Quais são os sintomas de intolerância à lactose? | Blog Nutrify

Quais são os sintomas de intolerância à lactose?

A intolerância à lactose é um sintoma muito comum na população. Há uma estimativa de que 70% da população possa manifestar sintomas de intolerância à lactose. A lactose é um açúcar presente no leite, quando ocorre a ingestão de leites e derivados é necessário a presença da enzima lactase para quebrar a lactose presente no leite e derivados. Algumas pessoas apresentam redução dessa enzima que pode ser pouca produção ou nenhuma, e quando há baixa produção da enzima lactase em nosso organismo a pessoa é diagnosticada com intolerância à lactose. Essa intolerância provoca uma série de desconfortos como diarréias, cólicas, produção de gases e outros que precisam ser descoberto as suas causas através de exames específicos.

Banner Institucional Nutrify | Blog

O que é a intolerância à lactose?

A intolerância à lactose pode ser compreendida como a produção reduzida ou nenhuma da enzima lactase. Essa enzima é importante para fazer a digestão da lactose um açúcar presente no leite e derivados.

Quais são os sintomas da intolerância à lactose?

Os sintomas são variados, algumas pessoas sentem de forma bem rápida e outras demoram um pouco, podendo ser minutos ou horas após o seu consumo.

Diarréia

A diarréia é um dos sintomas muito comuns quando a pessoa apresenta intolerância à lactose. A lactose possui a capacidade de atrair água e eletrólitos, acarretando quadros de diarreias quando há ausência da enzima lactase que quebra esse açúcar.

Cólicas

As cólicas também fazem parte do sintoma de intolerância à lactose, essas cólicas variam com a intensidade da intolerância das pessoas.

Quais são os sintomas de intolerância à lactose? | Blog Nutrify

Gases

Os gases ocorrem devido a fermentação bacteriana resultando em produção de gases, provocando desconforto abdominal.

Dor de cabeça

Algumas pessoas relatam enxaqueca ao consumir os produtos derivados do leite, essa explicação pode estar relacionada a produção de gases devido a má ação da enzima lactase. Quando não ocorre a quebra da lactose há formação de gases como o metano que pode provocar irritabilidade, dores musculares e a dor de cabeça.

Dor muscular ou articular

A produção de gases e mal-estar provocados pela ação insuficiente da enzima lactase provoca uma série de desconfortos que contribui para as dores musculares e nas articulações. Cada pessoa relata intensidade e tipo de sintoma de forma diferente, é muito importante conversar com o seu médico e nutricionista para que possa individualizar o tratamento.

Manchas vermelhas na pele

Manchas vermelhas também podem aparecer em pessoas com intolerância à lactose. Na verdade, o corpo passa a sinalizar que algo no corpo está errado e é muito importante estar atento aos sinais e sintomas, cada detalhe passado ao especialista que solicita auxílio será de muita valia para que se chegue a conclusão de um diagnóstico mais eficiente.

Quais alimentos são proibidos para intolerantes à lactose?

Os alimentos proibidos na intolerância à lactose são bem individualizados e se baseiam na exclusão ou redução de alimentos que tem a lactose presente. Essa orientação vai ser tomada após a orientação de um especialista depois de verificar a intensidade dessa intolerância. Em geral os alimentos proibidos são: creme de leite, manteiga, leite condensado, iogurtes, queijos, preparações com leite como os cremes e certos doces. Ao consumir produtos industrializados é importante ler o rótulo dos alimentos.

E quais alimentos possuem zero lactose?

Atualmente há inúmeros produtos e de qualidade destinados às pessoas que apresentam intolerância à lactose. Verifique a informação nos rótulos dos alimentos como os cremes de leites, iogurtes, leites, doce de leite, queijos, manteigas e outros. Eles devem conter a informação zero lactose.

Como identificar nos rótulos que um produto pode ter lactose?

A rotulagem nutricional tem como função fornecer informações ao consumidor sobre a composição do produto adquirido. Atualmente essa exigência tem crescido e as empresas têm se adaptado cada vez mais para oferecer aos seus clientes segurança em relação a alimentação.

Quais são os sintomas de intolerância à lactose? | Blog Nutrify

Como é diagnosticada a intolerância à lactose?

Para o diagnóstico de intolerância à lactose é importante procurar um especialista como um gastroenterologista e relatar os seus sinais e sintomas. Após uma conversa detalhada o médico irá solicitar alguns exames específicos para confirmar a presença de intolerância à lactose.

Quais são os tratamentos da intolerância à lactose?

O tratamento para intolerância à lactose depende de pessoa a pessoa e do grau de intolerância, podendo ser solicitado a exclusão total de alimentos que contenham lactose ou somente a redução do consumo. Algumas pessoas conseguem tolerar iogurtes e queijos e o consumo de algumas porções podem não implicar em prejuízos. Há também a possibilidade de ingerir enzimas que irão digerir a lactose.  

Receitas

Vitamina Zero lactose

200 ml de leite sem lactose

5 morangos

½ banana prata

1 colher de chá de chia

1 colher de sopa de mel

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e ingira a seguir.    

Bolo de cenoura sem lactose

2 cenouras médias em rodelas

1 ½ xícara de chá de açúcar

4 ovos

1 xícara de farinha de trigo

½ xícara de farinha de aveia

1 xícara de óleo

1 colher de chá de fermento químico

Modo de Preparo

Bata os ovos e o açúcar bem. Após esse processo adicione o óleo e a cenoura e bata bem. Adicione a farinha de trigo e a farinha de aveia aos poucos e em seguida o fermento. Coloque em uma assadeira untada com óleo de coco e farinha e leve ao forno a 180 graus até que fique dourado em cima.

Conclusão

A intolerância à lactose tem sido observada em uma grande parte da população. É muito importante estar atento aos sintomas de seu corpo e procurar auxílio de um médico e um nutricionista para que possa realizar em conjunto um tratamento mais direcionado e eficaz. O mercado de alimentos tem se preocupado com esse tipo de público e cada vez mais tem sido observado produtos com o rótulo escrito sem lactose.

Referências Bibliográficas

Disponível em: https://minhasaude.proteste.org.br/o-que-e-a-intolerancia-a-lactose/?gclid=Cj0KCQjwtrSLBhCLARIsACh6Rmhn-98rL6DOyEn5M6mUrX4Hcpn5a8YKV8sjLNkVJOLsfjJYrlIzkXcaAnwuEALw_wcB. Acesso em 18/10/2021.

Disponível em : https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/08/21/intolerancia-a-lactose-pode-gerar-colicas-e-gases-em-excesso-entenda.htm. Acesso em 18/10/2021.

Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/07/28/intolerancia-a-lactose-pode-provocar-enxaqueca.htm. Acesso em 18/10/2021.

Texto elaborado por Roberta Saraiva Giroto Patrício.

CRN: 21984

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. No Laboratório de Dieta, Nutrição e Câncer.

Tema do Mestrado: Desenvolvimento de Material Educativo Digital para Divulgação Científica e Tecnológica da Nutrigenômica.

Experiência na área de saúde hospitalar e consultório com atendimento personalizado e individualizado.

Atualmente consultora cientifica para blog da Nutrify.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima