Conceito de qualidade de vida | Blog Nutrify

Saiba o conceito de qualidade de vida

O que é qualidade de vida?

A qualidade de vida apresenta como definição segundo a Organização Mundial de Saúde a percepção do indivíduo em sua inserção na vida em contextos como o da cultura, sistemas e valores que vive, expectativas, entre outros. A qualidade de vida envolve vários fatores como espiritual, social, mental, emocional, bem-estar com familiares e amigos, saúde e saneamento.

Qualidade de vida e saúde

Qualidade de vida e saúde é um dos aspectos de extrema relevância em uma sociedade. São inseridos neste tema questões que vão desde educação, saneamento básico, informação sobre alimentação e prevenção de doenças.

Para uma qualidade de vida e saúde de forma eficaz é necessário ter hábitos alimentares saudáveis, atividade física moderada, saúde mental adequada, saber gerenciar as emoções e o estresse, dentre outros fatores importantes. Todos esses pontos citados são relevantes e deverão ser incluídos em um estilo de vida para se obter uma qualidade de vida e saúde.

Saúde física

Diversos estudos correlacionam o bem-estar físico e mental a prática de atividade física regular. Sua introdução no dia a dia está associada ao reforço na imunidade, prevenção de doenças como as cardíacas, diabetes, obesidade, acidente vascular cerebral, auxílio na hipertensão e transtornos emocionais. Procure orientação de um profissional para avaliar a possibilidade da introdução da atividade física na rotina e faça a que lhe proporciona prazer.

Saúde mental

A saúde mental é um dos aspectos fundamentais para a manutenção da qualidade de vida. É importante ter boas noites de sono, manter uma dieta equilibrada e saber gerenciar as emoções e os pensamentos.

A meditação é uma grande aliada no auxílio da saúde mental, ela pode ser definida como um estado de consciência, uma técnica de autocontrole que serve para acalmar a mente e o corpo, através dela nos possibilita permitir ouvir e melhorar a sabedoria do corpo. O objetivo da meditação é tranquilizar a mente, estar consciente no presente para encontrar um centro calmo em nós mesmos. Estudos mostram que a meditação pode atuar como adjuvante nas intervenções de redução de risco cardiovascular contribuindo para melhorar os quadros de hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia, acidente vascular cerebral e doença coronariana. Além desses benefícios, também pode contribuir para aumentar o relaxamento físico e mental, levando a melhores resultados. A inclusão dessa prática na rotina está relacionada a uma menor prevalência de fatores de risco cardiovascular e doenças. Sampaio et al (2016) verificou  a eficácia da meditação na redução dos níveis de ansiedade em indivíduos em um programa de manutenção e perda de peso.

Pode-se entender e concluir neste estudo que a meditação reduziu de forma consideravelmente a ansiedade dos obesos na fase de manutenção do peso, sendo considerado um recurso eficaz o emagrecimento.

Outro estudo realizado para avaliar os efeitos da Covid 19 sobre atividade física e a saúde mental de crianças e jovens adultos com deficiência física e intelectual mostrou mudanças na saúde mental desses jovens relatando maior sensação de nervosismo, ansiedade, baixo humor, comportamento mais sedentário, aprendizagem, regressão social, fraqueza muscular, dentre outros. Durante a meditação áreas do cérebro ligadas a pensamentos positivos são ativadas, e esses mecanismos ativam enzimas que atuam no sistema imunológico, aumentando o número de anticorpos que auxiliam na prevenção de doenças fortalecendo o sistema imunológico. A meditação também auxilia no alívio dos sintomas da depressão, melhora o humor e o sistema cardiovascular através da respiração, confiança e autocontrole.

A relação do estresse com a qualidade de vida

O estresse faz parte do cotidiano, mas quando não bem gerenciado ou quando é de forma constante prejudica a qualidade de vida devido aos efeitos negativos causados que são desde os físicos aos mentais. Os efeitos negativos observados são desanimo, dores musculares e faltas frequentes em trabalhos, atestados médicos, desmotivação e falta de interesse na realização das atividades. Esses fatores podem prejudicar a qualidade de vida quando não tratados porque podem levar ao desencadeamento de doenças como dores de cabeça, musculares, doenças cardíacas, dentre outras.

Meio ambiente e qualidade de vida

Para garantir um futuro melhor aos nossos familiares e a sociedade, é muito importante desenvolver consciência em relação ao meio ambiente e qualidade de vida. Um exemplo disso é a troca do uso de carros por bicicletas, essa atitude contribui para um planeta mais limpo além de promover qualidade de vida através da saúde adquirida com introdução de práticas de atividades físicas diárias. Fazer separação do lixo doméstico seco pelo orgânico, também é uma forma de ajudar. Essas atitudes nos deixam mais satisfeitos e felizes, além de promover bem-estar.

Qualidade de vida na terceira idade

Para chegar na terceira idade com qualidade de vida é necessário a adoção e introdução de alguns hábitos que devem estar na rotina como atividade física regular, essa prática possibilita maior convívio social, além de proporcionar um corpo mais saudável e promover autoestima. Alimentar-se de forma adequada conforme as necessidades individuais também faz parte de um processo para se ter qualidade de vida. Em alguns casos o uso de suplementos de forma individualizada pode ser indicado para que não haja deficiências nutricionais e para que o sistema imunológico possa ser reforçado. Idosos com qualidade de vida melhor, conseguem seguir a vida de forma mais tranquila sabendo gerenciar as dificuldades e os obstáculos do dia a dia.

Como melhorar a qualidade de vida

Para obtenção da qualidade de vida é necessário seguir algumas dicas:

  •         Leve uma vida mais tranquila
  •         Aprenda a gerenciar as emoções
  •         Cuide da mente
  •         Praticar atividade física moderada, faz bem para qualidade de vida
  •         Alimente-se bem
  •         Dormir bem é fundamental
  •         Tenha uma vida social ativa
  •         Cultive amigos
  •         Valorize a família

Referências Bibliográficas

Disponível em/;https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/260_qualidade_de_vida.html#:~:text=De%20acordo%20com%20a%20Organiza%C3%A7%C3%A3o,expectativas%2C%20padr%C3%B5es%20e%20preocupa%C3%A7%C3%B5es%E2%80%9D. Acesso em 29/05/2021.

Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/educacao-fisica/a-importancia-da-atividade-fisica-para-a-saude. Acesso em 30/05/2021.

Theis. N et al. The effects of COVID-19 restrictions on physical activity and mentalhealth of children and young adults with physical and/or intellectualdisabilities. Disability and Health Journal. v. 14, p. 101064, 2021.

Sampaio. C.V.S et al. Efficacy of Healing meditation in reducing anxiety of individuals at the phase of weight loss maintenance: A randomized blinded clinical trial. Complementary Therapies in Medicine. v.29, p.1-8, 2016.

Disponível em:https://www.corpoacao.com.br/blog/qualidade-de-vida-e-meio-ambiente. Acesso em 31/05/2021.

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