A microbiota intestinal é a maior comunidade simbionte hospedada no organismo humano, e contribui sendo um fator essencial na relação entre hábitos alimentares e saúde. Existem muitos fatores que contribuem para moldar a colonização, crescimento, composição e diversidade microbiana intestinal. Os principais fatores que afetam a colonização e diversidade microbiana incluem: idade, genética, modo de parto ao nascer, método de alimentação em bebês, medicamentos (por exemplo, antibióticos), dieta, dentre outros1.

A dieta habitual (dietas onívoras ocidentais, agrárias e mediterrâneas, dietas vegetarianas, veganas e sem glúten) impulsiona a composição da microbiota intestinal. Micróbios comensais fazem a decomposição, absorção e metabolismo dos principais constituintes da dieta, contribuindo, por exemplo, para a decomposição de substratos alimentares indigestos, biossíntese de vitaminas, transformação de compostos em bioativos e produção de vários gases como subprodutos da fermentação2.

Dentro dos componentes da dieta (principalmente fibras, proteínas, gorduras e polifenóis), parecem ser os principais condutores das vias metabólicas da microbiota intestinal, que por sua vez influenciam diretamente o metaboloma humano. A fonte de nutrientes mais importante da dieta para a microbiota intestinal são os carboidratos não digeríveis, cuja fermentação produz acetato, propionato e butirato – chamados ácidos graxos de cadeia curta (AGCC)3.

Estudos clínicos e pré-clínicos sugeriram que o tipo e a quantidade de proteína na dieta têm efeitos substanciais na microbiota intestinal. As proteínas são parte integrante de uma dieta saudável, uma vez que, alguns aminoácidos não são produzidos no organismo humano eles devem ser obtidos de alimentos. Por outro lado, o consumo inadequado de proteínas pode resultar em diferentes distúrbios. Cerca de 10% da proteína da dieta atinge o cólon4.

É importante notar que, embora as bactérias fermentem aminoácidos, elas metabolizam as proteínas animais e vegetais de maneira diferente. Consequentemente, a composição microbiológica de veganos, vegetarianos, onívoros e dietas com alto consumo de carne vermelha difere bastante5.

Efeito da proteína na microbiota

Para esclarecer o impacto das proteínas na composição e funcionalidade da microbiota intestinal, é necessário levar em consideração a quantidade, a qualidade, o histórico de processamento da proteína (que afeta a digestão, apresentação e a função geral da proteína) e a fonte. Fontes de proteína com uma composição diferente de aminoácidos podem impactar de maneira diferente na microbiota intestinal. Alguns estudos sugerem que proteínas derivadas de plantas são mais úteis do que proteínas derivadas de animais para a microbiota6.

A mudança na composição e atividade da microbiota intestinal em voluntários saudáveis ​​foi investigada. A dieta baseada em animais aumentou a gordura e as proteínas e diminuiu o teor de fibras, enquanto a dieta baseada em vegetais aumentou as fibras e diminuiu o conteúdo de gorduras e proteínas. A dieta baseada em animais aumentou significativamente os níveis de ácido desoxicólico fecal (DCA), que é um metabólito secundário dos ácidos biliares produzidos pelo metabolismo microbiano. Concentrações elevadas de DCA podem contribuir para distúrbios microbianos na dieta animal, pois esse ácido biliar pode inibir o crescimento de membros dos filos Bacteroidetes e Firmicutes7. Uma mudança na proporção Bacteroidetes / Firmicutes com uma proporção reduzida de Bacteroidetes foi associada a obesidade e distúrbios crônicos.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde para a ingestão de proteínas em adultos, considerando um balanço líquido de nitrogênio, é de 0,83 g / kg de peso corporal / dia. Como os atletas têm um gasto maior de nutrientes, a American Dietetic Association e o American College of Sports Medicine recomendam uma faixa de ingestão de 1,2 a 2 g / kg de peso corporal / dia para atletas treinados em resistência e força. Vários estudos mostraram que a ingestão de suplementos de proteína aumenta a massa muscular e melhora o desempenho esportivo8.

Embora os atletas possam exigir uma maior ingestão de proteínas, dietas ricas em proteínas podem afetar a composição da microbiota e funcionar através da fermentação de aminoácidos no cólon, que produz metabólitos indesejáveis ​​(por exemplo, fenol, sulfeto de hidrogênio e aminas) e uréia e tendem a levar a um pH fecal mais alto9.

Fenóis, certas aminas e sulfeto de hidrogênio têm um papel conhecido na doença do intestino irritável, câncer de cólon, aumento da permeabilidade intestinal, inflamação, dano ao DNA e muito mais10. Embora tenha sido sugerido que a fonte de proteínas tenha um grande efeito na composição da comunidade bacteriana, outros estudos mostraram que a quantidade de proteínas também é muito importante em seu efeito na modulação microbiana intestinal11.

A ingestão inadequada de proteínas prejudica o sistema imunológico, resultando em aumento da incidência de infecções. O exercício prolongado também está associado a uma queda na concentração plasmática de glutamina e foi hipotetizado que essa diminuição poderia prejudicar a função imune e aumentar a suscetibilidade a infecções e inflamação intestinal12.

A glutamina é o aminoácido mais abundante no sangue humano, músculo esquelético e o pool de aminoácidos livres. A nível intestinal, promove a proliferação de enterócitos, regula proteínas de junção apertadas, melhora a função da barreira intestinal e reduz a resposta inflamatória intestinal. Analisando a intervenção da ingestão oral de 30 g por dia de L-glutamina por um curto período (14 dias) em adultos com sobrepeso e obesos, observou-se uma alteração na composição da microbiota intestinal, o número de bactérias do gênero Veillonella diminuiu, enquanto o número de Prevotella aumentou13.

Foi relatado que uma quantidade aumentada de Veillonella está associada a níveis mais altos de inflamação intestinal e ao desenvolvimento de colite e doença de Crohn, pelo contrário, um aumento da abundância do gênero Prevotella foi descrito como um escudo contra inflamação e doenças não infecciosas do cólon. Esses achados sugerem que a suplementação de glutamina em humanos pode promover uma composição de microbiota mais saudável, com implicações anti-inflamatórias. No entanto, embora esses efeitos benéficos sejam bem documentados em estudos realizados em animais, a literatura em humanos ainda é escassa, tornando necessário o desenvolvimento de mais estudos14.

Os efeitos do consumo prolongado de suplementos de alta proteína na microbiota intestinal e na fermentação de aminoácidos ainda não foram investigados em desportistas recreativos e usuários de suplementos de proteína no estilo de vida15.

Considerações finais

Uma dieta rica em proteínas nem sempre leva a danos tóxicos, como regra, distúrbios estão associados com um desequilíbrio de nutrientes. As fibras alimentares aumentam a massa fecal, reduzem o tempo de trânsito fecal e alimentam as bactérias intestinais. Isso resulta em menor concentração de metabólitos tóxicos e reduz o impacto dos metabólitos da fermentação de proteínas na mucosa intestinal. Portanto, amidos resistentes, prébioticos e probióticos podem reduzir a proporção dos produtos de fermentação protéica em humanos, reduzindo os níveis de proteínas proteolíticas. Além disso, diferentes métodos de cozimento e o tipo de proteína podem ter efeitos diferentes na no intestino. Sugerindo assim que até o tipo de carne pode influenciar os perfis de fermentação na microbiota intestinal humana16.

 

Referências Bibliográficas

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Aluno: Victor Moura de Melo

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