semente-de-chia-e-suas-propriedades-blog-nutrify

Semente de Chia e suas propriedades

A semente de chia tem sua origem no México e é pertencente à família Lamiaceae. As propriedades benéficas presentes na semente de chia tem despertado interesse em sua utilização para a produção de alimentos mais saudáveis, já que apresentam propriedades nutricionais importantes como proteínas, lipídios, polifenóis, antioxidantes e ômega 3, além de excelente quantidade de fibras em sua composição.

Banner Institucional Nutrify | Blog

Quais são as propriedades da chia?

As propriedades e benefícios da chia estão relacionados a  sua composição que contém de 15 a 24% de lipídios, de 18 a 30% de fibras, de 26 a 41% de carboidratos, além de vitaminas e minerais, fazendo dela um importante alimento a ser adicionado às preparações.

12 benefícios da chia

  • Auxilia na regulação do trânsito intestinal.
  • Melhora a composição de lipídios.
  • Auxilia nos níveis de triglicerídeos e colesterol.
  • Efeitos anti-inflamatórios.
  • Rica em ômega 3.
  • Propriedades antioxidantes.
  • Rica em fibras.
  • Fibras solúveis que auxiliam no trânsito intestinal.
  • Auxilia nos níveis de glicose.
  • Atua na eliminação de toxinas.
  • Importante fonte de vitaminas e minerais.
  • Fonte de proteínas.

Previne doenças cardiovasculares

A chia possui em sua composição as fibras que auxiliam na regulação dos lipídios no organismo, além da presença do Ômega 3, um importante ácido graxo na prevenção de doenças cardíacas. Ela ainda apresenta como benefícios ações anti-inflamatórias e antioxidantes.

Ajuda a manter a saúde dos olhos

A chia é rica em vitaminas fundamentais para a saúde dos olhos e possui antioxidantes em sua composição.

Melhora o sistema imunológico

A chia possui propriedades antioxidantes e compostos bioativos que auxiliam no sistema imune através de seus componentes como o selênio e o zinco. Além dos benefícios da fibra solúvel presente na sua composição que contribui para a microbiota intestinal. 

Melhora o humor

A chia possui ômega 3, que contém dois ácidos graxos importantes: o DHA e EPA, fundamentais para a estrutura cerebral e sistema imune.

Controla a glicose

Devido à presença de fibra solúvel em sua composição e à capacidade de formar gel da chia, ela faz com que a glicose chegue aos poucos na corrente sanguínea. Assim, auxiliando no controle da glicose.

Fortalece os ossos

A semente de chia é uma excelente fonte de cálcio, fósforo e magnésio, sendo considerada um alimento importante para a saúde dos ossos.

Ajuda no aumento de massa muscular

As sementes de chia possuem um teor de proteínas em torno de 20%, sendo considerada uma fonte importante de proteína. Contém alta concentração de cisteína, lisina e metionina, além da ausência de glúten em sua composição. Quando associada a uma dieta equilibrada e adequada, a chia promove melhora da massa muscular.

Promove a perda de peso

Devido à presença de fibras, proteínas e lipídios na semente de chia, ela contribui para a sensação de saciedade quando ingerida. Essa sensação de plenitude gástrica ocorre por essa característica de formar gel, contribuindo para evitar os beliscos e o consumo excessivo de alimentos.

Promove ações antioxidantes que evitam o envelhecimento precoce

A chia possui alguns polifenóis como mircetina, kaempferol, ácido clorogênico, ácido cafeico e quercetina, importantes fontes de antioxidantes, protegem o nosso sistema imune e auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce. Esses compostos têm ainda propriedades neuroprotetoras, anticancerígenas e protetoras cardíacas.

Combate à prisão de ventre

Devido à presença de fibras na chia, ela atua como reguladora do intestino. Mas, para que o intestino funcione adequadamente, é importante ter uma alimentação equilibrada, incluindo vegetais, frutas, cereais integrais, leguminosas, oleaginosas e introdução de sementes, como a chia, que auxilia neste processo de prisão de ventre. É muito importante também lembrar da hidratação para haver adequação no fluxo intestinal.

Protege o cérebro

A presença do ácido graxo ômega 3 na chia contribui para a melhora das funções cerebrais. O DHA, um ácido graxo presente no ômega 3, desempenham papel essencial na proteção do cérebro e dos olhos. Ele ainda possui ação antioxidante e favorece a conexão entre os neurônios do cérebro, auxiliando na memória, atenção e no raciocínio.

O cérebro é composto por 40% de DHA e 60% de gordura e, por isso, o consumo deste ácido graxo está relacionado com a melhora da saúde da mente, auxiliando na capacidade de aprendizado, no humor e consequentemente na qualidade de vida.

Ajuda na recuperação do organismo após o treino

A chia é uma fonte importante de proteínas, contribuindo para a preservação da massa muscular.

3 receitas deliciosas para aproveitar os benefícios da chia

Pudim de chia com frutas

Ingredientes

  • 80 ml de leite vegetal que preferir (leite amêndoa, coco, castanha de caju etc.)
  • 1 ½ colher de sopa de chia
  • ½ colher de café de canela
  • 3 colheres de manga em cubos
  • 4 folhas de hortelã

Modo de preparo

Coloque o leite vegetal em um recipiente, adicione a chia, mexa bem.  Leve à geladeira por cerca de 8 horas, adicione os demais ingredientes e consuma.

Tapioca com pasta de amendoim, banana e chia

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de massa de tapioca
  • 1 colher de sopa de pasta de amendoim 100% sem açúcar
  • 1 banana prata em rodelas
  • 1 colher de sopa de chia.

Modo de preparo

Aqueça uma frigideira, adicione a tapioca e vá espalhando até formar um disco. Vire a tapioca e após pronta coloque em um prato. Recheie com pasta de amendoim, banana em rodelas e salpique a semente de chia. Feche a tapioca e consuma.

Quer saber mais sobre as vantagens e desvantagens da tapioca? Venha com a Nutrify!

Suco de água de coco, kiwi e chia

Ingredientes

  • Água de 1 coco fresco
  • 1 Kiwi
  • 2 colheres de sopa de chia
  • 3 cubos de gelo

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata bem. Em seguida, coloque em um copo e adicione os cubos de gelo.

Perguntas Frequentes sobre a Chia

Qual é a melhor forma de consumir chia?

A chia pode ser consumida salpicada ou hidratada. Para hidratar coloque a chia em um líquido como água, água de coco, leite vegetal ou suco. Essa técnica permite uma facilidade na deglutição. Dessa forma pode desfrutar dos benefícios da chia na saúde.

Pode consumir chia com água?

Sim, a chia pode ser hidratada na água e adicionada após esse processo em preparações.

É perigoso comer chia todos os dias?

Todo alimento, assim como a chia, não deve ser consumido de forma exagerada, pois pode causar constipação ou algum desconforto. Como a chia é um alimento de sabor neutro, ela pode ser adicionada a alimentos do dia a dia como: iogurtes, frutas, molhos, saladas dentre outras preparações. Fique atento aos seus sintomas individuais e, caso tenha alguma sensação incomum, comunique um especialista.

Existe alguma contraindicação para o consumo de chia?

A chia é um alimento rico em fibras, portanto o seu consumo de forma excessiva pode causar gases, desconforto abdominal dentre outros. Pessoas com problemas de inflamação intestinal devem conversar com o seu médico antes do consumo da chia e outras sementes.

Conclusão

A chia é uma semente que tem despertado interesse em seu consumo devido à variedade de propriedades presentes em sua composição e sua versatilidade na utilização.

 

Referências Bibliográficas

Grancieri. M et al. Digested protein from chia seed (Salvia hispanica L) prevents obesity and associated inflammation of adipose tissue in mice fed a high-fat diet. PharmaNutrition. v. 21, 2022.

Zia-ud-Din. Nutritional, phytochemical and therapeutic potential of chia seed (Salvia hispanica L.). A mini-review. Food Hydrocolloids for Health

  1. 1, 2021.

 

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Científica na Integralmédica para Blog Nutrify

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima