Superfoods o que são e por que incluir na dieta | Blog Nutrify

Superfoods: o que são e por que incluir na dieta?

O que são superfoods?

Os superfoods podem ser definidos como super alimento ou alimentos que contribuem com a saúde, e que fornece ao organismo boas substâncias como as vitaminas, minerais, compostos bioativos e outros. Esses alimentos estão presentes nas frutas, grãos, azeites, vegetais dentre outros.

Banner superfoods | Blog Nutrify

Para que serve?

Esses alimentos servem para melhorar o metabolismo, reduzir a sensação de fadiga, cansaço, ter uma longevidade (prolongamento da vida) com qualidade, melhorar a capacidade cognitiva, promover saciedade, aumentar a energia, fortalecer o sistema imune, dentre outras. Esses são alguns dos benefícios desejados com a introdução desses alimentos.

Onde os nutrientes são absorvidos?

A maior parte dos nutrientes são absorvidos no intestino delgado. Mas antes de serem absorvidos eles passam por diversos processos como a mastigação dos alimentos, depois são quebrados em partículas menores e sofrem ação de enzimas para após serem absorvidos.

Qual nutriente tem função construtora?

O nutriente que apresenta função construtora são as proteínas. As proteínas auxiliam na construção e reparação de tecidos e órgãos. É muito importante a introdução dos alimentos fontes de proteínas na rotina diária. Os alimentos fontes de proteínas são leguminosas, carnes, leites, iogurtes, oleaginosas e alguns suplementos como o Whey protein e proteína vegetal que pode ser indicado a sua introdução após avaliação de um especialista.

O whey protein por exemplo é uma proteína extraída do soro do leite, é rica em aminoácidos essenciais e possui alto valor nutricional, sendo bem digerida e facilmente absorvida contribuindo com um rápido aumento dos aminoácidos no sangue. Contêm também os peptídeos bioativos em suas sequências que atuam como promotor da saúde. Esses peptídeos bioativos apresentam vários benefícios à saúde, incluindo controle de peso, antidiabético, redução do estresse oxidativo celular. Escolha sempre as marcas de confiança que utilizam matérias primas de qualidade e evita o uso de corantes e aromatizantes artificiais, o objetivo de se ter uma boa saúde é através de bons alimentos.

As proteínas vegetais são opções em uma dieta para vegetarianos e veganos estão presentes em alimentos como as (lentilhas, ervilhas, grão de bico, soja e outros), ou seja, uma variedade de feijões que são consideradas fontes proteicas de excelente qualidade em aminoácidos de alto valor biológico, fornecendo uma boa digestibilidade. As oleaginosas também apresentam fontes importantes de proteínas vegetais como as amêndoas, amendoim, pistache, caju, nozes e avelãs. Sementes como as de abóbora, girassol, linhaça, gergelim e chia. Cereais como a aveia, quinoa, arroz e diferentes algas. Todos esses alimentos representam fontes interessantes de proteínas de origem vegetal, além de possuir outros componentes como fibras, vitaminas, minerais e compostos antioxidantes. Ao escolher a proteína vegetal prefira as que utilizam alimentos orgânicos e sem adição de açucares. Leia sempre o rótulo dos alimentos.

Que tipo de nutriente é considerado Superfood?

Os nutrientes considerados Superfoods são:

Benefícios do Superfoods

Os benefícios que merecem destaque com a utilização dos Superfoods estão associados:

  • Melhora do sistema imune;
  • Contribui para saciedade;
  • Melhora a composição corporal;
  • Auxilia na memória;
  • Reduz o risco de doenças como as cardíacas, diabetes e certos cânceres;
  • Contribui para o bom funcionamento do metabolismo.

Como os superfoods podem nos ajudar no dia a dia?

O consumo desses alimentos está associado a melhora da obtenção de vitaminas, minerais, fibras, proteínas, gorduras boas e outros. Ao introduzir esses alimentos em uma rotina terá melhor obtenção de vitaminas, minerais e composição adequada de lipídios e proteínas, o que contribuirá para uma melhor disposição e vitalidade para a execução de tarefas diárias.

Alimentos considerados Superfoods

Brócolis

O brócolis é considerado um superalimento devido à presença de sulforafano, uma substância que estimula a produção de uma enzima que faz a eliminação de substâncias que causam danos ao organismo como o benzopireno. Poluição ambiental, hábito tabagista, estresse, alimentação rica em industrializados promovem danos à saúde e quando introduzimos esses alimentos, eles são capazes de auxiliar na eliminação de substâncias consideradas indesejadas e que promovem danos ao organismo. Por esse motivo, o brócolis também entra na lista dos Superfoods.

Maçã

A maçã contém vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos que potencializam a saúde. Essa fruta auxilia no controle do diabetes, colesterol e também contribui para uma melhor digestão. Ela é rica em fibras que promove saciedade e possui baixa calorias, indicada para pessoas que estão em processo de gerenciamento de peso.

Mirtilo

O mirtilo contém as antocianinas, essas substâncias contribuem para um melhor funcionamento dos vasos sanguíneos, auxilia no combate ao estresse oxidativo, reduz dores nos músculos e previne o crescimento de células cancerígenas. Devido a esses benefícios, o mirtilo é considerado um superalimento.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas como framboesa, morango, amora são frutas que contém compostos bioativos que eliminam os radicais livres, substâncias que danificam a memória e causam prejuízos em nosso organismo quando não são eliminados.

Sementes de chia

A semente de chia apresenta em sua composição o ômega 3, que é muito benéfico ao organismo. Além da presença de fibras do tipo solúvel que tem a capacidade de formar gel e auxiliar na redução de colesterol e açúcares. Essas fibras também servem de alimento para as bactérias que habitam o intestino e que são consideradas de extrema importância à saúde.

Chocolate amargo

O chocolate amargo contendo uma porcentagem maior de cacau é rico em flavonóides e possui substâncias que auxiliam em um fluxo sanguíneo mais adequado contribuindo para uma boa memória, humor e atenção.

Quando consumir Superfoods?

Os Superfoods devem ser consumidos diariamente sendo introduzidos em uma rotina diária. Essa introdução deve ser feita para todos, mas em especial para aqueles que têm uma rotina atribulada e agitada. Esses alimentos contêm vitaminas e minerais em porções pequenas, o que facilita a sua introdução no dia a dia e fornece os nutrientes necessários para a disposição no dia a dia.

Referências Bibliográficas

Disponível em: https://nutritotal.com.br/pro/o-que-siginifica-superfood/. Acesso em 29/09/2021.

Disponível em: https://blog.ingredientesonline.com.br/superfood-o-que-e-e-como-utilizar-na-alimentacao/. Acesso em 29/09/2021.

Disponível em: https://site.abcfarma.org.br/superfoods-o-que-sao-e-porque-devo-mante-las-em-minha-dieta/. Acesso em 29/09/2021.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo

CRN: 21984

Consultora Cientifica para blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima