Sustentabilidade: O retorno das fraldas de tecido | Blog Nutrify

Sustentabilidade: O retorno das fraldas de tecido

Usadas antigamente como única opção, as fraldas de tecido vêm retomando seu lugar no mercado como opção sustentável para diminuir o impacto ambiental que as fraldas descartáveis causam no planeta. Mas, será que elas são práticas? Será que são benéficas para os bebês e para as mães, já tão sobrecarregadas pela maternidade? Continue a leitura e entenda as vantagens e desvantagens de adotar as fraldas de tecido para o seu bebê.

Impactos negativos das fraldas descartáveis

Um bebê recém-nascido utiliza até 10 fraldas por dia no seu primeiro mês de vida. Depois deste primeiro contato com o mundo, a tendência é diminuir a quantidade de fraldas diárias, chegando a utilizar, em média, 5 fraldas por dia até o desfralde. A verdade é que a quantidade exata de fraldas que um bebê utiliza irá depender do seu organismo, mas é um fato: as fraldas descartáveis são um grande vilão ambiental. Isso sem contar a quantidade de fraldas geriátricas que também são muito utilizadas.

As fraldas descartáveis demoram, em média, 500 anos para se decompor no meio ambiente e são, em sua maioria, descartadas em aterros sanitários. Estima-se que, por ano, são descartadas 70 milhões de fraldas somente no Brasil. Um número estrondoso que causa um impacto gigante no planeta.

Sustentabilidade: O retorno das fraldas de tecido | Blog Nutrify

Um outro ponto a ser levantado é o impacto à saúde do bebê, já que as fraldas descartáveis podem ter substâncias tóxicas e até cancerígenas, incluindo o glifosato, o agrotóxico mais utilizado no mundo.

Fraldas de pano hoje em dia

Se no passado as fraldas de tecido eram todas iguais e era necessário fazer algumas amarrações para utilizá-las, hoje a realidade é muito diferente. Aderindo ao movimento sustentável que temos visto em todo o mundo, surgiram muitas novas marcas e tipos de fraldas de tecido no Brasil e no mundo. Existem até opções ajustáveis que se adaptam ao tamanho do bebê conforme o crescimento. Então, opção não falta no mercado. Vamos entender melhor as vantagens e desvantagens de optar pelas fraldas de tecido?

Vantagens

  • Diminuem o acúmulo de lixo no meio ambiente.
  • Causam menos assaduras nos bebês.
  • São mais confortáveis.
  • São reutilizáveis, só precisa comprar uma vez a quantidade necessária e utilizar até o desfralde.
  • Representam uma grande economia financeira.
  • Podem ser lavadas na máquina.
  • São bonitas e tem uma grande variedade de estampas para escolher.

Desvantagens

  • Dão mais trabalho, já que é necessário descartar o conteúdo, higienizar, secar e montar.
  • Podem causar certo desconforto nas pessoas mais sensíveis, pois acabam tendo mais contato com o conteúdo da fralda, que precisa ser descartado antes da lavagem.
  • Apesar do custo final ser mais vantajoso, o investimento inicial é mais pesado, já que é recomendado adquirir pelo menos 30 fraldas de pano para um recém-nascido.

Sustentabilidade: O retorno das fraldas de tecido | Blog Nutrify

Como usar

As fraldas de tecido atuais possuem várias camadas de tecido, além de um compartimento com uma toalha absorvente, que segura o xixi e evita que o bebê fique molhado. Depois de usadas, é recomendado remover as fezes da fralda, caso houver, e colocar de molho antes de bater na máquina. As fraldas de tecido devem ser muito bem higienizadas e secas para não correr o risco de proliferar nenhuma bactéria.

Atenção às quantidades: se você pretende substituir totalmente as fraldas descartáveis pelas de tecido, considere que seu bebê usa, em média, 10 fraldas por dia e tenha pelo menos 30 fraldas de tecido para dar tempo de lavar e secar.

Sustentabilidade: O retorno das fraldas de tecido | Blog Nutrify

O uso das fraldas ecológicas na prática

Na teoria, é fácil se apaixonar pelas fraldas ecológicas de tecido, mas o que as famílias acham delas na prática? Trouxemos um depoimento completo de uma mãe – a Viviane  Schäffner – que já utiliza as fraldas de tecido há quase dois anos, confira:

“Um ano antes de engravidar eu descobri as fraldas ecológicas e, quando engravidei, comecei a pesquisar sobre o assunto. É uma escolha, porque dá mais trabalho sim, mas não faríamos diferente. Uma coisa que ajuda muito é conversar com alguém que faz uso, encontrei uma pessoa que me mostrou os diferentes tipos, o que funcionava para ela, e isso me deu confiança para seguir. Meu filho acabou de completar dois anos e usamos fraldas de tecido desde os três meses dele. Eu queria ter usado desde recém-nascido, mas passamos os dois primeiros meses na casa da minha sogra e não tivemos liberdade para isso.

