Relação da suplementação de Cranberry na profilaxia da infecção urinária | Blog Nutrify

Suplementação de Cranberry na profilaxia da infecção urinária

A infecção urinária é uma patologia muito comum e recorrente em mulheres. A sua causa pode ser devido a inúmeros fatores e muitas vezes o tratamento segue com o uso de antibióticos, e esse uso frequente pode impactar também nas bactérias da flora intestinal. Algumas medidas profiláticas são sugeridas para que possa diminuir ou minimizar os casos de recorrência de infecção urinária como a ingestão de líquidos, higiene pessoal e suplementos com cranberry. Sempre procure orientação de um médico especialista e converse sobre os sintomas que está sentindo, o médico irá orientá-lo sobre qual o melhor tratamento para aquele momento.

Banner Institucional Nutrify | Blog

Um estudo realizado para avaliar a eficácia de uma combinação de cranberry, lactobacillus rhamnosus e vitamina C no tratamento de infecções recorrentes em mulheres com infecção do trato urinário mostrou-se eficaz. Os participantes do estudo foram tratados com 120 mg de extrato de cranberry , 1 bilhão de Lactobacillus rhamnosus e 750mg de vitamina C  por via oral três vezes ao dia. Além da ingestão do suplemento, os participantes também foram orientados em relação a beber pelo menos dois litros de água, urinar em momentos corretos, baixo consumo de cafeína, álcool e especiarias e realizar atividade física moderada. O resultado desse estudo se mostrou eficaz, isso deve-se a grande fonte de flavonóides presentes nas cranberries e devido a capacidade antiaderente contra a Escherichia Coli uropatogênica. Outro estudo utilizou capsulas de cranberry após a cirurgia ginecológica onde um cateter é colocado e que pode implicar em riscos de infecção urinaria de até 10 a 64% do risco. Os autores observaram que o grupo que recebeu o uso de cranberry foi significativamente menor a ocorrência de infecção urinária em comparação ao grupo placebo reduzindo a taxa de infecção pela metade. Apesar de mais estudos sobre doses e efeitos da suplementação de cranberry ser necessário, esses estudos têm se mostrado eficaz como um auxiliador na profilaxia dessa patologia que afeta uma grande parte da população e que traz complicações quando não tratada ou controlada.

Referências Bibliográficas

Montorsi. F et al. Effectiveness of a Combination of Cranberries, Lactobacillus rhamnosus, and Vitamin C for the Management of Recurrent Urinary Tract Infections in Women: Results of a Pilot Study. European Urology. v. 70, p. 912-915, 2016.

Foxman. B et al. Cranberry juice capsules and urinary tract infection after surgery: results of a randomized trial. American Journal of Obstetrics and Gynecology. V. 213, n. 2, p. 94-98, 2015.

Texto elaborado por Roberta Saraiva Giroto Patrício.

CRN: 21984

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. No Laboratório de Dieta, Nutrição e Câncer.

Tema do Mestrado: Desenvolvimento de Material Educativo Digital para Divulgação Científica e Tecnológica da Nutrigenômica.

Capítulo de livro: Roberta Saraiva Giroto Patrício, Thomas Prates Ong. Nutrigenômica. in Dan L Waitzberg. Fisiologia da Nutrição: na saúde e na doença. Editora Atheneu 2013.

E-Book Sociedade Brasileira de Mastologia: Estilo de vida após o câncer (Hábitos e vícios, dieta e atividade física) 2021.

Experiência na área de saúde hospitalar e consultório com atendimento personalizado e individualizado. Atualmente consultora cientifica para blog da Nutrify.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima