Sarcopenia x Sono | Blog Nutrify

Saiba sobre a Sarcopenia x Sono

À medida que envelhecemos, nossa composição corporal começa a mudar, principalmente por meio da perda do músculo esquelético e da força, levando a um declínio nas capacidades funcionais. Este declínio relacionado à idade na massa muscular esquelética é chamado de sarcopenia e geralmente começa por volta dos 40 anos para homens e mulheres. A sarcopenia representa um problema sério para adultos mais velhos porque uma perda de massa e função do músculo esquelético está associada a um risco aumentado de quedas e mortalidade.

Um fator que contribui para o desenvolvimento da sarcopenia é uma sensibilidade reduzida dos adultos mais velhos ao estímulo anabólico da proteína alimentar, denominado “resistência anabólica”. Em outras palavras, os adultos mais velhos precisam de mais proteína para obter os mesmos efeitos de promoção do crescimento observados em adultos jovens.

Por exemplo, enquanto 20 gramas de proteína de soro de leite estimulam ao máximo a síntese de proteína muscular (MPS) em adultos jovens, 35 gramas são necessários para adultos mais velhos. Foi proposto que a dose ideal de proteína é de aproximadamente 0,25 gramas de proteína por quilograma de peso corporal (g/kg) por refeição para adultos jovens e 0,4 g/kg para adultos mais velhos.

No entanto, sabe-se que os idosos têm apetite reduzido que pode limitar a ingestão geral de proteínas durante o dia. Consequentemente, a ingestão noturna de proteína em pessoas idosas foi estudada e sugerida como uma estratégia eficaz para a síntese de proteína muscular.

A proteína ingerida antes de dormir é devidamente digerida e absorvida ao longo da noite, fornecendo precursores para a síntese de proteínas miofibrilares durante o sono em homens idosos saudáveis.

Estudos trazem a sugestão da ingestão de 40g de proteína antes de dormir aumenta as taxas de síntese de proteínas miofibrilares durante o sono noturno favorecendo assim uma maior manutenção em adultos mais velhos.

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