Triptofano na melhora do sono e humor | Blog Nutrify

O que é, para que serve e como tomar o Triptofano?

O triptofano é um aminoácido que traz diversos benefícios para o corpo e para saúde. Ele é um dos responsáveis por dois hormônios importantes para o corpo: a serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade e a melatonina, hormônio responsável por induzir ao sono.

Continue a leitura no Blog Nutrify, saiba mais sobre o triptofano e quais são os benefícios que esse aminoácido pode trazer para você.

Banner aminoácidos | Blog Nutrify

O que é Triptofano?

O triptofano é um aminoácido essencial. O termo “essencial” significa que ele não é produzido pelo corpo. Para conseguir adquirir essa substância é preciso ingerir alimentos que tenham o triptofano ou optar pela suplementação.

No plasma, o triptofano pode circular livre em cerca de 10% ou ligado a proteína de transporte a albumina. O triptofano auxilia na sintetização da serotonina e da melatonina, gerando humor, bem-estar e ajudando a manter boas noites de sono.

Triptofano para que serve?

Serotonina

O triptofano age em conjunto com o cérebro na sintetização e produção da serotonina, um neurotransmissor relacionado à felicidade e bem-estar. A serotonina também é conhecida como o hormônio da felicidade por proporcionar boas sensações.

Os níveis de serotonina cerebral desbalanceados estão relacionados às alterações de comportamento e humor como:

  • ansiedade;
  • agressividade;
  • depressão;
  • sono;
  • fadiga;
  • supressão de apetite.

Melatonina

Assim como a serotonina, o triptofano também é responsável por sintetizar a melatonina, hormônio neurotransmissor responsável pela indução ao sono. A melatonina age em ambientes com pouca luminosidade, por isso ao ir pra cama é recomendado ficar longe de telas luminosas, como de celulares e computadores, porque dessa forma a produção da melatonina ocorre mais rápido.

A ingestão de alimentos com triptofano antes de dormir também pode ajudar na ação da melatonina. Ao escolher esses alimentos, opte por aqueles que não são estimulantes, como é o caso do chocolate.

Alimentos ricos em Triptofano

O triptofano pode ser encontrado em diversos alimentos que fazem parte da nossa dieta do dia a dia, ingerir esses alimentos podem auxiliar na produção desse aminoácido tão importante para o corpo. Confira a lista de alguns de alimentos ricos em triptofano:

  • Proteínas como: frango, ovo, atum, salmão
  • Nozes, amêndoas, amendoim, castanha-do-pará
  • Frutas como: abacate, banana e abacaxi 
  • Queijo
  • Leite
  • Chocolate

Como tomar Triptofano?

A quantidade média para manter boas concentrações de triptofano vai de 500mg-1.5g ao dia. O horário mais comum de uso é antes de dormir, pois uma parte do aminoácido participa da produção de melatonina, ajudando na indução do sono e sua qualidade.

Comprar Triptofano

Para comprar suplementos com triptofano, você pode procurar em sites, lojas de suplementos ou produtos naturais.

Procure seu nutricionista para avaliar quanto tomar de triptofano para ter uma vida mais saudável.

REFERÊNCIAS:

  1. 1.Rossi e Tirapegui. Implicações do sistema serotoninérgico no exercício físico. Arq Bras Endocrinol Metab vol 48 no 2 Abril 2004.
  2. H. K. Strüder H. Weicker. Physiology and pathophysiology of the serotonergic system and its implications on mental and physical performance. Int J Sports Med 2001; 22: 482±497, 2001.
  3. B.Y. Silber , J.A.J. Schmitt. Effects of tryptophan loading on human cognition, mood, and sleep. 34 (2010) 387–407

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima