Triptofano: o que é e para que serve? | Blog Nutrify

Triptofano: o que é e para que serve?

Triptofano: qual a função?

O triptofano é um aminoácido importante e sua função está relacionado a melhorias na sensação de prazer, humor, controle da ansiedade, melhora a memória e outras ações individuais. A sua função está ligada a regulação desses mecanismos evitando os distúrbios.

O que é o triptofano?

O triptofano é considerado um aminoácido essencial, o que quer dizer que devemos obtê-lo através da alimentação e nosso organismo não consegue produzi-lo. Esse aminoácido é considerado um precursor de moléculas importantes como a serotonina e melatonina. As fontes alimentares de triptofano são leite integral, carnes, peixe, ovos, aveia, banana, sementes de abóbora e gergelim, tâmara, tofu dentre outros. As necessidades diárias são em média de 250mg para os homens e 150 mg para as mulheres. O triptofano auxilia na sensação de prazer, humor, bem-estar e outros. Por esse motivo é indicado para casos de pessoas com desânimo, depressão, insônia e ansiedade após a avaliação de um especialista.

Triptofano: o que é e para que serve? | Blog Nutrify

O triptofano ajuda na ansiedade e depressão?

O triptofano é um auxiliador na ansiedade e depressão já que atua melhorando os mecanismos que envolvem o humor. É importante ressaltar que para o tratamento dessas patologias é primordial buscar auxílio de um especialista para melhor planejamento do tratamento em conjunto com equipes multiprofissionais, já que a ansiedade pode ser desencadeada em muitas situações como medo de não concluir uma tarefa, sentir-se incapaz de realizar atividades no ambiente de trabalho, dificuldade de ajustar rotina e outros. Quando não tratada e acompanhada, pode desencadear alguns sintomas como sensação de desânimo, falta de sono, palpitações, dificuldade de concentração e outros sintomas que podem ser individuais e até contribuir para o desencadeamento de patologias.

Posso tomar o triptofano para dormir?

Para as pessoas que apresentam distúrbios de regularidades no sono como a insônia, a suplementação do triptofano pode auxiliar na síntese de serotonina e melatonina, o que contribui para a melhora dos quadros de insônia, prevenção de depressão, ansiedade e melhora do humor. Mas é importante entender que a suplementação só pode ser ingerida após a avaliação de um especialista. Algumas dicas são importantes e atuam em conjunto com a ingestão de triptofano como:

  •         Não assista televisão próximo do horário de dormir;
  •         Desligue o computador 30 minutos antes de dormir;
  •         Procure ter uma rotina com horários para dormir;
  •         Evitar as luzes intensas a noite;
  •         Evite ficar olhando o celular próximo do horário de dormir;
  •         Apague a luz do quarto, deixe o ambiente bem escuro;
  •         O ambiente para dormir deve ser calmo;
  •         Durma de 8 a 9 horas por dia;
  •         Cochile apenas 10 a 30 minutos após almoço, esse tempo é suficiente para não atrapalhar o sono noturno;
  •         Pratique atividade física diariamente e orientada por um especialista.

Quais os efeitos e quando devo tomar?

O triptofano age como um auxiliador na sensação de prazer e humor, mas é importante destacar que sempre deve-se buscar orientação de um especialista para melhor traçar um planejamento de tratamento que muitas vezes envolve uma equipe multidisciplinar. O triptofano deve ser ingerido durante o dia ou no período noturno, como ele atua no humor e sensação de bem-estar, auxilia as pessoas que apresentam compulsão alimentar também. Para auxílio no sono pode ser ingerido no horário noturno, mas deve haver mudanças de hábitos e de rotina para melhor eficácia do sono noturno.

5 alimentos que são ricos em triptofano

  • Peixes
  • Ovos
  • Queijos
  • Castanhas
  • Banana

Triptofano: o que é e para que serve? | Blog Nutrify

Referências Bibliográficas

Yun. M. R et al.Effects of School-Based Meditation Courses on Self-Reflection, Academic Attention, and Subjective Well-Being in South Korean Middle School Students. Journal of Pediatric Nursing. v. 54, p. 61-68, 2020.

Nayak. B. N et al.    Biochemical and dietary functions of tryptophan and its metabolites in human healthFunctional Foods and Nutraceuticals in Metabolic and Non Communicable Diseases. p. 783-798,2022.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Cientifica na integralmédica para blog Nutrify

Rolar para cima