vitamina b12 liquida da nutrify

Vantagens dos Suplementos líquidos de Vitamina B12

A vitamina B12 (cobalamina) serve como um importante cofator das enzimas metilmalonil-CoA mutase e a metionina sintetase, duas enzimas fundamentais para diversas reações metabólicas no organismo. Além disso, em alguns países, ela é classificada como droga analgésica. Sua deficiência pode estar associada a sintomas neurológicos, psiquiátricos, anemia megaloblástica e aumento dos níveis de homocisteína, o que contribui para o desenvolvimento de aterosclerose.

Plantas não produzem e não precisam de vitamina B12 para sobreviver, por isso, não apresentam esse nutriente. Os alimentos de origem animal são as únicas fontes naturais que nós temos, sendo que cada fonte pode apresentar diferentes biodisponibilidades da vitamina. Quando falamos em biodisponibilidade, estamos nos referindo à quantidade da vitamina que pode ser absorvida pelo organismo. Outros fatores internos e externos, que veremos a seguir, também podem influenciar nessa absorção.

Vitamina B12, produção, fontes e suplementação

Os nossos principais reservatórios de cobalamina são os rins, tecido hepático (fígado), e sangue, sendo que o fígado é o maior deles, com capacidade de armazenar 1-1,5mg de cobalamina.

Nossa microbiota intestinal até produz vitamina B12, só que lá no intestino grosso, depois do local (íleo terminal) onde ela é absorvida. Consequentemente, essa vitamina B12 será irrelevante para nós, pois acaba sendo excretada nas fezes.

Por conta desse estoque hepático, pode levar até 10 anos para aparecerem as primeiras manifestações clínicas, a partir do início da deficiência de vitamina B12. Entretanto, fatores como a destruição autoimune do fator intrínseco (participa da absorção da B12), fatores genéticos, baixa produção de ácido gástrico, alteração na secreção pancreática, e supercrescimento bacteriano podem levar a uma deficiência da vitamina de forma muito mais rápida (6-12 meses).

caixa da vitamina b12 liquida da nutrify

Geralmente, pessoas onívoras, que consomem carnes e vegetais, conseguem atingir as recomendações de 2mcg/dia de vitamina B12 mais facilmente, apenas com a dieta. Entretanto, teremos alguns públicos específicos, como no caso de vegetarianos e veganos, terão a real necessidade de suplementar ou pelo menos podem se beneficiar com essa estratégia.

Em vegetarianos a deficiência de cobalamina parece estar em torno de 11-90% em idosos, 62% em mulheres gravidas, 25%-86% em crianças e 21-41% em adolescentes. Mas, claro, isso pode variar de acordo com a região, renda financeira e dos costumes alimentares que aquela população possui.

De uma forma geral, as dietas vegetarianas quando mal equilibradas, costumam apresentar deficiência de vários micronutrientes, mas a vitamina B12 costuma estar deficiente de forma unanime nos vegetarianos estritos e/ou veganos, sendo obrigatória a suplementação para quem optar por esse estilo de vida. A forma mais comum utilizada da vitamina B12 é a cianocobalamina. Também podendo optar pela metilcobalamina e hidroxicobalamina.

mesa com diversos alimentos ricos em vitamina b12, como queijos, peixe e outros

As vias de administração da vitamina B12 podem ser injeção intramuscular, filme orodispersível, tabletes mastigáveis, gotas ou cápsulas. A escolha deve ser individual, considerando a adesão e o conforto de cada pessoa.

No caso de veganos principalmente, em que grande parte das vezes a necessidade é aumentada, a suplementação de vitamina B12 em gotas é uma ótima opção, visto que apenas 1 gota (9,9mcg) de vitamina B12 líquida já é responsável por fornecer ao indivíduo 413% do valor diário recomendado pela ANVISA. Além disso, por se tratar de uma formulação líquida, pode ser aplicada de forma sublingual, aumentando a rapidez da absorção da vitamina pelo organismo.

Com necessidades aumentadas de vitamina B12, como normalmente é o caso dos veganos, o suplemento em gotas torna o consumo mais cômodo, pois a dose pode ser ajustada de forma prática e de fácil ingestão.

 

Referências bibliográficas

  1.   Romain M, Sviri S, Linton DM, Stav I, van Heerden PV. The role of Vitamin B12 in the critically ill–a review. Anaesth Intensive Care. 2016 Jul
  2.   Coppen A, Bolander-Gouaille C. Treatment of depression: time to consider folic acid and vitamin B12. J Psychopharmacol. 2005 Jan
  3.   Jayabalan B, Low LL. Vitamin B supplementation for diabetic peripheral neuropathy. Singapore Med J. 2016
  4.   Langan RC, Goodbred AJ. Vitamin B12 Deficiency: Recognition and Management. Am Fam Physician. 2017 Sep
  5.       Shipton MJ, Thachil J. Vitamin B12 deficiency – A 21st century perspective . Clin Med (Lond). 2015 Apr.

Gabriela Motta

@nutrigabrielamotta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima