seu-alimento-e-clean-label-e-seus-produtos-de-limpeza-blog-nutrify

Seu alimento é clean label, e seus produtos de limpeza?

O mesmo cuidado que temos com os alimentos, devemos ter com os produtos que usamos para manter a casa limpa. 

Priorizar produtos clean label e deixar fora da nossa cozinha alimentos produzidos com aditivos artificiais ou ingredientes “misteriosos” é um hábito que, felizmente, vem crescendo. Mas você sabia que a gente pode e deve estendê-lo para nossa área de serviço também?

Pode reparar, produtos de limpeza convencionais geralmente têm uma lista gigante na composição, com nomes que desafiam até quem fazia bonito nas aulas de química do colégio. Pois é, assim como acontece nos alimentos, palavras indecifráveis no rótulo não indicam coisa boa para a saúde das pessoas nem do planeta.

Para onde vai a sujeira dos produtos de limpeza? 

Não se engane pelas imagens de jardins floridos das embalagens. Em sua grande maioria, produtos como limpadores multiuso, desinfetantes, amaciantes, detergentes, limpa-vidros etc. contêm substâncias químicas bastante agressivas com origem em refinados de petróleo.

Após escoar pelo ralo, toda essa química pode voltar às fontes hídricas naturais, já que o volume do descarte é gigantesco e o tratamento da água é insuficiente ou inadequado na maior parte das cidades. Esses produtos têm compostos orgânicos voláteis (COVs), que formam micropartículas que ficam suspensas no ar, causando também poluição atmosférica. Além disso, são uma fonte comum de alergias e podem oferecer riscos à saúde mesmo de quem não coloca a mão na massa na hora da faxina, como crianças e animais.

Casa limpa e planeta limpo, é possível!

A boa notícia é que dá para manter a casa impecável e a consciência leve.  Sim, a limpeza verde propõe a substituição de toda essa química altamente poluente por ativos naturais com propriedades limpantes, desinfetantes e tudo mais que a gente gosta.

O número de marcas que comercializam os produtos verdes (green cleanings) cresce ano a ano, inclusive no Brasil. São produtos biodegradáveis, formulados com ativos à base de plantas, óleos essenciais e ervas. Compostos que não produzem os efeitos nocivos das substâncias sintéticas ao entrar em contato com a água ou o ar.

Mas vale ficar de olho para não cair em pegadinhas. Um produto convencional pode ter um ou dois ingredientes biodegradáveis em meio a um monte de químicos, isso não faz dele um limpador verde. Dê preferência a marcas certificadas, que trazem informações claras na embalagem.

E a melhor parte vem agora: você pode fazer, em casa, produtos de limpeza poderosos e gentis com sua saúde e com a natureza usando ingredientes bem simples, conhecidos da sua vó.

Dicas para uma limpeza verde:

Sem desespero

Não precisa jogar fora hoje todos os produtos da lavanderia (olha o desperdício aí). Faça as substituições aos poucos, comece pelos produtos que te deixam mais confortável.

Sabão de coco

Um clássico que muita gente às vezes esquece. Pode ser usado para lavar louça, limpar superfícies “encardidinhas” e muito mais. Você também pode fazer um lava roupas incrível com ele: triture (ou rale) a barra e adicione a mesma quantidade de bicarbonato de sódio (50 g de sabão para 50 g de bicarbonato, por exemplo). Ah! Lembre-se de conferir a embalagem, o sabão deve ser à base de óleo de coco, sem químicos na composição.

Bicarbonato de sódio e vinagre, uma dupla dinâmica

Aquelas sujeirinhas mais difíceis na cozinha, banheiro ou fogão, por exemplo, não resistem a eles. Basta jogar um pouco de bicarbonato sobre elas, borrifar algumas gotas de vinagre por cima, esperar de 3 a 5 minutos e passar um pano úmido. Você vai se impressionar com o resultado.

Casca de frutas cítricas

Muitos limpadores e desinfetantes verdes encontrados no mercado são feitos à base de casca de laranja, limão ou tangerina. Elas contêm ativos com ação desinfetante e desengordurante (ah, a natureza é demais, né?).

Você pode fazer 1 litro de limpador multiuso natural em 3 passos simples: armazene em um vidro a casca de 10 laranjas (limões ou tangerinas); bata-as no liquidificador com álcool 70% por 5 minutos; coe o líquido. Prontinho! Você pode usar um borrifador e limpar moveis, pisos, azulejos e muito mais.

Casa, ar e água limpos. A gente gosta assim. J

Referências:

https://www.huffpostbrasil.com/2018/03/11/o-guia-para-voce-deixar-de-lado-os-produtos-de-limpeza-poluentes-e-adotar-versoes-verdes_a_23381869/

https://www.ecycle.com.br/2288-impactos-do-sabao-e-detergente

https://www.thespruce.com/tips-for-green-cleaning-1708700

https://www.cleanlink.com/news/article/Defining-Green-Cleaning-And-Why-It8217s-Important–20191

https://www.cleanwater.org/features/green-cleaning-guide

https://beegreen.eco.br/receitas-de-produtos-naturais-para-limpeza/

https://www.menos1lixo.com.br/posts/limpeza-natural-com-3-produtos-magicos

http://reciclagemsemescandalo.com.br/2018/05/produtos-de-limpeza-meio-ambiente/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima