shot-matinal-qual-seu-beneficio-blog-nutrify

Shot Matinal: qual seu benefício?

Os shots são importantes para melhorar o metabolismo, contribuem para a imunidade e também tem funções antioxidantes com potencial de neutralizar a formação de radicais livres que são formados em nosso organismo. O desequilíbrio entre moléculas oxidantes e antioxidantes é o que resulta na indução de danos celulares pelos radicais livres e tem sido conhecido como estresse oxidativo.

 Os antioxidantes têm papel fundamental e são responsáveis pela inibição das lesões causadas pelos radicais livres nas células. Durante o processo de respiração, metabolização de nutrientes pelo corpo, ocorre a formação de radicais livres, uma molécula instável que consegue levar a inativação de algumas enzimas, causando mutação nos genes e morte celular. Esses efeitos tóxicos na célula também têm sido associados ao envelhecimento e ao desenvolvimento de doenças crônicas, inflamatórias e degenerativas. Os antioxidantes atuam inibindo a ação deletéria provocada pelo radical livre no organismo agindo na prevenção de doenças.

Alguns antioxidantes têm se destacado por apresentar papel fundamental na proteção e prevenção de doenças, o equilíbrio entre a produção de radicais livres e de antioxidantes auxilia na homeostase do organismo.

Alguns antioxidantes têm se demonstrado eficaz, dentre eles destacam-se a cúrcuma, gengibre, guaraná e café verde.

A cúrcuma é uma planta originaria da índia e a parte mais utilizada é a raiz que apresenta coloração amarelo intenso, conhecida pela população como açafrão, e possui como o principal composto bioativo a curcumina.

Muitos estudos mostram que a associação da curcumina em conjunto com pimenta preta potencializa a sua ação. Cada vez mais se descobre através de pesquisas os efeitos benéficos da curcumina na prevenção de alguns tipos de câncer. Ela possui ação antiproliferativa, apoptótica, ou seja, através da apoptose (morte celular) de diversas células malignas, inibe o crescimento tumoral. Ela também tem sido amplamente estudada devido à sua capacidade antioxidante e anti-inflamatória.

Outro alimento importante é o gengibre, que também tem se destacado como um importante anti-inflamatório e um excelente antioxidante devido a sua capacidade de reduzir os radicais livres responsáveis por danos nas células, a sua ação está na capacidade anti-inflamatória, antioxidante, anticancerígena e cardioprotetor. O rizoma é a parte comercial da planta e é fonte de antioxidantes, podendo ser consumido de forma fresca, usados crus ou preparados na forma de infusão, xarope, temperos, em pó ou suplemento.  O gengibre vem sendo utilizado desde a antiguidade no combate de enfermidades e teve seu reconhecimento na Europa na época das grandes navegações, trazido das Índias com outras variedades de especiarias.

 A ingestão de gengibre atua promovendo a proteção das células através de sua ação. Dentre os inúmeros benefícios causados pelo gengibre vale destacar a redução do peso devido ao seu potencial termogênico capaz de aumentar o metabolismo e a queima de gordura, ação anticancerígena, melhora das náuseas e vômitos, regula a pressão arterial, melhora do metabolismo, conhecido também pela ação terapêutica como antimicrobiano, anti-inflamatório, diurético, indigestão e dores de garganta.

Outro antioxidante de destaque é o Guaraná uma planta nativa da região Amazônica e é considerada um potente antioxidante, atuando na prevenção do câncer, envelhecimento precoce, acelera o metabolismo, atua estimulando o sistema nervoso, aumenta a função cognitiva. Um dos compostos bioativos mais marcantes nas sementes do guaraná, são as metilxantinas, principalmente cafeína, que é associada ao aumento de função cognitiva e gasto energético. As concentrações de cafeína no guaraná apresentam-se superiores a do café convencional, ele possui outros compostos bioativos além das metilxantinas, que são fontes de polifenóis, amido, pectina entre outros. Os seus benefícios a saúde não são atribuídos somente à cafeína, mas também com seu alto potencial antioxidante, minimizando os efeitos negativos dos radicais livres no organismo.

O café verde tem se destacado atualmente e se tornado cada vez mais conhecido pela população devido aos seus benefícios. Ele não passa pelo processo de torrefação, dessa forma sua ação antioxidante é maior que o café convencionalmente torrado o que promove a manutenção da cafeína que se mantém em concentrações maiores do que a do grão torrado. Dentre os inúmeros benefícios do café verde, vale destacar os efeitos hipotensores devido à presença de polifenóis, ele apresenta alguns elementos como cálcio, magnésio e potássio promovendo a estabilização da hipertensão. O ácido clorogênico, substância presente no café verde atua como composto bioativo impedindo o organismo de absorver o açúcar adquirido através da alimentação. Esses compostos antioxidantes estão cada vez mais sendo indicado pelos profissionais da área da saúde, com finalidade de otimizar a qualidade de vida das pessoas através do uso desses alimentos que ganham destaque na comunidade cientifica. O café verde pode ser encontrado em cápsulas ou em pó.

A produção de forma contínua dos radicais livres durante os processos metabólicos contribuem com o desenvolvimento de muitos mecanismos de defesa pelo corpo e um dos mecanismos envolvidos na prevenção aos danos causados por eles são os antioxidantes, com potencial de impedir a indução de problemas causados, inibindo suas lesões nas células.

O que é shot matinal?

O shot é uma mistura concentrada de ingredientes e compostos bioativos que tem potencial de melhorar a saúde. Esse shot pode ser feito de maneira caseira ou através de suplementos, que já possuem diversos compostos bioativos na formulação.

Para que serve o shot matinal?

Eles concentram uma série de nutrientes com funções antioxidantes. A mistura de compostos depende do objetivo desejado. Podendo auxiliar na perda de peso quando se utiliza alimentos termogênicos, efeito anti-inflamatório, neste caso são utilizados alimentos que potencializam a imunidade.

Quais são os benefícios do shot matinal?

  • Auxilia na imunidade
  • Combate os radicais livres
  • Possui efeito anti-inflamatório
  • Contribui para perda de peso e auxilia no metabolismo
  • Mais foco no dia a dia

Auxilia na Imunidade

Os shots podem ser utilizados com finalidade de potencializar o sistema imunológico evitando as gripes e resfriados. Quando bem elaborado, contribui com a qualidade de vida e manutenção de um corpo saudável. As misturas mais utilizadas para essa finalidade são as de limão, própolis e glutamina.

Efeito Anti-inflamatório

Os shots anti-inflamatórios concentram substâncias que auxiliam na eliminação de radicais livres fortalecendo o sistema imunológico.

Segue receita para turbinar o sistema imunológico:

1 limão espremido

50ml de água

1 colher de café de cúrcuma

1 pitada de pimenta preta

1 colher de café de óleo de coco

1 colher de café de gengibre ralado

½ colher de café de canela em pó

Modo preparo:

Misture todos os ingredientes em um copo e beba a seguir.

Auxilia no Emagrecimento

Os shots auxiliam no emagrecimento por conter substâncias que são termogênicas e contribuem para acelerar o metabolismo. Eles auxiliam o corpo a queimar mais calorias, mas é importante além de utilizá-lo, ter uma alimentação equilibrada aliada a prática de atividade física regular.

Receita:

50ml de água

1 colher de café de gengibre ralado

1 limão espremido

½ colher de café de canela em pó

1 maçã

Modo preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos a canela em pó. Coe com auxílio de uma peneira e adicione a canela.

Acelera o metabolismo

Os shots quando aliados a uma dieta equilibrada e práticas de atividades físicas regulares, auxiliam na perda de peso. Eles possuem compostos com potencial antioxidante e termogênico, que são substâncias capazes de neutralizar a ação dos radicais livres no organismo e acelerar o metabolismo que, mesmo presentes em baixas concentrações, apresentam poder de atrasar ou inibir as taxas de oxidação. A produção de forma contínua dos radicais livres durante os processos metabólicos propiciam o desenvolvimento de muitos mecanismos de defesa com finalidade de impedir a indução de danos.

Shot digestivo

Os shots digestivos podem ser utilizados após as refeições e auxiliam na melhora de quadros de sensação de distensão abdominal e má digestão.

Receita shot digestivos

50ml de água morna

1 limão espremido

1 colher de café de gengibre ralado

Modo de preparo

Adicione a água na xícara em seguida esprema o limão e adicione o gengibre. 

Shot Energético

Eles servem para turbinar o seu dia. Aumentam a disposição e também o estado de alerta, gerando mais energia para as atividades do dia e também nos treinos.

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e ingira a seguir

Perguntas Frequentes sobre shot matinal

Shot matinal funciona?

Sim, eles auxiliam na melhora do metabolismo e imunidade, mas é importante estarem aliados à prática de atividade física e uma boa alimentação.

É preciso tomar em jejum?

Os shots podem ser ingeridos em jejum ou 30 minutos antes das refeições.

Os shots matinais emagrecem?

Sim, eles auxiliam no emagrecimento e melhoram a imunidade. Como mencionado para melhorar esse objetivo é necessário praticar atividade física e ter uma boa alimentação. Consulte um nutricionista para te auxiliar.

Todo mundo pode fazer shot matinal?

É importante lembrar que os shots matinais não substituem refeições como o café da manhã. Também não pode ser utilizado por qualquer pessoa, quem possui alergia a algum componente não deve ingerir. Gestantes devem consultar um especialista.

Conclusão

Os shots auxiliam na imunidade, melhora do metabolismo e contribuem para a saúde por conter os compostos bioativos que tem funções antioxidantes auxiliando na eliminação dos radicais livres que causam danos ao organismo.

O ingerir com prática de atividade física e uma alimentação equilibrada é fundamental para alcançar os objetivos desejados.

Referências bibliográficas

Souza. J P et al. Breve Relato Sobre os Efeitos Terapêuticos do Gengibre Rev Cient da Fac Educ e Meio Ambiente FAEMA Ariquemes.  v.10, n.1, p 44-53, 2019.

 Amad. P.S; Souza. F. C; Paula. C.C.V. The preventive effects of curcumin and micronutrients in colon and rectum. Braz. J. Hea. Rev., Curitiba, v. 2, n. 2, p. 1438-1443, 2019.

 Nicacio. G. L. S et al.Breve Revisão Sobre as Propriedades Fitoterápicas do Zingiber Officionale Roscoe – O GENGIBRE. Sinapse Múltipla, v.7, n.2, p 74-80, 2018.

Rolar para cima