retrospectiva-2020-6-boas-noticias-sobre-sustentabilidade-blog-nutrify

Retrospectiva 2020: 6 boas notícias sobre sustentabilidade

Nem só de bad news vivemos neste ano! Mesmo sem tanto destaque, as boas notícias também tiveram espaço. Relembre algumas!

A gente sabe que 2020 não foi fácil para ninguém. Foram muito desafios, individuais e coletivos, que precisamos enfrentar. Nesse cenário, acompanhar as notícias diárias, muitas vezes, aumentava ainda mais o estresse e a ansiedade.

Mas nem só de más notícias se fez este ano! Agora que estamos na reta final, vale lembrar que, apesar de todas as dificuldades, coisas boas também aconteceram. Além de trazer um quentinho para o coração, isso nos ajuda a manter o foco no futuro que a gente espera e pode ajudar a construir.

Este post é uma espécie de presente de Natal para nossa esperança. Vamos rever algumas boas notícias sobre meio ambiente e sustentabilidade que, no meio de tantas urgências, podem ter passado despercebidas no rodapé dos jornais ou em algum post perdido na sua timeline.

Sementes de inspiração para o ano que chega!

6 boas notícias sobre sustentabilidade de 2020 (que talvez você não tenha visto):

NO BRASIL

Venda de alimentos orgânicos cresceu 50% só no primeiro semestre.

Levantamento feito pela Organis (Associação de Promoção dos Orgânicos) mostrou que o consumo de alimentos de origem orgânica mais que dobrou no país apenas no primeiro semestre de 2020.

A preocupação de incluir mais alimentos naturais e saudáveis na dieta, assim como reduzir o consumo de produtos ultraprocessados e cheios de químicos, tem aumentado entre os brasileiros. Durante a pandemia, a atenção à saúde ganhou ainda mais foco, com isso, muitas famílias colocaram em prática algumas mudanças de hábito que andavam apenas “na ideia”. O desafio de popularizar o consumo de orgânicos ainda é grande, mas é reconfortante perceber que cada vez mais pessoas estão aderindo a esses produtos.

Em Salvador (BA), o projeto Vá de Bike cresceu 72%.

Em outubro de 2020, o programa de aluguel de bicicletas na capital baiana registrou 104.027 viagens sobre duas rodas, contra 60.449 no mesmo período de 2019.

Depois de meses de confinamento mais intenso, muitos soteropolitanos parecem ter repensado suas alternativas de deslocamento urbano. Com isso, um grande número de pessoas viu na bicicleta uma alternativa de mobilidade adequada aos novos tempos: além de preservar o distanciamento preventivo contra a COVID-19, ainda traz ganhos para a saúde e ajuda a melhorar a qualidade do ar da cidade. Tomara que essa “moda” tenha vindo para ficar!

Bairro na periferia de São Paulo ganha restaurante e armazém de orgânicos contra “deserto alimentar”.

Foi inaugurado no Campo Limpo Paulista, bairro periférico da capital, o restaurante Organicamente Rango, comandado pela chef Tia Nice. No cardápio, comida de verdade, feita com ingredientes frescos e naturais. Entre os diversos pratos, destacam-se Bobó de Shimeji, Nhoque de Mandioca e Baião de Dois (tradicional e vegetariano), todos vendidos a R$ 20,00. Ao lado do restaurante, nasceu também o primeiro armazém orgânico da periferia, onde são vendidos ingredientes oriundos de agricultura familiar e agroecológica. Duas iniciativas muito importantes para combater os chamados “desertos alimentares”, termo que define regiões onde o acesso a alimentos in natura ou minimamente processados é muito difícil, reduzindo seu consumo a níveis críticos.

NO MUNDO

Boom de nascimentos de elefantes em parque do Quênia.

Em 2020, somente no Amboseli National Park, 170 bebês elefantes vieram ao mundo contra 113 em 2018 (a comparação com 2019 não é ideal, pois a gestação desses animais dura 22 meses).

Infelizmente, os elefantes ainda são muito ameaçados em seus habitats, vítimas de diversos fatores que colocam um fim precoce à vida desses animais naturalmente tão longevos: de secas provocadas pelas mudanças climáticas à caça ilegal, que alimenta o comércio do marfim. O Quênia, no entanto, tem adotado ações efetivas de combate à caça com bons resultados. A população de elefantes no país vem, lentamente, crescendo nos últimos anos. Só de imaginar 170 dessas fofuras nascendo livres você já deu até um sorrisinho, né?

Mais flores, menos agrotóxicos. Uma antiga técnica agrícola volta a ser usada na Inglaterra.

Pesquisadores do Centro de Ecologia e Hidrologia do Reino Unido estão conduzindo um projeto que busca usar flores como aliadas no combate a pragas agrícolas, reduzindo assim o uso de agrotóxicos para esse fim.

A técnica consiste em plantar faixas de flores silvestres no meio das plantações comerciais, como forma de atrair predadores naturais das pragas que as afetam. Por exemplo, existe uma espécie de vespa que se alimenta de pulgões, mas também precisa de pólen e néctar de flores, por isso não sobrevive em plantações convencionais. Já as plantações floridas são capazes de atraí-las e ajudar a proteger o cultivo principal.

No Canadá, garrafas de vinho estão se transformando em pontes.

Até o final do ano que vem, a cidade de Montreal terá duas pontes construídas com a utilização de garrafas de vinho. A primeira obra já está em estágio avançado, e a segunda será iniciada no ano que vem. Ambas terão em sua estrutura uma mistura de 70 mil garrafas de vinho e 40 mil quilos de cimento. Segundo o engenheiro-chefe do projeto, Étienne C. Bellemare, além de favorecer o meio ambiente, o uso do vidro reciclado aumenta a durabilidade do concreto.

A reutilização de resíduos em projetos de engenharia, como parte do esforço para reduzir os efeitos das mudanças climáticas, não é uma novidade na cidade. Montreal utiliza pó de garrafas de vidro em sua pavimentação desde 2011. As novas pontes, no entanto, prometem trazer uma estética que vai valorizar ainda mais o material.

Com essas boas notícias, a gente espera deixar seu finzinho de 2020 um pouco mais leve. Que elas se multipliquem no ano que vem!

Referências:

https://www.portalecoera.com.br/gastronomia/consumo-de-alimentos-organicos-cresce-mais-de-50-no-brasi/

https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2020/10/20/restaurante-luta-contra-deserto-alimentar-e-leva-organicos-para-periferia.htm

https://jornaldeboasnoticias.com.br/agricultores-voltam-ao-metodo-antigo-plantam-flores-silvestres-para-controlar-pragas-e-substituir-o-uso-de-veneno/

https://www.npr.org/2020/08/14/902177466/some-good-news-an-elephant-baby-boom-in-one-kenyan-national-park

https://www.ecycle.com.br/component/content/article/38-no-mundo/8657-montreal-constroi-pontes-com-garrafas-de-vinho-recicladas.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima