a vitamina D?

A vitamina D é um nutriente essencial que o corpo produz quando a pele é exposta à luz solar. Ela também pode ser consumida através da alimentação e suplementação.

Existem duas formas principais: D2 (ergocalciferol), proveniente de fontes vegetais e suplementos, e D3 (colecalciferol), produzida na pele e encontrada em alimentos de origem animal.

Qual é o nível ideal de vitamina D no organismo?

Para a população saudável, 20 ng/ml é considerado suficiente.

Entre 30,0 e 60 ng/ml é a recomendação padrão para grupos de risco, como idosos, gestantes e pessoas com raquitismo.

Quando a vitamina D é considerada baixa?

A quantidade de vitamina D no organismo pode ser avaliada por meio de exames laboratoriais. São considerados inadequados valores abaixo dos preconizados para cada população (20 ng/ml para a população saudável e entre 30 e 60 ng/ml para grupos de risco), como mencionado no tópico anterior.

Entre 10 e 20 ng/ml são considerados valores baixos e valores menores do que 10 ng/ml são tidos como muito baixos.

Como saber que a vitamina D está baixa?

Embora a deficiência de vitamina D possa desencadear alguns sintomas, como veremos a seguir, esse diagnóstico só pode ser fechado com o auxílio de um profissional de saúde.

Por meio de estratégias como anamnese alimentar, sintomas e exames laboratoriais, ele poderá identificar se a vitamina D está realmente baixa em seu organismo.

Sintomas da vitamina D baixa

Sintomas da vitamina D baixa

Confira abaixo alguns dos principais sintomas indicativos de baixos níveis de Vitamina D:  

Unhas e cabelos fracos e quebradiços

A vitamina D exerce diversas funções no organismo, entre elas o estímulo ao crescimento dos folículos capilares e divisão celular. 

Uma vez que unhas e cabelos estão em constante crescimento, demandam vitaminas, minerais e proteínas para se manterem fortes e saudáveis.

Dor muscular

A vitamina D atua em mecanismos de ligação a receptores relacionados ao transporte de cálcio, à síntese proteica e contração muscular. 

Portanto, é importante estar atento aos níveis de vitamina D para manter uma adequada saúde muscular, prevenindo dores e desconfortos, principalmente em idosos.

Mau funcionamento do sistema imunológico

A deficiência de vitamina D tem sido associada ao risco de algumas doenças como diabetes, esclerose múltipla, doenças inflamatórias intestinais, artrite reumatoide, entre outras. 

Isso porque a vitamina D tem funções importantes na diferenciação de células de defesa do organismo, como os linfócitos, macrófagos e as células envolvidas na inflamação.

Fadiga, fraqueza e mal-estar

Essencial para a força de ossos e músculos e, consequentemente, para a manutenção de uma boa estrutura física, baixos níveis de vitamina D podem se refletir em fadiga e mal-estar. 

Tais sintomas são frequentemente relatados por pessoas que apresentam vitamina D em quantidades insuficientes no organismo.

Dor e fraqueza nos ossos

Essa vitamina permite que o cálcio e o fósforo dos alimentos sejam absorvidos no intestino em quantidades adequadas para manter e regular a saúde dos ossos, contribuindo com um crescimento e reparação adequados.

Assim, a falta de vitamina D pode levar a quadros de comprometimento da saúde óssea, aumentando o risco para osteopenia, por exemplo.

Espasmos musculares

A vitamina D é muito importante para uma série de funções no organismo, como a sinalização das fibras nervosas. Sua deficiência desregula todo esse mecanismo, podendo ocasionar espasmos musculares, que provocam desconforto e interferem na qualidade de vida.

Possíveis causas da vitamina D baixa

Diversas são as possíveis causas da deficiência de vitamina D no organismo, como o baixo consumo de alimentos fontes, exposição inadequada ao sol, fatores genéticos, entre outros.

Baixo consumo de alimentos ricos em vitamina D

Alimentos como salmão, sardinha, carnes, laticínios, ovos e cogumelos são fontes de vitamina D, porém um consumo mais baixo desses alimentos leva à deficiência e aos problemas associados.

Falta de exposição solar adequada

A exposição moderada da pele ao sol permite que haja a síntese de vitamina D. 

Sabemos, no entanto, que diversos fatores podem prejudicar esse processo. Por exemplo, estação do ano, condições climáticas e até mesmo o estilo de vida nas grandes metrópoles, que acaba levando as pessoas a passarem grande parte do dia em ambientes fechados com pouca ou nenhuma exposição direta da pele ao sol. 

Insuficiência renal crônica

No rim, ocorrem reações por meio das quais a vitamina D se torna ativa, e essa forma ativa age sobre os receptores de diversos órgãos para realização de suas funções. 

Alguns estudos têm mostrado baixos níveis de vitamina D em pessoas com deficiência renal crônica. 

Estudo realizado com 1800 pacientes com doença renal crônica verificou deficiência dessa vitamina nesse grupo, evidenciando tratar-se de uma população que requer maior atenção nesse aspecto.

Doença celíaca

A doença celíaca é caracterizada por uma condição autoimune, que provoca inflamação no intestino delgado. 

Essa condição está relacionada à ingestão do glúten, proteína presente em alguns alimentos como o trigo, centeio e cevada. Ao ingerir o glúten presente nesses alimentos ocorre uma resposta imune anormal levando ao desenvolvimento de sintomas gastrointestinais. 

Como o intestino apresenta-se debilitado e alterado nessa fase da doença celíaca, a absorção de nutrientes, incluindo vitamina D, pode ser prejudicada. Razão pela qual a identificação de deficiência de vitamina D nesse grupo é frequente.

Como tratar vitamina D baixa no corpo?

Consequências vitamina D baixa

Primeiramente, busque ajuda de um especialista (médico ou nutricionista).

Após a avaliação individualizada, esse profissional poderá ajustar a dose de suplemento de vitamina D de maneira coerente com suas necessidades e realizar o acompanhamento necessário até o restabelecimento de níveis adequados no organismo.

Alimentação adequada 

Incluir na dieta alimentos ricos em vitamina D, como peixes gordurosos (salmão, atum), óleo de fígado de bacalhau, produtos lácteos fortificados e cogumelos, pode ajudar a elevar os níveis dessa vitamina.

Alimentos ricos em vitamina D

  • Salmão;
  • Sardinha;
  • Atum;
  • Óleo de fígado de bacalhau;
  • Ostras;
  • Leite fortificado;
  • Manteiga;
  • Gema de ovo;
  • Cogumelo;
  • Fígado de boi.

Suplementação 

Em muitos casos, a suplementação de vitamina D é recomendada para atingir e manter níveis séricos desejáveis, especialmente para pessoas que não conseguem ter uma rotina de exposição solar eficiente. 

Conclusão

A vitamina D, produzida em contato com a luz solar, serve como um lembrete luminoso de nosso vínculo intrínseco com o ambiente e a importância de cuidar de nossa saúde de maneira holística. 

Fatores alheios à nossa vontade, porém, podem fazer com que não sejamos capazes de manter uma exposição segura e eficiente ao sol em nosso dia a dia. Também é possível que condições específicas de saúde prejudiquem nossa absorção. Nesses casos, a suplementação é uma parceria com a qual podemos contar. 

Se quiser adquirir um suplemento de boa absorção e elevada concentração, conheça  a vitamina D em cápsulas da Nutrify!

Referências Bibliográficas

Vitamina D: novos valores de referência. Disponível em: <https://www.endocrino.org.br/vitamina-d-novos-valores-de-referencia/>. Acesso em 07/11/22.

Pedrosa. M. A. C; Castro. M. L. Papel da vitamina D na função neuromuscular. Disponivel em: <https://www.scielo.br/j/abem/a/Lzjvc9fV47KFxrDKRSDn5rv/>. Acesso em 07/11/22.

Santana. K. V. S et al Association between vitamin D status and lifestyle factors in Brazilian women: Implications of Sun Exposure Levels, Diet, and Health. Clinical Medicine.v.47, 2022.

Vitamina D e doença renal. O que nós sabemos e o que nós não sabemos. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/jbn/a/WfHr9Gr7cQfG54DGfzrK4QC/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 08/11/22.

Frasser. C et al Understanding disease-specific and non-specific factors predicting disordered eating in adults with coeliac disease. Appetite. v. 168, p. 15744, 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima