Sorvete vegano: conheça os benefícios e descubra receitas | Blog Nutrify

Sorvete vegano: conheça os benefícios e descubra receitas

O sorvete vegano é uma sobremesa muito apreciada pelas pessoas e para quem tem um estilo de vida vegano. Há muitas opções de preparo para os sorvetes veganos e que muitas vezes se apresentam saudáveis devido a sua composição.

Banner Institucional Nutrify | Blog

O que é um sorvete vegano?

O sorvete vegano é preparado fazendo as substituições de ingredientes de fontes animais por vegetais. 

Para o preparo do sorvete vegano são utilizadas frutas congeladas, leites de diferentes fontes vegetais como coco, amêndoa, caju, gergelim dentre outros. Essa sobremesa fica saborosa e saudável devido a sua composição ser preparada com boas fontes de gordura e frutas.

Sorvete vegano: conheça os benefícios e descubra receitas | Blog Nutrify

Benefícios do sorvete vegano

É uma sobremesa livre de lactose

Os sorvetes veganos são livres de lactose porque são produzidos com leites vegetais ao invés de fontes animais. Além de fazer bem para os veganos, as pessoas que apresentam intolerância à lactose podem consumir o sorvete vegano sem culpa nenhuma.

Quais sorvetes são veganos?

Os sorvetes veganos são aqueles preparados com frutas, bebidas à base de vegetais como coco, amêndoa, caju, gergelim, amendoim dentre outros e são muito saborosos.

O que é emulsificante vegano?

O emulsificante vegano proporciona mais maciez ao sorvete e pode ser encontrado em lojas de produtos para produção de sorvetes, ou mercados e devem ter a informação vegana. Pode ser utilizado também a linhaça que possui essa característica importante no sorvete.

Sorvete vegano: conheça 3 receitas

Sorvete vegano de banana

Para o preparo do sorvete de banana são necessários:

  • 3 bananas maduras cortadas em rodelas e congeladas

Modo de Preparo:

Corte as bananas em rodelas, leve ao freezer por aproximadamente 6 horas. Após o congelamento das bananas, colocar em um processador e ligar o equipamento. Deixe no processador até que tome consistência de sorvete. 

Se precisar desligue o processador, mexa um pouco e ligue novamente o processador. Pode servir com folhas de hortelã, canela, amendoim, nozes, amêndoa, semente de erva doce ou de acordo com a sua criatividade.

Sorvete vegano: conheça os benefícios e descubra receitas | Blog Nutrify

Sorvete vegano de morango

Ingredientes

  • 300 g de inhame
  • 250 g de morango
  • 2 colheres de sopa de linhaça
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo ou melado de cana
  • 150 ml de leite de coco

Modo de preparo

Leve ao liquidificador todos os ingredientes e bata bem. Coloque em um recipiente e leve ao freezer. Após o congelamento, pegue com auxílio de um boleador e sirva.

Sorvete vegano de manga

Ingredientes

  • 4 mangas maduras

Modo de preparo

Corte as mangas e leve ao congelador. Após o congelamento, coloque as mangas em um processador e deixe bater até ficar uma mistura homogênea de consistência de sorvete. Pode servir com castanhas diversas, amendoim, erva doce, hortelã ou de acordo com a criatividade.

Sorvete vegano: conheça os benefícios e descubra receitas | Blog Nutrify

Conclusão

Os sorvetes veganos são excelentes opções de sobremesas para os veganos e para as pessoas que optam por preparações de sorvetes mais saudáveis. Além de saborosos, são mais nutritivos devido a sua composição.

Referências Bibliográficas

Kahleova et al.  A plant-based diet in overweight individuals in a 16-week randomized clinical trial: metabolic benefits of plant protein .   Nutrition and Diabetes. v.8, n.58, p.2-10, 2018. 

Najjar, R. S, Montgomery. B. D, A defined, plant-based diet as a potential therapeutic approach in thetreatment of heart failure: A clinical case series. Complementary Therapies in Medicine, v. 45, p.211–214, 2019. 

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Científica na Integralmédica para Blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima