Tabela Nutricional dos Alimentos: Entenda o que é e como ler

Tabela Nutricional dos Alimentos: Entenda o que é e como ler

A tabela nutricional é item essencial em todos os rótulos de alimentos, é nela que encontramos as informações importantes sobre cada produto. Quantidade de gorduras, calorias, sódio, minerais e valor nutricional são algumas das informações que podem ser coletadas na tabela nutricional.

Ao escolher qual produto levar para casa é importante se certificar de que ele realmente faz bem para você e para o seu corpo. Para saber como fazer isso, continue a leitura do Blog Nutrify e entenda o que é tabela nutricional e aprenda a como ler e quais itens merecem a sua atenção.

O que é Tabela Nutricional?

A tabela nutricional fica no verso de todo rótulo de alimento, é nela que você vai encontrar as informações de composição e nutrientes dos alimentos. Com a tabela, é possível entender o que você está ingerindo e saber como isso vai refletir na sua saúde. 

Na tabela nutricional você encontra nutrientes, vitaminas, minerais e gorduras que estão disponíveis em uma determinada quantidade do produto. Se você tem alguma intolerância, alergia ou não pode comer algum tipo de substância é possível verificar na tabela nutricional os compostos dos alimentos.

Como ler Tabela Nutricional?

Ler a tabela nutricional é muito fácil e rápido. Ela é feita de uma forma simples para facilitar a compreensão dos consumidores. Para entender melhor o que tem no alimento que você consome siga as dicas.

No topo de toda tabela é indicado a porção do alimento que aqueles valores são atribuídos. Isso é muito importante, em alguns casos a porção pode indicar quantidade toda de um alimento ou pode indicar uma parte. Por exemplo, em alguns casos a tabela nutricional de um pão de forma pode ser de uma fatia, então se você comer mais de uma fatia os valores atribuídos na tabela serão maiores.

Depois de se atentar a porção e saber a quantidade do alimento a que a tabela está se referindo, é possível encontrar os nutrientes e as quantidades em g ou mg. Nesse momento é preciso se atentar, algumas substâncias como sódio, sacarose e gorduras saturadas devem ser evitados ou consumidos em baixas quantidades.

A coluna de VD corresponde ao percentual diário de cada nutriente recomendado para ingestão diária de um adulto saudável. Abaixo da tabela, está localizada a lista de ingredientes usados no preparo do alimento, para alérgicos e intolerantes essas informações são essenciais para o consumo seguro do produto.

leite de coco

Por que é importante ler os rótulos dos alimentos?

Com o passar do tempo as pessoas começaram a se importar e se preocupar mais com o que elas estão ingerindo, hábitos saudáveis e consumo consciente fazem parte do dia a dia das pessoas. Entender o que o seu corpo está absorvendo e como ele pode reagir a isso é importante para uma vida saudável.

Uma boa alimentação, rica em nutrientes, vitaminas e fibras resulta em uma rotina e estilo de vida saudável. Com isso, é possível evitar e tratar doenças e se sentir bem com o seu corpo. Ao ler os rótulos dos alimentos é possível encontrar as melhores alternativas e os melhores ingredientes para sua alimentação.

Rolar para cima