Como anda a sua saúde mental? Você costuma deixar ela em segundo plano?
Com certeza você já deve ter ouvido muito que um dos aspectos fundamentais para a manutenção do bem-estar e da qualidade de vida é o cuidado com a saúde mental. Mas muitas vezes acabamos colocando diversos afazeres em um único dia e a rotina, que já é corrida, vai ficando cada vez mais cheia. Consequentemente isso reflete em que? Em uma vida no piloto automático. Deixamos passar despercebido os sinais de que o nosso próprio corpo nos dá.
Quantas vezes você faz uma pausa, para se auto-observar? Os seus pensamentos, ideias e sentimentos estão em harmonia? Como você lida com as suas emoções?
As respostas para essas perguntas podem te ajudar e muito a identificar como anda a sua saúde mental. Doenças como depressão e ansiedade, vem aumentando nos últimos anos, porém muitas vezes elas podem ser evitadas, se conseguirmos identificar a causa do desequilíbrio emocional.
Além disso, uma outra condição e relativamente recente que está ligada a esses transtornos é o Burnout, definido como um transtorno ocupacional, causado por tensão emocional e estresse provocados por trabalho em excesso. Segundo o International Stress Management Association (ISMA-BR), o Brasil é o segundo país com mais casos de Burnout, chocante né? 3 em cada 10 trabalhadores sofrem com tal condição, ou seja, 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt).
E como nutrir a saúde do corpo e mente?
Muitas terapias têm sido utilizadas para tentar minimizar os efeitos causados pelos transtornos mentais. Como terapias com alimentos que contém substâncias que auxiliam na melhora dos quadros de ansiedade, entre elas a suplementação de ômega 3, triptofano e chás calmantes. A meditação e aromaterapia também tem relação de melhora da saúde mental. Estudos mostram que a meditação pode ser benéfica também nas intervenções de redução de risco cardiovascular, contribuindo para melhorar quadros de hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia, acidente vascular cerebral e doença coronariana.
E qual é a explicação disso?
Durante a meditação, áreas do cérebro ligadas a pensamentos positivos são ativadas, e esses mecanismos ativam enzimas que atuam no sistema imunológico, aumentando o número de anticorpos que auxiliam na prevenção de doenças e, consequentemente, fortalecem o sistema imunológico.
Atividade física, nem precisamos falar muito né, também é essencial. Outro aspecto importante é se atentar à qualidade do sono, pois noites mal dormidas afetam as funções cerebrais, de forma que atinge o nosso estado emocional. Isso acontece porque interfere nos nossos níveis de neurotransmissores e hormônios atrelados ao estresse, o que consequentemente pode impactar no aparecimento ou agravamento de transtornos psíquicos.
A acupuntura é outra terapia que pode ser introduzida para auxiliar nos tratamentos da saúde mental. Os pontos da ansiedade, por exemplo, podem ser estimulados através de agulhas colocadas em pontos que irão estimular o nosso sistema nervoso a produzir substâncias analgésicas, para impulsionar a capacidade do corpo em curar-se ou estimular parte do cérebro que controla emoções. A acupuntura estimula pontos específicos que controlam o humor e ajuda na liberação e produção de serotonina, um neurotransmissor ligado a sensação de prazer, sono, concentração e ansiedade.
Os óleos essenciais são outras formas que auxiliam na saúde mental. Eles são retirados de plantas como as flores, folhas, caules e cascas e tem o poder de proporcionar alívio natural contra o estresse e ansiedade. Além disso, auxiliam no restabelecimento da sensação de tranquilidade e calma, melhorando a qualidade de vida. Esse relaxamento ocorre quando essas substâncias são inaladas e entram em contato com o nosso cérebro, que está conectado a sensação de memória e humor. Uma forma natural de acalmar a mente, corpo e alma.
Cuidar da saúde mental não é tão complicado quanto parece. E quanto antes pararmos para olhar para ela, maior a chance de evitarmos problemas a longo prazo.
Referências Bibliográficas
Theis. N et al. The effects of COVID-19 restrictions on physical activity and mentalhealth of children and young adults with physical and/or intellectualdisabilities. Disability and Health Journal. v. 14, p. 101064, 2021.
Sampaio. C.V.S et al. Efficacy of Healing meditation in reducing anxiety of individuals at the phase of weight loss maintenance: A randomized blinded clinical trial. Complementary Therapies in Medicine. v.29, p.1-8, 2016.
Yun. M. R et al.Effects of School-Based Meditation Courses on Self-Reflection, Academic Attention, and Subjective Well-Being in South Korean Middle School Students. Journal of Pediatric Nursing. v. 54, p. 61-68, 2020.
Theis. N et al. The effects of COVID-19 restrictions on physical activity and mentalhealth of children and young adults with physical and/or intellectualdisabilities. Disability and Health Journal. v. 14, p. 101064, 2021.
Leaune. E et al. Self-reported mental health symptoms, quality of life and coping strategies in French health sciences students during the early stage of the COVID-19 pandemic: An online surveySanté mentale, qualité de vie et stratégies de coping des étudiants en santé français au début de la pandémie COVID-19 : une enquête en ligne. L’Encéphale. https://doi.org/10.1016/j.encep.2021.09.002, 2021.
Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício
Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.
Consultora Cientifica na Integralmédica para Blog Nutrify