tirosina

Tirosina: o que é, função, beneficios e alimentos ricos

A Tirosina é um aminoácido, os aminoácidos são as unidades básicas das  proteínas. São constituídos por cadeias de carbono ligadas a hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre. Esses aminoácidos fazem ligações específicas chamadas ligações peptídicas, formando as proteínas, que são fundamentais na construção e sínteses de hormônios e neurotransmissores.

O que é tirosina?

A tirosina é um aminoácido não essencial, isso significa que é produzido pelo nosso organismo ou obtido também através da alimentação ou suplementação.

o que é tirosina

Qual a função da tirosina?

A tirosina é um aminoácido que apresenta funções importantes como a de precursor de neurotransmissores como a dopamina, noradrenalina, síntese de melanina, participa da produção de hormônios da tireoide.

Quais alimentos possuem tirosina?

Os alimentos que possuem tirosina são queijos, ovos, leguminosas, peixes, nozes, abacate dentre outros.

alimentos com tirosina

Quais benefícios da tirosina?

Os benefícios de se ter a tirosina de forma adequada no organismo está associada a melhora do humor, estresse, memória, concentração e ansiedade.  Esse suplemento também pode auxiliar na depressão devido a produção de neurotransmissores como a dopamina que contribui para o humor.

A tirosina demora quanto tempo para fazer efeito?

Após a ingestão do suplemento de tirosina a sua ação é de 15 a 30 minutos após a sua ingestão.

função e benefícios da tirosina

Quando não usar tirosina?

A tirosina normalmente é segura, mas não deve ser indicada para pessoas que fazem uso de medicações para a pressão, gestação, amamentação e problemas na tireoide. Só ingira suplemento quando houver indicação de um especialista.

Quais efeitos colaterais da tirosina?

Os efeitos colaterais estão associados a dores na cabeça, enxaqueca e perturbações gastrointestinais, dentre outras individualidades.

Onde comprar tirosina?

A tirosina pode ser comprada através de sites, farmácias e lojas de suplementação.

Conclusão

Os aminoácidos como a tirosina apresenta benefícios à saúde, apesar de ser um aminoácido não essencial ele apresenta funções importantes e deve ser considerado a sua indicação em algumas situações. 

Referências Bibliográficas

Stock. A. K. et al. On the effects of tyrosine supplementation on interference control in a randomized, double-blind placebo-control trial. farmacologia Europeia. V. 28, n. 8, p. 933-944, 2018.

  1. Hase et al. Behavioral and cognitive effects of tyrosine intake in healthy

human adults. Pharmacology, Biochemistry and Behavior. v. 133, p. 1-6, 2015.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Científica na integralmédica para blog Nutrify

Rolar para cima