sabia-que-2204-e-o-dia-da-terra-entenda-a-importancia-da-data-blog-nutrify

Sabia que 22/04 é o Dia da Terra? Entenda a importância da data

Criada oficialmente em 2009, data é um marco mundial de conscientização e ação em prol do meio ambiente.

No dia 22 de abril, celebra-se o Dia Internacional da Mãe Terra ou, simplesmente, Dia da Terra. Data criada com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a importância da proteção ambiental, promovendo reflexões e debates a respeito dos problemas que ameaçam o equilíbrio natural do planeta.

O tema de 2021 é Restaurar nossa Terra (Restore our EarthTM)). Um convite à ação para tentar recuperar tudo o que já destruímos.

Como surgiu o Dia da Terra?

A origem da data está relacionada à uma mobilização promovida pelo senador e ambientalista estadunidense Gaylord Nelson, em 1970, a fim de chamar a atenção para os problemas ambientais. Na época, jovens universitários dos EUA protestavam contra a Guerra do Vietnã, e a equipe do senador pensou que faria sentido aproveitar essa força para dar visibilidade também à causa ambiental. Assim, o dia 22 de abril foi escolhido para uma série de protestos, debates e palestras que reuniram cerca de 20 milhões de pessoas em todo o país.

Em 1972, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano discutiu questões ambientais de âmbito global, o que gerou um documento histórico de orientação para políticas internacionais de proteção ao meio ambiente. Mas foi apenas em 2009 que o Dia Internacional da Terra foi instituído oficialmente pela Assembleia Geral da ONU.

As grandes ameaças ambientais: conhecer para combater!

Infelizmente, os problemas ambientais são muitos e bastante diversos. Cada país ou região sofre com questões diretamente relacionadas a seus ecossistemas e sociedade, mas existem grandes ameaças globais. Até porque, quando falamos de meio-ambiente, tudo funciona em um complexo e delicado equilíbrio. Um problema aparentemente localizado pode ter consequências que vão muito além do que imaginamos.

Entre as questões que mais impactam a saúde do nosso planeta (e a nossa, consequentemente) podemos destacar: desmatamento desenfreado, extinção de espécies, degradação do solo, escassez de água potável, pela contaminação de rios e mananciais, e poluição atmosférica. Por fim, as mudanças climáticas, decorrentes da combinação de muitos desses fatores.

O que fazer para mudar o cenário de destruição ambiental?

Ações conjuntas entre governos, cidadãos e indústria podem, sim, reverter o quadro de devastação do planeta. Ninguém disse que será fácil, mas é possível.

Promover reflorestamento de áreas devastadas; reduzir emissões de carbono em todos os setores; fazer a transição para matrizes energéticas limpas, diminuindo a dependência de combustíveis fósseis, e priorizar a agricultura regenerativa são algumas das medidas essenciais a serem tomadas com rapidez.

Do ponto de vista individual, temos que pensar que nossas casas são pontos de partida muito importantes para proteger a natureza e a vida na Terra. Por isso, é essencial reduzir o lixo que produzimos, economizar energia e água, consumir de forma consciente e ampliar o ciclo das mercadorias que consumimos, reaproveitando, compartilhando e reciclando o máximo possível.

Pode parecer pouco, mas em um mundo com mais de 7,5 bilhões de habitantes, a multiplicação de ações individuais tem consequências de alto impacto.

Dicas para cuidar da Terra no dia a dia:

Aproveitar o Dia da Terra como incentivo para ampliar nosso conhecimento sobre o tema e mudar algumas atitudes cotidianas é uma ótima ideia! Afinal, é para isso mesmo que ele foi criado. Fizemos uma pequena listinha para te ajudar:

Economize energia

Evite deixar luzes acessas quando não houver ninguém no ambiente; desligue o modo stand by dos equipamentos quando for dormir; aproveite a iluminação natural, sempre que possível, e priorize lâmpadas LED.

Economize água

Reduza o tempo de banho; reaproveite a água do enxague da máquina de lavar roupas para lavar o quintal ou a calçada; mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes; conserte vazamentos rapidamente; informe-se sobre pegada hídrica e veja como reduzir a sua.

Reduza seu lixo doméstico ­

Evite embalagens descartáveis; separe seu lixo entre reciclável e orgânico, e faça o descarte em local adequado para cada finalidade; priorize produtos que possam ser reutilizados muitas vezes.

Procure reduzir suas emissões de carbono

Diminua seu consumo de carne, adotar a Segunda sem Carne pode ser um ótimo começo; se possível, desloque-se mais a pé, de bicicleta ou transporte público e menos de carro; prefira consumir produtos da estação e dê preferência a produtores locais.

Estimule outras pessoas a fazerem sua parte

Compartilhe informações sobre questões ambientais com seus amigos, converse sobre o tema. Muitas pessoas insistem em hábitos nocivos à natureza por falta de informação ou por acharem que é impossível mudar. Seu exemplo pode inspirar!

Preservar não é “coisa de ecologista”, mas responsabilidade de todos nós

Precisamos “Restaurar nossa Terra” não apenas porque nos preocupamos com as belezas naturais, mas porque elas são absolutamente necessárias à nossa própria sobrevivência como espécie. Pensar em saúde e bem-estar humano sem considerar a preservação ambiental é algo totalmente incoerente.

Manter a Terra saudável é o único caminho para que futuras gerações ainda tenham condições de se alimentar, trabalhar e viver de forma plena e feliz.

Recentemente, o Dali Lama lançou o livro A nossa única casa, no qual diz que cuidar do nosso planeta nada mais é do que cuidarmos de nós mesmos. Corretíssimo, não é mesmo?

Para saber mais e se engajar:

Você pode acessar a programação on-line do Dia da Terra 2021, assistir às palestras e conhecer algumas ações de combate à destruição da natureza. Entre elas, existe até uma petição para que todas as escolas do mundo incluam em seu currículo a educação ambiental. Saiba mais em:

www.limpabrasil.org/diadaterra/

Fontes:

https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/sustentabilidade/o-que-e-e-como-surgiu-o-dia-da-terra,7fa91de8afdd8faad7396b9613bd12f89kktuvuc.html

 https://www.earthday.org/

 https://www.limpabrasil.org/diadaterra

https://en.wikipedia.org/wiki/Gaylord_Nelson

https://www.worldometers.info/br/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima