taumatina-o-que-e-e-beneficios-blog-nutrify

Taumatina: O que é e seus benefícios

A taumatina foi documentada pela primeira vez em 1855 pelo cientista W. F Daniell, sendo descrita como um adoçante poderoso em realçar o sabor dos alimentos e bebidas e também por mascarar sabores residuais indesejados, oferecendo maior palatabilidade. Essa característica da taumatina despertou interesse na indústria alimentícia.

Banner Institucional Nutrify | Blog

O que é Taumatina?

A taumatina é um adoçante natural obtido a partir de uma planta da África ocidental de onde é extraída de sua fruta que é conhecida como katernfe ou katemphe. É cerca de 3.000 vezes mais doce do que o açúcar e conhecido pela indústria alimentícia pela sigla E 957. Esse adoçante natural apresenta índice glicêmico baixo, podendo ser utilizado pelas pessoas com diabetes.

Para que serve a Taumatina?

A taumatina é muito utilizada como adoçante devido ao seu sabor intensamente doce. Pequenas doses já são suficientes para chegar aos resultados esperados com o uso desse adoçante, além de mascarar o sabor amargo deixa o alimento mais palatável. Muito utilizado na indústria de alimentos na fabricação de doces e bebidas.

Quais são os benefícios da Taumatina?

  • Excelentes para adoçar alimentos
  • Produto de baixa caloria e seguro
  • Por ser uma proteína e não um carboidrato é considerado seguro para diabéticos
  • Indicado para auxiliar na perda de peso
  • Maior palatabilidade
  • Reduz sabor amargo dos alimentos
  • Baixo índice glicêmico

Taumatina faz mal à saúde?

A taumatina é metabolizada da mesma forma que as proteínas, ela não faz mal à saúde. Por ser uma proteína e não um carboidrato pode ser indicado para as pessoas que possuem diabetes por não impactarem de forma negativa nos níveis de glicose.

Quais são as contraindicações da Taumatina?

A taumatina é considerada um adoçante seguro. Devido ao seu sabor doce, pequenas doses já são suficientes para adoçar o produto desejado.

Quais alimentos contêm Taumatina?

Diversos alimentos contêm taumatina como cremes, doces com chocolate, chocolates, doce de leite, suplementos, chás, goiabadas, bebidas detox, sucos, gelatinas e gomas. Esses alimentos podem ser consumidos pelas pessoas diabéticas e também para aquelas que desejam perder peso, devido ao baixo valor calórico da taumatina.

Conclusão

A taumatina além de apresentar segurança também possui sabor agradável por não apresentar sabor residual e amargo como muitos adoçantes. É muito indicada para as pessoas que desejam perder peso e também para os diabéticos por ser metabolizada da mesma forma que as proteínas e não como os carboidratos.

  

Referências Bibliográficas

Disponível em:https://www.jb.com.br/colunistas/saude_e_alimentacao/2019/12/1020670-taumatina–o-adocante-natural-esquecido.html. Acesso 7/04/2021.

Disponível em: https://drturisouza.medium.com/pode-usar-taumatina-na-dieta-low-carb-8120b5ef1ca9. Acesso. 07/01/2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima