Qual a importância do zinco no organismo

Qual é a importância do Zinco para o organismo?

Qual é a importância do Zinco para o organismo? Isso é algo que vale a pena saber se você busca sempre uma alimentação rica em micronutrientes, capaz de favorecer a saúde e o bem-estar. Por isso, neste texto apresentamos a você um overview sobre o tema.

O Zinco é um mineral surpreendentemente influente, embora frequentemente subestimado, em nossa saúde.  

Esse micronutriente, discreto em sua presença, desempenha papéis fundamentais que vão muito além do que podemos perceber no dia a dia. 

Continue lendo e descubra informações importantes sobre qual é a importância do Zinco no organismo.  

Qual é a importância do Zinco no organismo: funções desse mineral.

O Zinco é um elemento multifuncional essencial para o corpo humano, uma vez que atua em diversos processos fisiológicos, incluindo o crescimento e desenvolvimento celular, metabolismo, funções cognitivas, reprodutivas e do sistema imunológico. 

Esse mineral está relacionado à  prevenção e ao tratamento de várias doenças e também tem impacto significativo no microbioma intestinal​​. Além de estar envolvido em numerosos processos metabólicos, incluindo a transcrição gênica e o metabolismo de proteínas, lipídios e ácidos nucleicos. 

Adicionalmente, o Zinco é fundamental para todas as células imunológicas e para uma resposta imune eficiente e equilibrada a vários estressores ambientais. 

Ele desempenha um papel importante também na hematopoiese (processo de formação e maturação de células sanguíneas), incluindo a diferenciação em subtipos de células imunes, e é crucial durante a ativação e funcionamento das células imunes.

Ou seja, está associado a respostas imunes específicas a bactérias, parasitas e vírus. 

Quais são os alimentos ricos em Zinco?

Os alimentos ricos em Zinco incluem:

  • carnes vermelhas;
  • frutos-do-mar, especialmente ostras;
  • leguminosas;
  • sementes e nozes;
  • produtos lácteos;
  • cereais integrais;
  • ovos;
  • vegetais de folhas verdes.

Qual é a importância do Zinco no organismo: sintomas da falta de Zinco

A deficiência de Zinco pode se manifestar de várias maneiras, incluindo:

Problemas de cicatrização

O Zinco é fundamental para a reparação e manutenção da integridade da pele. Sua deficiência pode retardar o processo de cicatrização de feridas devido ao seu papel na síntese de colágeno, proliferação celular e resposta inflamatória​​.

Perda de apetite

A falta de Zinco também afeta o apetite e o paladar. Afinal, o Zinco é essencial para o funcionamento normal dos sentidos do gosto e do olfato.

Queda de cabelos

A deficiência desse micronutriente pode levar à queda de cabelo, uma vez que ele é necessário para a divisão celular e o crescimento dos fios capilares.

Queda imunológica

A deficiência de Zinco também resulta em uma função imunológica comprometida. 

Até porque o desenvolvimento e a função de células imunológicas, como linfócitos e macrófagos, precisam do Zinco. A deficiência desse mineral pode levar a uma resposta imune diminuída e aumento do risco de infecções​​.

Problemas no raciocínio

Também vale destacar a importância desse micronutriente para a função cerebral e cognitiva. A deficiência de Zinco tende a afetar negativamente a função cognitiva, levando a problemas no raciocínio e na concentração​​.

Benefícios do Zinco no organismo

Vamos conhecer agora os principais benefícios desse micronutriente.

Prevenção do Alzheimer

O Zinco tem papel significativo na prevenção e progressão da doença de Alzheimer. 

Estudos epidemiológicos sugerem que a suplementação de Zinco está associada à redução do risco e desaceleração do declínio cognitivo em pessoas com Alzheimer e comprometimento cognitivo leve. 

Em modelos animais da doença de Alzheimer, foi observado que a deficiência de Zinco acelerou o déficit de memória relacionado a esse quadro sem alterar a carga de placas amiloides no cérebro. 

A suplementação de Zinco, por sua vez, inibiu a ativação do complexo inflamatório NLRP3, sugerindo que o status de Zinco está ligado à reatividade inflamatória e pode ser modificado em pessoas para reduzir o risco e retardar a progressão da doença de Alzheimer​​​​.

Melhora no sistema cardiovascular

Vários estudos demonstraram que o Zinco tem efeitos benéficos na prevenção de doenças cardiovasculares. 

A deficiência de Zinco pode estar associada ao desenvolvimento de eventos de doenças cardiovasculares em pacientes com doença renal crônica. 

O micronutriente também está envolvido na regulação do estresse oxidativo, inflamação e homeostase do óxido nítrico, todos fatores relevantes para a saúde cardiovascular​​​​.

Combate o diabetes

O Zinco pode ter um papel protetor contra o diabetes mellitus tipo 2 (T2DM). Uma revisão sistemática e meta-análise mostrou que uma ingestão moderadamente alta de Zinco na dieta pode reduzir o risco de T2DM em até 13% e em até 41% em áreas rurais. 

Além disso, pesquisas indicam que o Zinco tem potencial na prevenção da cardiomiopatia e nefropatia diabéticas devido ao seu papel antiestresse oxidativo e na sensibilização das vias de sinalização da insulina​​​​​​.

Benefícios para a fertilidade

Nos homens, é crucial para a produção e a qualidade do esperma, e sua deficiência pode levar a uma redução na contagem de espermatozoides e na motilidade espermática.

Nas mulheres, o Zinco é importante para o processo de crescimento do óvulo e sua maturação. Estudos também sugerem que o Zinco tem um papel na regulação hormonal e na ovulação. 

Nesse sentido, a suplementação de Zinco é capaz de melhorar a saúde reprodutiva e é considerada benéfica para pessoas que tentam conceber​​​​.

Cicatrização mais rápida

O Zinco está envolvido na síntese de colágeno, divisão celular e resposta inflamatória — todos processos críticos na cicatrização de feridas. 

Logo, a suplementação de Zinco contribui para acelerar a cicatrização de feridas, especialmente em indivíduos com níveis baixos desse mineral​​​​.

Conclusão

Compreender a importância do Zinco no organismo nos ajuda a manter a atenção a aspectos essenciais de nosso autocuidado nutricional que podem passar despercebidos, mas têm impacto significativo em nossa qualidade de vida. 

É um convite para nos atentarmos às necessidades do nosso corpo, nutrindo-o não apenas com o que é necessário, mas com o que é benéfico. 

Nessa jornada suplementos podem ser ferramentas bastante valiosas e convenientes. Lembrando que identificar corretamente as necessidades de suplementação, bem como a melhor forma de fazê-la, é atribuição exclusiva de profissionais nutricionistas ou médicos. 

Se for suplementar Zinco, conheça nosso Zinco em cápsulas!

Referências

KIOURI, Despoina P. Multifunctional role of zinc in human health: an update. 2023. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10539547/. Acesso em: 24 jan. 2024

MAXFIELD, Luke; SHUKLA, Samarth; CRANE, Jonathan S.. Zinc Deficiency. 2023. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK493231/. Acesso em: 24 jan. 2024.

TAMURA, Yukinori. The Role of Zinc Homeostasis in the Prevention of Diabetes Mellitus and Cardiovascular Diseases. 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8592709/. Acesso em: 24 jan. 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima