saude-da-pele-aumento-da-hidratacao-dermica-suplementos-para-pele-blog-nutrify

Saúde da pele: hidratação dérmica, suplementos para pele

Os suplementos mais utilizados e que apresentam hidratação e benefícios para a pele são o ácido hialurônico e o colágeno tipo I.

O ácido hialurônico é naturalmente encontrado no corpo e é composto por várias subunidades com capacidade de atrair e reter água. Este ácido possui propriedades hidratantes e estimulantes do colágeno que tem como função minimizar os efeitos do tempo, como as rugas e linhas de expressão. Além das funções de hidratação, o ácido hialurônico também auxilia na sinalização e reparo de feridas, sendo um componente chave na regeneração dos tecidos quando sofrem lesão. Possui também atividades anti-inflamatórias, imunomoduladoras e propriedades cosméticas. Ele auxilia na retenção do colágeno e elastina, com o avançar da idade a sua redução pode contribuir para a desorganização das fibras de colágeno e elastina. Dessa forma, é possível favorecer o surgimento de linhas finas da pele, rugas e dobras nasolabiais, além de aumentar a secura. A capacidade de reter umidade do ácido hialurônico resulta em uma pele mais macia, lisa e hidratada.

Banner Institucional Nutrify | Blog

O colágeno tipo I também é uma proteína produzida pelo nosso organismo e está presente de forma abundante. É caracterizado por ser uma proteína fibrosa encontrada em todo o reino animal, contém cadeias peptídicas dos aminoácidos: glicina, prolina, lisina, hidroxilisina, hidroxiprolina e alanina. Essas cadeias são organizadas formando as fibras de colágeno, que proporcionam resistência e elasticidade à estrutura presente.  Essa proteína contribui com a melhora da resistência da pele, saúde das unhas, cabelos e é responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo como ossos, músculos, tendões e articulações. A demanda de colágeno e também do ácido hialurônico no organismo pode ser afetada tanto pelo envelhecimento quanto pela má alimentação. Essas alterações não são perceptíveis nos primeiros estágios da vida, mas vão ficando evidentes na maturidade principalmente a partir dos 25 a 30 anos, e a sua deficiência no organismo está relacionada com o aparecimento de rugas e ressecamento da pele, esses sinais podem estar correlacionados com várias circunstâncias como a alimentação e estilo de vida. A partir dos 30 anos ocorre a redução da perda de colágeno, tendo a diminuição de 1% da proteína ao ano.

Há diferentes tipos de colágeno, os quais variam em sua composição, comprimento e estrutura molecular. O tipo I, é o principal componente estrutural da matriz extracelular responsável pela manutenção da estrutura da derme e está cada vez mais sendo indicado na prevenção do envelhecimento.

Os estudos mostram os efeitos benéficos da ingestão do colágeno hidrolisado principalmente quando associado a vitamina C, essa combinação auxilia na melhor obtenção e também na imunidade devido à presença de vitamina C, evitando gripes e resfriados, além da prevenção do envelhecimento precoce da pele. Provavelmente, os peptídeos de colágeno possam aumentar a ação de fibroblastos e a formação de fibrilas de colágeno de uma maneira específica. O colágeno pode ser obtido através de cápsulas ou pó. Sua indicação está relacionada aos efeitos benéficos na estética, saúde da pele, unhas e prevenção das dores nas articulações e melhoras da recomposição da massa óssea. O colágeno hidrolisado e o ácido hialurônico é um ingrediente seguro e que apresenta uma boa biodisponibilidade ao organismo fornecendo os peptídeos reguladores que atuam na melhora de quadros clínicos e seus efeitos benéficos na prevenção do envelhecimento, contribuído com a melhora na autoestima e saúde das pessoas.

  

Referências Bibliográficas

 Hyaluronic acid and its biomedical applications: A review.Engineered Regeneration v1, p.102–113, 2020.

 Bukhari S. N. A et al. Hyaluronic acid, a promising skin rejuvenating biomedicine: A review ofrecent updates and pre-clinical and clinical investigations on cosmeticand nutricosmetic effects. .N.A. Bukhari et al. / International Journal of Biological Macromolecules v.120, p. 1682–1695, 2018.

 Zanardo. V.P.S, Bombana. V.B. Colágeno  Hidrolisado no Combate ao Envelhecimento Cutâneo, Revista Saúde em Foco – n. 11, p.1109-1119, 2019.

 Czajka. A et al. Daily oral supplementation with collagen peptidescombined with vitamins and other bioactivecompounds improves skin elasticity and has abeneficial effect on joint and general wellbeing. Nutrition Rerearch. v. 57, p. 97-108, 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima