sustentavel-criativo-delicioso-dicas-para-seu-natal-blog-nutrify

Sustentável, criativo, delicioso. Dicas para seu Natal

Celebre o Natal e ajude a construir um mundo melhor o ano todo. Saiba como!

O Natal está chegando e, por mais que neste ano a gente não possa encher a casa de pessoas queridas nem fazer um festão, vamos celebrar de alguma forma (claro, seguindo todas as recomendações sanitárias para preservar nossa saúde e a dos outros também).

Já que a festa vai ser mais intimista, é um bom momento para apostarmos em novas maneiras de decorar a casa, preparar a ceia, presentear…  É possível ter um Natal bonito, divertido e delicioso de um jeito mais sustentável, ambientalmente e socialmente.

Trouxemos algumas sugestões para que você mantenha toda a magia do Natal e ainda alimente o mundo com atitudes positivas, como a gente gosta de dizer por aqui.

Então é Natal, e o que você pode fazer?

Decoração

  • Todos os anos, quando o calendário marca o comecinho de novembro, as lojas ficam repletas de Papais Noéis, árvores, guirlandas e enfeites de todas as formas e tamanhos (a maioria feita de plástico). Vitrine com neve, música emotiva… tudo para te convencer de que você PRE-CI-SA de uma henna com chapéu de glitter ou algo assim. Mas será mesmo? É muito provável que os enfeites comprados no ano anterior ainda estejam perfeitos, procure reutilizá-los.
  • Ao decorar sua casa com pisca-piscas, opte por lâmpadas de baixo consumo de energia e evite deixá-las ligadas por períodos muito longos. Se for enfeitar com luzes árvores naturais, dê preferência a lâmpadas de LED, que esquentam menos.

Presentes

  • Para muitas pessoas, o Natal é uma época de manifestar gratidão, de retribuir de alguma forma o que a vida trouxe de positivo ao longo do ano. Um jeito muito bacana de fazer isso é converter os presentes que você ganharia em doações. Funciona assim: você avisa seus familiares e amigos que gostaria que eles doassem o valor que usariam para comprar seu presente a alguma entidade escolhida por você. Todo esse processo pode ser feito em sites especializados em intermediar essa corrente do bem!
  • Já falamos bastante aqui sobre como o excesso de lixo tem se tornado uma questão ambiental cada vez mais séria e urgente. Vale a gente fazer a nossa parte para não gerar lixo à toa na hora de presentear. Uma embalagem “vistosa” fica linda embaixo da árvore, mas depois do presente aberto costuma ser ignorada e terminar a noite na lata de lixo. Na hora de embrulhar seus presentes, aposte em opções reutilizáveis: sacolas feitas com tecidos coloridos podem ser uma opção charmosa, moderna e bem mais sustentável.

Ceia

  • Nem toda tradição precisa ser seguida ao pé da letra, questioná-las é parte do processo que nos faz evoluir como humanidade. Isso vale para aquele cardápio que você TEM QUE ter na ceia de Natal. Muitas vezes, a quantidade de itens é exagerada ou os convidados nem gostam tanto assim de alguns pratos tradicionais… Resultado: desperdício de alimentos, outro problema sério que a gente deve fazer de tudo para minimizar. Pense em uma ceia que faça sentido para você e sua família, em cardápio e quantidade.
  • Priorize vegetais e frutas da estação, de preferência, cultivados localmente. Além de reduzir sua pegada de carbono, essas escolhas tendem a ser mais frescas, saborosas e adequadas ao nosso clima para essa época do ano (que costuma ser de calorão).
  • Procure diminuir o consumo de carne. Sabe-se que a pecuária em larga escala é uma das atividades que mais contribuem para o desmatamento e a emissão de gases do efeito estufa. É bem comum uma família ter na mesma ceia carne bovina, suína e de frango, além do peru, que guarda pouca conexão com a cultura alimentar do brasileiro nos outros meses do ano. Mais uma vez, além do impacto ambiental do cardápio, o risco de desperdício é grande. Que tal substituir algum deles por um delicioso prato vegetariano?

Um feliz Natal saudável e sustentável para você!

Referências:

https://www.akatu.org.br/noticia/23-ideias-para-preparar-um-natal-sustentavel/

https://decoraremudar.com.br/2019/12/19/saiba-como-tornar-as-festas-de-fim-de-ano-mais-sustentaveis/

https://www.ecycle.com.br/718-natal-sustentavel.html

https://www.menos1lixo.com.br/posts/dicas-para-uma-ceia-de-natal-sustentavel

https://www.metropoles.com/saude/veja-como-evitar-o-coronavirus-nas-comemoracoes-de-natal-e-ano-novo

https://casa.abril.com.br/sustentabilidade/10-ideias-de-presentes-sustentaveis-para-o-natal/   

https://presenteconsciente.com/

https://blog.nutrify.com.br/lixo-zero-afinal-isso-e-possivel-blog-nutrify/

https://revistaglamour.globo.com/Lifestyle/Gastronomia/noticia/2017/12/ceia-de-natal-16-receitas-veganas-e-vegetarianas-para-sua-celebracao.html

https://presenteconsciente.com/

Turismo Sustentável: 10 dicas para viajar bem fazendo o bem | Blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima