Triptofano e sua relação com saúde e o bem-estar

O triptofano é um aminoácido que traz diversos benefícios para organismo. Na alimentação rotineira, quando consideramos o montante de aminoácidos essenciais ingeridos, o triptofano está entre os que apresentam as menores concentrações. 

A baixa ingestão deste aminoácido pode causar limitações no organismo e dificultar uma série de processos bioquímicos relacionados ao bem-estar e à saúde. Para entender melhor o que é o triptofano, a sua relação com saúde e bem-estar e como esse aminoácido age em nosso organismo, continue a leitura do Blog Nutrify.

O que é Triptofano?

O triptofano é um aminoácido essencial, ou seja, o corpo não produz essa substância e ela deve ser obtida através da alimentação e suplementação. O triptofano age no sistema nervoso e auxilia na produção de serotonina, mais conhecido como o hormônio do prazer e da felicidade, além da melatonina, hormônio responsável pelo sono. 

A sintetização desse aminoácido contribui para a produção desses neurotransmissores importantes para saúde e bem- estar de todos. Por isso, a ingestão deste produto se torna necessária para ter uma rotina de hábitos saudáveis e garantir o bem-estar do corpo.

Triptofano: Para que serve?

O triptofano é um aminoácido essencial que participa de diversas funções metabólicas importantes para o organismo. Por auxiliar na produção de hormônios, que exercem importantes funções em nosso corpo, o triptofano previne e ajuda no tratamento da depressão, no tratamento da insônia, ajuda a manter o foco, melhora o humor, melhora o sono e também é um aliado no combate ao estresse. 

Com ingestoes corretas de triptofano é possível garantir uma vida mais leve, saudável e tranquila. Para saber o quanto você deve ingerir é necessário consultar um médico especialista, porque cada organismo reage de uma forma e necessita de uma quantidade adequada para cada caso.

Como tomar Triptofano?

O triptofano pode ser ingerido no melhor momento do dia para você, tanto de manhã logo no café ou a noite antes de dormir. O importante é testar na sua rotina qual o melhor momento para encaixar o suplemento de triptofano. Sobre as quantidades a serem ingeridas, é importante consultar um especialista para entender o quanto o seu corpo necessita deste suplemento. Com as quantidades diárias corretas, é possível se beneficiar de todas as vantagens que a suplementação de triptofano oferece.

Benefícios do Triptofano para o seu organismo

Entre as principais utilizações do triptofano pelo organismo, podemos destacar:

  • Síntese de proteínas.
  • Síntese de Quinurenina, metabólito de maior concentração do triptofano, atuante em processos inflamatórios e imunológicos.
  • Síntese de serotonina, um dos principais neurotransmissores relacionados ao humor.
  • Síntese de melatonina, importante para a manutenção de um sono saudável.
  • Síntese de NAD/NADP, componentes metabólicos que influenciam positivamente a cadeia de produção de energia.
  • Síntese de Vitamina B3, conhecida também como niacina atua como cofator metabólico no adequado funcionamento de enzimas, influenciando reações bioquímicas durante o processo de produção energética.

Outras considerações que ainda podemos fazer relacionam-se à atuação do triptofano como antimicrobiano, promotor de melhora da tolerância imunológica, antioxidante e também ao seu papel na redução da morte celular programada.

Quando há deficiência de triptofano, seja por ingestão inadequada ou pelo aumento do consumo pelo corpo, a suplementação é uma alternativa para repor esse aminoácido que exerce diversas funções importantes em nosso corpo. 

Referências:

1) L-Tryptophan: Basic Metabolic Functions, Behavioral Research and Therapeutic Indications. Richard DM, Dawes MA, Mathias CW, Acheson A, Hill-Kapturczak N, Dougherty DM. Int J Tryptophan Res. 2009 Mar 23;2:45-60.

Link para o estudo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20651948 

2) Tryptophan metabolism, from nutrition to potential therapeutic applications.

Le Floc’h N, Otten W, Merlot E. Amino Acids. 2011 Nov;41(5):1195-205. doi: 10.1007/s00726-010-0752-7. Epub 2010 Sep 25. Review.

Link para o estudo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20872026 

3) Tryptophan Biochemistry: Structural, Nutritional, Metabolic, and Medical Aspects in Humans. Palego L, Betti L, Rossi A, Giannaccini G. J Amino Acids. 2016;2016:8952520. doi: 10.1155/2016/8952520. Epub 2016 Jan 12. Review.

Link para o estudo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26881063 

Rolar para cima