Uso do Triptofano na melhora da qualidade do sono, humor e memória

Triptofano na melhora do sono e humor | Blog Nutrify

O triptofano é um aminoácido aromático essencial que não pode ser produzido pelo organismo, sendo obtido pela dieta.

No plasma, o triptofano pode circular livre em cerca de 10% ou ligado a proteína de transporte a albumina, sendo que corresponde a 90%. (1).

No sistema nervoso central, possui a participação na produção do neurotransmissor Serotonina, através da enzima triptofano hidroxilase, em conjunto com a niacina e o magnésio. Os níveis de serotonina cerebral desbalanceados estão relacionados às alterações de comportamento e humor: ansiedade, agressividade, depressão, sono, fadiga, supressão de apetite (2).

A quantidade média da literatura para manter boas concentrações de triptofano vai de 500mg-1.5g ao dia e o horário mais comum de uso é antes de dormir, pois no metabolismo do triptofano/serotonina, uma parte participa da produção de melatonina, ajudando na indução do sono e sua qualidade (3).

Procure seu nutricionista para avaliar quanto tomar de triptofano.

REFERÊNCIAS:

  1. 1.Rossi e Tirapegui. Implicações do sistema serotoninérgico no exercício físico. Arq Bras Endocrinol Metab vol 48 no 2 Abril 2004.
  2. H. K. Strüder H. Weicker. Physiology and pathophysiology of the serotonergic system and its implications on mental and physical performance. Int J Sports Med 2001; 22: 482±497, 2001.
  3. B.Y. Silber , J.A.J. Schmitt. Effects of tryptophan loading on human cognition, mood, and sleep. 34 (2010) 387–407

No site da Nutrify você encontra nosso Triptofano e vários outros produtos essenciais para a sua qualidade de vida.

Seu e-mail não irá aparecer. Campos obrigatórios *

*

Pular para a barra de ferramentas