sustentabilidade-na-tela-6-dicas-de-filmes-incriveis-para-voce-maratonar-blog-nutrify

Sustentabilidade na tela: 6 dicas de filmes incríveis pra você

Que tal maratonar um conteúdo diferente? Indicamos 6 filmes imperdíveis sobre natureza e sustentabilidade.

Felizmente, cada vez mais cineastas usam suas câmeras e microfones para colocar a Terra como grande protagonista. Nada mais justo! Afinal, precisamos reescrever urgentemente o roteiro da trágica relação que nossa sociedade tem mantido com o meio ambiente.

Hoje fizemos uma listinha com alguns deles. Os filmes apresentam temáticas e abordagens bem diferentes: uns mais pesados, outros mais tranquilos, mostrando grandes personalidades da mídia ou heróis anônimos da preservação. Seja como for, a gente aprende, se emociona, se questiona, se sensibiliza…Todos estão disponíveis em um streaming pertinho de você.

Pegue a pipoca, abra o coração e aperte o play!

Chasing Corals (Em busca dos corais) – 2017

O filme acompanha mergulhadores, cientistas e fotógrafos ao redor do mundo enquanto eles registram o desaparecimento maciço de recifes de corais. Nessa jornada épica, aprendemos sobre a fundamental importância desses ecossistemas e temos uma dimensão visual bem impactante das mudanças provocadas pela ação humana na vida marinha. Vencedor do Emmy de Melhor Documentário sobre Natureza, o filme é dirigido por Jeff Orlowski, o mesmo diretor do recente O Dilema das Redes.

Onde assistir: Netflix

Veja o trailer

Sertão Velho Cerrado ­­– 2018

Há pouco tempo, falamos aqui sobre a imensa riqueza do Cerrado brasileiro, que vive sobre crescente ameaça. Os realizadores de Sertão Velho Cerrado dialogam com moradores da Chapada dos Veadeiros, ambientalistas, pequenos produtores e agentes do agronegócio para traçar um panorama dos inúmeros conflitos que emergem na região e seus impactos nesse ecossistema.  Um filme essencial para todo mundo que já teve o prazer de se banhar em uma cachoeira da Chapada, mas também para quem nunca pôs os pés lá.

Onde assistir: Netflix

Veja o trailer

Virunga ­– 2014

Imagem divulgação

Um dos filmes mais densos desta lista. Prepare o coração e o lenço, pois você pode precisar já no trailer. Virunga é o parque nacional mais antigo do continente africano. Localizado na República Democrática do Congo, o local abriga os últimos exemplares de gorilas-das-montanhas (eram cerca de 800 quando o filme foi rodado). O documentário, produzido por Leonardo di Caprio, mostra a luta incansável dos chamados guarda-parques, que arriscam a própria vida para defender os animais e a natureza local de interesses econômicos e políticos, em meio a conflitos sangrentos que assolam a região. Difícil, mas necessário.

Onde assistir:  Netflix

Veja o trailer

O sal da Terra – 2015

Esse não é exatamente um filme sobre sustentabilidade, mas traz uma visão ímpar sobre a Terra, suas belezas, seus contrastes, suas dores. O documentário mergulha na obra e trajetória do fotógrafo Sebastião Salgado, um dos maiores nomes da fotografia mundial, conhecido pelas imagens contundentes que produziu. Migrações, conflitos, tribos isoladas, desastres ambientais… O filme mostra como as lentes de Sebastião foram capazes de conectar milhares de pessoas nos grandes centros urbanos a facetas do planeta que muitos sequer imaginavam existir. Codirigido pelo cineasta Win Wenders, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário.

Onde assistir: pode ser alugado pelo Google Play ou comprado pelo Youtube

Veja o trailer

Before the Flood (Seremos História) – 2016

Imagem divulgação

Nesse documentário, produzido em parceria com a National Geographic, Leonardo Di Caprio (olha ele aí de novo) traz as mudanças climáticas ao centro do debate. Conversando com lideranças populares e grandes nomes como Barack Obama e Papa Francisco, ele tenta jogar luz sobre alguns dos grandes desafios políticos e socais que a humanidade precisa enfrentar, com urgência, se quiser evitar consequências irreversíveis nas próximas décadas.

Onde assistir: Google Play, Amazon, Itunes

Veja o trailer

David Attenborough e nosso planeta – 2020

David Attenborough é um famoso ambientalista, que ficou conhecido no mundo todo pelas produções sobre natureza realizadas para a rede britânica BBC. Nesse documentário original da Netflix, aos 93 anos, ele faz um retrospecto de sua carreira e reflete sobre as catastróficas mudanças que a ação humana irresponsável vem gerando na Terra ao longo das últimas décadas. Mas Sir David, como é conhecido na terra da Rainha, não traz só o lado sombrio do que viu e viveu. Ele apresenta também uma mensagem de esperança, apontado caminhos que podemos seguir se quisermos (de fato) salvar a casa de todos nós: o planeta Terra.

Onde assistir: Netflix

Veja o trailer

Esses são apenas alguns dos bons filmes sobre sustentabilidade que você pode encontrar facilmente nas telinhas. Tem alguma outra dica? Conte para a gente!

CONHEÇA A LINHA COMPLETA NUTRIFY!

Para saber mais:

https://virungamovie.com/

https://www.beforetheflood.com/about/

https://www.chasingcoral.com/

Empreendedorismo Verde: Soluções para um futuro sustentável | Blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima