A intolerância à lactose é um sintoma muito comum na população. Há uma estimativa de que 70% da população possa manifestar sintomas de intolerância à lactose. A lactose é um açúcar presente no leite, quando ocorre a ingestão de leites e derivados é necessário a presença da enzima lactase para quebrar a lactose presente no leite e derivados. Algumas pessoas apresentam redução dessa enzima que pode ser pouca produção ou nenhuma, e quando há baixa produção da enzima lactase em nosso organismo a pessoa é diagnosticada com intolerância à lactose. Essa intolerância provoca uma série de desconfortos como diarréias, cólicas, produção de gases e outros que precisam ser descoberto as suas causas através de exames específicos.
O que é a intolerância à lactose?
A intolerância à lactose pode ser compreendida como a produção reduzida ou nenhuma da enzima lactase. Essa enzima é importante para fazer a digestão da lactose um açúcar presente no leite e derivados.
Quais são os sintomas da intolerância à lactose?
Os sintomas são variados, algumas pessoas sentem de forma bem rápida e outras demoram um pouco, podendo ser minutos ou horas após o seu consumo.
Diarréia
A diarréia é um dos sintomas muito comuns quando a pessoa apresenta intolerância à lactose. A lactose possui a capacidade de atrair água e eletrólitos, acarretando quadros de diarreias quando há ausência da enzima lactase que quebra esse açúcar.
Cólicas
As cólicas também fazem parte do sintoma de intolerância à lactose, essas cólicas variam com a intensidade da intolerância das pessoas.
Gases
Os gases ocorrem devido a fermentação bacteriana resultando em produção de gases, provocando desconforto abdominal.
Dor de cabeça
Algumas pessoas relatam enxaqueca ao consumir os produtos derivados do leite, essa explicação pode estar relacionada a produção de gases devido a má ação da enzima lactase. Quando não ocorre a quebra da lactose há formação de gases como o metano que pode provocar irritabilidade, dores musculares e a dor de cabeça.
Dor muscular ou articular
A produção de gases e mal-estar provocados pela ação insuficiente da enzima lactase provoca uma série de desconfortos que contribui para as dores musculares e nas articulações. Cada pessoa relata intensidade e tipo de sintoma de forma diferente, é muito importante conversar com o seu médico e nutricionista para que possa individualizar o tratamento.
Manchas vermelhas na pele
Manchas vermelhas também podem aparecer em pessoas com intolerância à lactose. Na verdade, o corpo passa a sinalizar que algo no corpo está errado e é muito importante estar atento aos sinais e sintomas, cada detalhe passado ao especialista que solicita auxílio será de muita valia para que se chegue a conclusão de um diagnóstico mais eficiente.
Quais alimentos são proibidos para intolerantes à lactose?
Os alimentos proibidos na intolerância à lactose são bem individualizados e se baseiam na exclusão ou redução de alimentos que tem a lactose presente. Essa orientação vai ser tomada após a orientação de um especialista depois de verificar a intensidade dessa intolerância. Em geral os alimentos proibidos são: creme de leite, manteiga, leite condensado, iogurtes, queijos, preparações com leite como os cremes e certos doces. Ao consumir produtos industrializados é importante ler o rótulo dos alimentos.
E quais alimentos possuem zero lactose?
Atualmente há inúmeros produtos e de qualidade destinados às pessoas que apresentam intolerância à lactose. Verifique a informação nos rótulos dos alimentos como os cremes de leites, iogurtes, leites, doce de leite, queijos, manteigas e outros. Eles devem conter a informação zero lactose.
Como identificar nos rótulos que um produto pode ter lactose?
A rotulagem nutricional tem como função fornecer informações ao consumidor sobre a composição do produto adquirido. Atualmente essa exigência tem crescido e as empresas têm se adaptado cada vez mais para oferecer aos seus clientes segurança em relação a alimentação.
Como é diagnosticada a intolerância à lactose?
Para o diagnóstico de intolerância à lactose é importante procurar um especialista como um gastroenterologista e relatar os seus sinais e sintomas. Após uma conversa detalhada o médico irá solicitar alguns exames específicos para confirmar a presença de intolerância à lactose.
Quais são os tratamentos da intolerância à lactose?
O tratamento para intolerância à lactose depende de pessoa a pessoa e do grau de intolerância, podendo ser solicitado a exclusão total de alimentos que contenham lactose ou somente a redução do consumo. Algumas pessoas conseguem tolerar iogurtes e queijos e o consumo de algumas porções podem não implicar em prejuízos. Há também a possibilidade de ingerir enzimas que irão digerir a lactose.
Receitas
Vitamina Zero lactose
200 ml de leite sem lactose
5 morangos
½ banana prata
1 colher de chá de chia
1 colher de sopa de mel
Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e ingira a seguir.
Bolo de cenoura sem lactose
2 cenouras médias em rodelas
1 ½ xícara de chá de açúcar
4 ovos
1 xícara de farinha de trigo
½ xícara de farinha de aveia
1 xícara de óleo
1 colher de chá de fermento químico
Modo de Preparo
Bata os ovos e o açúcar bem. Após esse processo adicione o óleo e a cenoura e bata bem. Adicione a farinha de trigo e a farinha de aveia aos poucos e em seguida o fermento. Coloque em uma assadeira untada com óleo de coco e farinha e leve ao forno a 180 graus até que fique dourado em cima.
Conclusão
A intolerância à lactose tem sido observada em uma grande parte da população. É muito importante estar atento aos sintomas de seu corpo e procurar auxílio de um médico e um nutricionista para que possa realizar em conjunto um tratamento mais direcionado e eficaz. O mercado de alimentos tem se preocupado com esse tipo de público e cada vez mais tem sido observado produtos com o rótulo escrito sem lactose.
Referências Bibliográficas
Disponível em: https://minhasaude.proteste.org.br/o-que-e-a-intolerancia-a-lactose/?gclid=Cj0KCQjwtrSLBhCLARIsACh6Rmhn-98rL6DOyEn5M6mUrX4Hcpn5a8YKV8sjLNkVJOLsfjJYrlIzkXcaAnwuEALw_wcB. Acesso em 18/10/2021.
Disponível em : https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/08/21/intolerancia-a-lactose-pode-gerar-colicas-e-gases-em-excesso-entenda.htm. Acesso em 18/10/2021.
Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/07/28/intolerancia-a-lactose-pode-provocar-enxaqueca.htm. Acesso em 18/10/2021.
Texto elaborado por Roberta Saraiva Giroto Patrício.
CRN: 21984
Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. No Laboratório de Dieta, Nutrição e Câncer.
Tema do Mestrado: Desenvolvimento de Material Educativo Digital para Divulgação Científica e Tecnológica da Nutrigenômica.
Experiência na área de saúde hospitalar e consultório com atendimento personalizado e individualizado.
Atualmente consultora cientifica para blog da Nutrify.