Ouvimos de algumas pessoas que não daria certo pelo trabalho, sendo pessoas que nem conheciam o conceito. Eu acredito que sem o suporte do pai ou de quem ajuda a cuidar fica muito desgastante, pois aqui dividimos as tarefas e há apoio. Desde o início meu esposo apoiou pelas questões ecológicas e porque vimos que acabaria saindo mais barato do que usar descartável. Eu fiz uma planilha de gastos e faço um acompanhamento considerando as descartáveis que compramos, o investimento inicial já foi pago mesmo com as compras extras que fizemos de fraldas de pano depois.

A parte de montar o enxoval é muito gostosa, porque as estampas das capas são a coisa mais linda, é como comprar roupa para criança, mas um tipo que vai durar por anos. Tínhamos o plano de usar com um segundo filho, mas por enquanto desistimos de aumentar a família.

Priorizamos o uso das fraldas ecológicas, mas nosso uso é misto. Em viagens usamos a descartável e quando tinha assaduras também, o que infelizmente era frequente por ele ter a pele bem sensível. Algumas vezes usamos as capas por cima da fralda descartável, substituindo um shorts. E também levamos fraldas noturnas de tecido, pois as descartáveis sempre vazam, às vezes até usamos as duas juntas. Quando ele passou a ir para a creche, optamos pelo uso de descartáveis para ficar mais prático para os cuidadores e para não termos a logística de recolher as fraldas usadas e preparar novas. 

Sustentabilidade: O retorno das fraldas de tecido | Blog Nutrify

As fraldas de pano parecem mais confortáveis para o pequeno, agridem menos a pele, já que não tem química, e cheiram muito menos, temos até dificuldade em saber quando ele faz cocô. Também notamos que deu uma ajuda nas quedas quando ele estava aprendendo a andar, já que o bumbum fica mais almofadado. Já ouvi dizer que as fraldas de tecido podem atrasar o andar, mas não é verdade. Meu filho, inclusive, comecou a andar com menos de 11 meses.

Meu filho faz muito xixi, então uma desvantagem dessas fraldas é que precisamos lavar um volume maior do que a média por ele usar mais. Como a fralda tem bastante tecido, fica com o bumbum bem avantajado e dificulta um pouco no uso de roupas, é necessário comprar roupa um número maior e nem sempre fuciona, muito largo ou comprido nas pernas ou nos braços em casos de body. O investimento de tempo é maior porque a fralda descartável é só jogar fora e a de pano precisamos enxaguar, descartar as fezes, lavar, pendurar, montar e por aí vai. Ainda assim, continuamos achando que vale a pena, pois o volume de lixo criado com as descartáveis é assustador.

Em resumo: recomendo demais! E qualquer uso ajuda. Digo a quem quer tentar pra comprar algumas e testar. Qualquer unidade de descartável não utilizada é menos lixo que demora centenas de anos para se decompor! No mundo dos grupos que usam a ecológica, rola uma romantização e até uma pressão no sentido de: quem não usa 100% as fraldas de tecido não se compromete e está falhando como mãe. Mas, os julgamentos acontecem em tantos aspectos da maternidade que eu digo: cada família sabe onde o calo aperta.”

Bem-estar é equilíbrio

Na busca de um futuro melhor para o planeta, cada pequena atitude conta. Se o peso da maternidade e a correria do dia a dia não te permitem deixar a praticidade das fraldas descartáveis de lado, um passo muito grande é diminuir seu uso quando possível, optando por utilizar fraldas de pano quando estiver em casa ou, por exemplo, quando seu bebê estiver passando pelo desfralde.

A proposta da Nutrify é o equilíbrio para que tanto você quanto o planeta possam ter saúde. Se trocar totalmente as fraldas descartáveis não funcionar para você, que tal optar pelas fraldas de tecido de vez em quando? Mas, é claro, respeitando sempre o seu bem-estar.

Sustentabilidade: O retorno das fraldas de tecido | Blog Nutrify

Referências bibliográficas

Quantas fraldas o bebê usa por dia? Disponível em: <https://criogenesis.com.br/2022/10/10/quantas-fraldas-o-bebe-usa-por-dia/#:~:text=O%20rec%C3%A9m%2Dnascido%20geralmente%20precisa,sujas%20com%20xixi%20ou%20coc%C3%B4>. Acesso em: 18/01/2023

Fraldas descartáveis: conheça perigos, impactos e alternativas. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/fraldas-descartaveis-impactos-alternativas/ Acesso em: 18/01/2023

O retorno das fraldas de pano. Disponível em: <https://revistacrescer.globo.com/Primeiras-Descobertas/noticia/2016/12/o-retorno-das-fraldas-de-pano.html>. Acesso em: 18/01/2023

Fraldas reutilizáveis e ecológicas: tudo o que você precisa saber. Disponível em: <https://bebe.abril.com.br/saude/fraldas-reutilizaveis-e-ecologicas-tudo-o-que-voce-precisa-saber/>. Acesso em: 18/01/2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima