Suplementos para a pele

Suplementos para a pele: 10 dos melhores com a Nutrify

Seja para melhorar a elasticidade, combater os sinais do envelhecimento precoce ou simplesmente manter o brilho, os suplementos para a pele, ou seja, aqueles que trazem nutrientes com ação específica nesse tecido, são valiosos para complementar seus demais cuidados com a pele. 

Com a vida agitada de hoje, às vezes pode ser difícil obter todos os nutrientes necessários apenas por meio da dieta, e é aqui que os suplementos entram em cena. 

No caso da atenção à saúde da pele, existem formulações desenvolvidas para atender a necessidades específicas, que podem te ajudar na ingestão diária de níveis ideais de nutrientes que fazem a diferença para uma pele saudável e bonita. 

Saiba mais neste artigo especial que preparamos para você.

Qual a importância dos suplementos para a pele?

Importância suplementos para a pele

Os suplementos podem ter um papel significativo na rotina de cuidados com a saúde e a aparência da pele.

Eles fornecem nutrientes essenciais que podem não estar sendo obtidos em quantidades suficientes através da dieta. 

Suplementos como vitaminas A, C, D, E, antioxidantes, ácidos graxos ômega-3 e colágeno são conhecidos por oferecerem diversos benefícios para a pele, incluindo a melhoria da hidratação, elasticidade e redução de sinais de envelhecimento precoce. 

Eles ajudam a reparar danos na pele, proteger contra agressores ambientais e melhorar a saúde geral desse órgão tão relacionado à nossa sensibilidade e autoimagem.. 

Quando é o momento de contar com suplementos para a pele?

Algumas situações que podem levar à prescrição de suplementação com esse objetivo são: pele excessivamente seca, exposição frequente a substâncias ou ambientes especialmente nocivos à pele, entre outros. 

Vale salientar que: antes de iniciar qualquer suplementação, é recomendável consultar um profissional de nutrição e/ou dermatologista para orientações personalizadas e para garantir que os suplementos escolhidos sejam adequados e seguros para as necessidades individuais da sua pele.

Quais são alguns dos melhores suplementos para a pele?

Vamos conferir alguns dos melhores suplementos para a pele. 

Colágeno 

Uma revisão sistemática e metanálise sobre os efeitos da suplementação de colágeno hidrolisado na pele mostrou resultados favoráveis em termos de hidratação, elasticidade e rugas da pele.

Quase todos os estudos incluídos relataram efeitos benéficos da suplementação de colágeno, e não foram observadas inconsistências nos resultados entre os estudos. 

A ingestão de colágeno hidrolisado por 90 dias foi eficaz sobretudo na redução do desgaste precoce da pele.

2. Vitaminas

Algumas vitaminas exercem impacto especial na pele. Vamos conhecer algumas:

1. Vitamina A

A vitamina A, particularmente na forma de retinol, é conhecida por melhorar as rugas finas associadas ao envelhecimento natural. Ela induz a produção de glicosaminoglicanos e colágeno, contribuindo para uma pele mais firme e resistente a lesões e úlceras. 

Além disso, a vitamina A desempenha um papel importante na imunidade inata da pele e na regulação do microbioma cutâneo.

2. Vitamina B6

Embora as pesquisas específicas sobre os efeitos da vitamina B6 na pele sejam limitadas, as vitaminas do complexo B são geralmente reconhecidas por ajudarem na manutenção da saúde da pele. 

A vitamina B6, em particular, pode ter um papel no tratamento de algumas condições cutâneas, devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

3. Vitamina C

A vitamina C é um poderoso antioxidante que protege a pele contra danos causados pelo sol e pela poluição, além de promover a produção de colágeno, o que possibilita melhorar a elasticidade da pele e reduzir o aparecimento de rugas.

4. Vitamina E

Conhecida por suas propriedades antioxidantes, a vitamina E atua na proteção das células da pele contra danos causados pelos radicais livres, o que coopera ativamente para retardar o processo de envelhecimento da pele.

5. Vitamina Q

Também conhecida como coenzima Q10, esta vitamina tem efeitos antioxidantes e energizantes nas células da pele. Logo, ajuda a reduzir os sinais de desgaste.

Ômega-3 

Os ácidos graxos ômega-3 são conhecidos por terem efeitos benéficos em várias condições dermatológicas, incluindo psoríase, dermatite atópica, acne e úlceras cutâneas. 

Eles também reduzem a incidência de câncer de pele e diminuem a gravidade dos efeitos colaterais mucocutâneos associados a certos medicamentos. Os ômega-3 têm fortes efeitos anti-inflamatórios, que são benéficos para a saúde da pele​​​​​​.

Zinco 

O zinco é um mineral essencial para a saúde da pele, conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e pela capacidade de auxiliar na cicatrização de feridas. Então, pode ser benéfico para tratar condições de pele como acne e dermatite.

Biotina 

Conhecida também como vitamina B7, a biotina é importante para manter a saúde da pele. Sua deficiência leva a problemas dermatológicos como erupções cutâneas e acne.

Quais são os principais cuidados ao consumir suplementos para a pele?

Cuidados ao adotar suplementos para pele

Para maximizar os benefícios dos suplementos para a pele e manter uma pele saudável, é importante integrar alguns cuidados essenciais ao seu estilo de vida:

Alimentação 

Uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras fornece uma variedade de nutrientes essenciais que promovem a saúde da pele. Alimentos ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas, nozes e vegetais de folhas verdes, são particularmente benéficos.

Hidratação 

Beber água suficiente é crucial para manter a pele hidratada e saudável. A hidratação adequada é uma ótima recomendação para manter a elasticidade da pele e pode reduzir a aparência de linhas finas e rugas.

Cuidados diários 

Manter uma rotina de cuidados com a pele, incluindo limpeza e hidratação, é o ideal para proteger a barreira cutânea e manter a pele em bom estado. Produtos suaves que respeitam o equilíbrio natural da pele são recomendados.

Vale a pena também utilizar cosméticos clean label, ou seja, isentos de ingredientes potencialmente tóxicos às pessoas e ao meio ambiente. 

Uso de protetores solares 

A proteção contra os raios UV é essencial para prevenir danos à pele, como envelhecimento precoce e risco aumentado de câncer de pele. Use protetor solar com FPS adequado ao seu tom de pele diariamente, mesmo em dias nublados.

Cosméticos adequados para o tipo de pele 

Escolher produtos de cuidados com a pele que sejam adequados para o seu tipo específico de pele (oleosa, seca, mista, sensível) é importante para evitar irritações e maximizar os benefícios. 

O mesmo vale para dicas e rotinas de cuidado, procure seguir a orientação de profissionais capacitados a fornecer esse tipo de orientação, cada pele é única e não vale a pena arriscar a sua por nenhuma trend da internet.

Conclusão

Suplementos para a pele são aliados que podem fazer diferença significativa na nossa rotina de cuidados pessoais. 

Integrar suplementos de qualidade, como os oferecidos pela Nutrify, na sua estratégia personalizada de cuidados com a pele pode te ajudar a nutri-la e revitalizá-la de dentro para fora.

Sua pele conta suas histórias, e elas podem ser lindas e cheias de vida, em qualquer idade. No que depender de suplementos confiáveis formulados com nutrientes que auxiliam nesse processo, pode contar com Nutrify!

Entre os produtos que vale a pena você conferir, estão suplementos que contêm colágeno, vitaminas, minerais e ácidos graxos ômega-3. 

Confira nossa linha completa e ofereça à sua pele todo o cuidado que ela merece. 

 

Referências

SAWADA, Yu. Omega 3 Fatty Acid and Skin Diseases. 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33613558/. Acesso em: 26 jan. 2024.

CHOI, Franchesca D.. Oral Collagen Supplementation: a systematic review of dermatological applications. A Systematic Review of Dermatological Applications. 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30681787/. Acesso em: 26 jan. 2024.

MIRANDA, Roseane B de. Effects of hydrolyzed collagen supplementation on skin aging: a systematic review and meta-analysis. a systematic review and meta-analysis. 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33742704/. Acesso em: 26 jan. 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima