TCM – Triglicerídeos de cadeia média | Blog Nutrify

TCM – Triglicerídeos de Cadeia Média

Os triglicerídeos de cadeia média (TCMs) são importantes componentes das funções metabólicas, uma vez que atuam como sinalizadores, mediadores e também apresentam função estrutural. São compostos que derivam da associação do ácido caprílico (C8) e cáprico (C10), e uma pequena proporção de ácido láurico (C12)6. A função dos TCMs engloba o fornecimento de energia no estado de cetose e em dietas low carb e também como um agente regulador do metabolismo de gorduras e carboidratos1.

Tais compostos estão naturalmente presentes no óleo de coco (± 15%), óleo de palma (± 7,9%), e no leite (± 7,4%), e isoladamente na forma de suplementos que contém somente C8:0 e C10:1.

A absorção dos TCM é rápida e mais eficiente quando comparada à absorção e transporte dos triglicerídeos de cadeia longa, característica que o torna alvo de cada vez mais estudos visando demonstrar seus benefícios em diversos processos fisiológicos7.A nível celular apresentam ação sinalizadora e regulatória como por exemplo na membrana plasmática onde age como ativador de um subconjunto de receptores acoplados à proteína G (GPCRs)1.

Conheça a Nutrify | Blog Nutrify

Há interessantes estudos relatando efeitos benéficos nos mecanismos de saciedade  padrão de ingestão de alimentos,controle dos lipídeos séricos, manejo de algumas características neurológicas associadas à Doença de Alzheimer.

É válido salientar que tais ácidos graxos independem da carnitina para entrar na mitocôndria, e que já é descrito que influenciam no aumento do gasto energético, reduzem a adiposidade, preservam a ação da insulina na gordura e nos músculos, atuam na ressíntese de triglicerídeos, são sacietógenos, podem auxiliar na redução da adiposidade e possuem importante ação de aumento na atividade enzimática das microvilosidades intestinais1;4.

Impacto dos TCMs no Perfil Lipídico

Devido ao crescente número de indivíduos apresentando alterações no metabolismo lipídico e tais alterações estarem intrinsecamente relacionadas à maior chance de eventos cardiovasculares, é de grande interesse da ciência elucidar mecanismos que ainda não estão completamente descritos como por exemplo o impacto do tamanho da cadeia dos ácidos graxos nos níveis séricos de lipídeos, principalmente o LDL. Pautado nesse pressuposto, o grupo de Nisha Pant (2020) realizou um estudo randomizado, cruzado, simples cego, visando investigar o impacto de diferentes comprimentos de cadeia de ácidos graxos na lipemia pós prandial. Foram recrutados 16 adultos saudáveis (8 homens e 8 mulheres), durantes 3 dias os participantes receberam biscoitos com diferentes composições:

TCM – Triglicerídeos de cadeia média | Blog Nutrify

Amostras de sangue foram coletadas em jejum e em seguida no período de 2,3,4 e 6 horas após consumo do biscoito e foram avaliados colesterol total, frações LDL, HDL e triglicérides. Os achados demonstraram que os níveis séricos de triglicerídeos pós prandial foram menores após o consumo de biscoito preparado com óleo de coco em relação aos demais3. Os autores sugerem que, ainda que classificados como gordura saturada, os TCMs apresentaram respostas inferiores nos triglicérides após a refeição, podendo ser considerados uma gordura com menor impacto cardiometabólico3. No entanto, ainda são necessários mais estudos tanto clínicos como prospectivos para que se possa afirmar esse benefício.

Impactos na saciedade

Já existem trabalhos sugerindo que os TCMs impactam na termogênese e na saciedade positivamente quando comparados aos triglicerídeos de cadeia longa. A fim de estabelecer esse comparativo, o grupo de Marie-Pierre (2014),realizou dois ensaios clínicos cruzados, onde homens adultos com imc entre 25 a 29,9 kg/m2, consumiram TCM e TCL em dias alternados em suas refeições. Ao final das análises foi possível avaliar que após o consumo de TCM os níveis de grelina apresentaram-se maiores em comparação aos mesmos pós consumo de TCL, além disso um complemento analítico do mesmo estudo demonstrou menores níveis de glicose pós prandial com o consumo de TCM5. Os dados dos autores demonstraram que os TCM parecem ser eficazes na conversão de grelina a grelina ativa, no entanto como não era o objetivo do estudo, os autores não elucidaram os mecanismos através dos quais isso acontece5.

Uma revisão de literatura publicada em 2018 no Internacional Journal of Nutrology, reforçou a hipótese reunindo algumas evidências que demonstraram que o uso de 18-24g/dia de TCM foi positivo na redução de gordura corporal tanto subcutânea como visceral, corroborando com a hipótese de que os TCMs podem ser benéficos na perda de peso e saciedade7.

TCM – Triglicerídeos de cadeia média | Blog Nutrify

Dieta cetogênica, impactos na Doença De Alzheimer e Câncer

Já é muito bem descrito que o cérebro de pacientes portadores da Doença de Alzheimer, apresenta algumas deficiências no metabolismo da glicose/ insulina. Tal condição corrobora com a hipótese de que a dieta cetogênica poderia ser uma via alternativa de proteção neuronal, sendo a suplementação de TCM um interessante agente colaborativo, uma vez que é um meio de aumentar a produção de cetonas e um mantenedor da função mitocondrial6;8.

Um estudo visando correlacionar o impacto da dieta cetogênica com associação de TCM no câncer de mama, recrutou 80 pacientes em quimioterapia com tumor metastático avançado para uma intervenção de 90 dias de dieta cetogênica com suplementação de TCM. Ao final da intervenção alguns pontos importantes foram salientados: nenhum paciente apresentou efeitos adversos frente à dieta e suplementação; houve um aumento expressivo na produção de cetona; as pacientes apresentaram expressiva redução na massa de gordura corporal, um fator de suma importância. O estado de cetose foi capaz de suprimir a expressão do fator de crescimento semelhante à insulina, o que o coloca em um papel de protagonismo no auxílio ao tratamento, uma vez que essa supressão pode estar relacionada a um atraso expressivo no desenvolvimento tumoral2.

TCM – Triglicerídeos de cadeia média | Blog Nutrify

Referências Bibliográficas

  1.   Huang, Lili et al. “Role of Medium-Chain Fatty Acids in Healthy Metabolism: A Clinical Perspective.” Trends in endocrinology and metabolism: TEM vol. 32,6 (2021): 351-366. doi:10.1016/j.tem.2021.03.002
  2. Khodabakhshi, Adeleh et al. “Feasibility, Safety, and Beneficial Effects of MCT-Based Ketogenic Diet for Breast Cancer Treatment: A Randomized Controlled Trial Study.” Nutrition and cancer vol. 72,4 (2020): 627-634. doi:10.1080/01635581.2019.1650942
  3. Panth, Nisha et al. “Medium-chain fatty acids lower postprandial lipemia: A randomized crossover trial.” Clinical nutrition (Edinburgh, Scotland) vol. 39,1 (2020): 90-96. doi:10.1016/j.clnu.2019.02.008
  4. Schönfeld, Peter, and Lech Wojtczak. “Short- and medium-chain fatty acids in energy metabolism: the cellular perspective.” Journal of lipid research vol. 57,6 (2016): 943-54. doi:10.1194/jlr.R067629
  5.   St-Onge MP, Mayrsohn B, O’Keeffe M, Kissileff HR, Choudhury AR, Laferrère B. Impact of medium and long chain triglycerides consumption on appetite and food intake in overweight men. Eur J Clin Nutr. 2014 Oct;68(10):1134-40. doi: 10.1038/ejcn.2014.145. Epub 2014 Jul 30. PMID: 25074387; PMCID: PMC4192077.
  6. Takeishi, Junpei et al. “Alzheimer’s Disease and Type 2 Diabetes Mellitus: The Use of MCT Oil and a Ketogenic Diet.” International journal of molecular sciences vol. 22,22 12310. 15 Nov. 2021, doi:10.3390/ijms222212310
  7. Veiga, Raissa Torres Avelar, et al. Influência Dos Ácidos Graxos de Cadeia Média (Mct) na Melhora Dos Fatores de Risco Cardiovascular, Composição Corporal E Perda de Peso. International Journal of Nutrology 2018; 11(S 01): S24-S32 DOI: 10.1055/s-0038-1674781
  8. Xu, Qing et al. “Medium-chain triglycerides improved cognition and lipid metabolomics in mild to moderate Alzheimer’s disease patients with APOE4-/-: A double-blind, randomized, placebo-controlled crossover trial.” Clinical nutrition (Edinburgh, Scotland) vol. 39,7 (2020): 2092-2105. doi:10.1016/j.clnu.2019.10.017

Suellen Bueno

@suellenbueno_nutri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima