Superóxido distumase (SOD): benefícios e estudos

O que é Superóxido dismutases (SOD)?

Superóxido dismutases (SOD) são enzimas que participam do controle de espécies reativas de oxigênio no corpo (ROS), que quando em excesso podem causar lesões celulares importantes. As enzimas da SOD dão início na conversão de radicais superóxidos em oxigênio e peróxido de hidrogênio para que então possamos excretar o excesso de ROS (1,3).

Por mais que a SOD não seja considerada um forte antioxidante, uma falha na sua ação pode ser extremamente prejudicial para a saúde (1).

A atividade da SOD depende de alguns metais específicos, são eles: ferro, manganês, níquel ou cobre (1).

Todos os mamíferos (incluindo os humanos) possuem 3 tipos de SOD diferentes: SOD1 (ligado ao cobre), SOD2 (ação na mitocôndria e ligada ao manganês) e SOD3 (com ação fora da célula e ligado ao cobre) (1,3). Vejamos rapidamente algumas diferenças entre elas.

Benefícios e estudos da Superóxido dismutases (SOD)

Tanto o aumento de estresse oxidativo no corpo quanto a disfunção da SOD1 estão associados ao surgimento de diversas doenças (retinopatia diabética, Síndrome de Down, doença de Parkinson etc). Estudos em ratos mostraram que o silenciamento total da SOD1 reduziu a expectativa de vida dos animais e gerou complicações de saúde (1).

A SOD1 pode apresentar mutações genéticas associadas a casos na família e que vai aumentar as chances de desenvolver todas essas doenças crônicas (1).

Esse tipo específico de SOD possui uma flexibilidade estrutural que permite ela fazer interações com outras proteínas. Isso significa que além de ter ação antioxidante, a SOD1 também pode regular o metabolismo do RNA, atuar no metabolismo da glicose e ativação da transcrição de genes após passar por um estresse oxidativo (1).

Enquanto a disfuncionalidade da SOD2 parece estar ligada a eventos como a doenças vasculares (ex: aterosclerose e calcificação vascular). Essa é uma das consequências da disfunção mitocondrial (processo normal do envelhecimento) que vai gerar um aumento na quantidade de ROS mitocondriais, então a ação eficiente da SOD2 será de extrema importância para controlar todo esse processo, caso contrário, o indivíduo terá desfechos clínicos negativos para a saúde (2).

O SOD3 parece estar muito ligada com a inibição de processos inflamatórios no corpo, tendo alguns mecanismos para controlar a resposta inflamatória de diversas doenças (3).

A vida por si só já induz a um aumento do estresse, que até certo ponto conseguimos controlar muito bem. Porém, quando esse estresse é alto demais e de forma crônica pode levar à ansiedade, depressão, fadiga física e mental etc (4).

Um trabalho suplementado uma SOD extraída do melão em uma forma patenteada do produto (10mg de Extramel – um suco concentrado de melão com altas concentrações de SOD). O trabalho viu melhoras no estresse percebido, qualidade de vida, fadiga física e mental após 28 e 84 dias (4).

Sendo assim, a SOD pode ser uma estratégia interessante para pessoas com uma vida muito agitada e que se sentem sempre sobrecarregadas com o volume de estresse que precisam suportar.

uma pessoa segurando a cabeça

Conclusão

A SOD é uma das principais vias de controle de estresse oxidativo que nós temos no corpo e acaba sendo fundamental para a sobrevivência e longevidade do homem. Com tamanha importância para a nossa saúde, pode ser que a sua suplementação auxilia em contextos de vida onde o nível de estresse é alto (ex: atleta profissional ou CEO de uma grande empresa).

 

Referência:

  1.   Eleutherio ECA, Silva Magalhães RS, de Araújo Brasil A, Monteiro Neto JR, de Holanda Paranhos L. SOD1, more than just an antioxidant. Arch Biochem Biophys. 2021 Jan
  2.   Tsai YT, Yeh HY, Chao CT, Chiang CK. Superoxide Dismutase 2 (SOD2) in Vascular Calcification: A Focus on Vascular Smooth Muscle Cells, Calcification Pathogenesis, and Therapeutic Strategies. Oxid Med Cell Longev. 2021 Feb 
  3.   Nguyen NH, Tran GB, Nguyen CT. Anti-oxidative effects of superoxide dismutase 3 on inflammatory diseases. J Mol Med (Berl). 2020 Jan;
  4.   Carillon J, Notin C, Schmitt K, Simoneau G, Lacan D. Dietary supplementation with a superoxide dismutase-melon concentrate reduces stress, physical and mental fatigue in healthy people: a randomised, double-blind, placebo-controlled trial. Nutrients. 2014 Jun

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima