Quais são os benefícios da Pitaya? | Blog Nutrify

Quais são os benefícios da Pitaya?

A pitaya é uma fruta que tem ganhado destaque em pratos e bebidas. Essa fruta é comumente encontrada nas florestas tropicais do México e América Central. No Brasil essa fruta tem sido apreciada a alguns anos e tem ganhado o paladar da população. Ela pode ser consumida de forma muito simples cortando-a ao meio e consumindo a sua polpa interna, ou até mesmo em preparações como vitaminas, sucos, cortadas em cubos e adicionadas a saladas ou molhos. Essa fruta tem sabor neutro por isso pode ser adicionada a diversas preparações.

Afinal, quais são os benefícios da pitaya?

Fortalecimento do sistema imune

Essa fruta contribui para o sistema imune porque contém em sua composição fibras, minerais e vitaminas, incluindo a vitamina C. Essa vitamina tem como função neutralizar a ação dos radicais livres, evitando os danos nas células, além de outras funções importantes como a contribuição para o sistema imune prevenindo gripes e resfriados, principalmente nos períodos de inverno. No sistema imune essa vitamina contribui para a produção de células de defesa, níveis de anticorpos e auxilia nosso organismo a combater microorganismos invasores. Os níveis de vitamina C baixo são observados quando o sistema imunológico está debilitado, ingerir alimentos fontes de vitamina C contribui com um sistema imune mais fortalecido.

Saúde cardiovascular

A pitaya apresenta benefícios à saúde cardiovascular devido a presença de compostos bioativos como as betalaínas, que contribuem para a redução do colesterol. Além de suas sementes que contém o ômega 3, muito importante para a saúde cardiovascular e regulação da inflamação em nosso organismo.

Redução do colesterol

As fibras presentes na pitaya auxiliam no controle do colesterol porque são capazes de se ligar às moléculas de gorduras e serem eliminadas evitando a sua absorção. É muito importante ingerir bastante água para que o bolo fecal tenha fluidez já que as fibras possuem a capacidade de formar gel.

Além desse mecanismo, no intestino a ingestão das fibras solúveis está relacionada a ativação de genes que contribuem para manutenção dos níveis de triglicerídeos, melhora dos quadros de esteatose hepática e redução de aterosclerose através da regulação da inflamação, e por reduzir os níveis de lipídios no sangue. Evitar os alimentos processados como bolachas, pão branco, salgadinhos e outros são fundamentais para redução do colesterol, esses são pobres em fibras.

Quais são os benefícios da Pitaya? | Blog Nutrify

Auxilia no diabetes

O diabetes é considerado uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue fazer uso da insulina de forma adequada, podendo haver problemas na secreção da insulina ou até mesmo na ação desse hormônio. A função da insulina é promover a entrada da glicose vinda da alimentação na célula. Após a entrada de glicose na célula, ela é utilizada para gerar energia. Quando esse mecanismo não ocorre de forma adequada acarreta em aumento de glicose no sangue, o que pode desencadear alguns problemas como a hiperglicemia. Consumir alimentos ricos em fibras como a pitaya, favorece os níveis de glicose de forma lenta e gradual. Quando a glicose chega aos poucos, ela é aproveitada como energia no organismo deixando de ser estocada como gordura. Consumir alimentos na sua forma integral como frutas incluindo a pitaya, verduras, legumes, arroz integral, massas integrais auxilia na disponibilização da glicose de forma gradual. Através desse mecanismo pode-se entender que o consumo excessivo e principalmente dos carboidratos refinados favorece o armazenamento de gordura no tecido adiposo, contribuindo para o ganho de peso e desenvolvimento de uma série de doenças.

Maior saciedade

Essa fruta auxilia na sensação de saciedade devido a presença de fibras que contribuem para a sensação de saciedade e evitam que as pessoas sintam fome de forma constante. A fibra solúvel presente tem a capacidade de formar gel e dar sensação de saciedade, auxiliando essas pessoas na sensação de saciedade, o que evita os beliscos constantes.

Inibe o apetite

A pitaya contém fibras que auxiliam na inibição do apetite principalmente quando aliada a uma dieta equilibrada e variada contendo frutas, vegetais e cereais integrais.

Auxilia no funcionamento do intestino

A pitaya contém fibras que contribuem para um melhor trânsito intestinal, para controle da obstipação e de doenças relacionadas à constipação.

Fortalecimento dos ossos

Essa fruta é composta por cálcio, fósforo e magnésio que são importantes para a saúde óssea.

O cálcio desempenha papel importante em nosso metabolismo, sendo um elemento fundamental. Tem funções importantes na mineralização óssea, sendo necessário para o crescimento, resistência óssea, desenvolvimento, em funções extremamente importantes como na contração muscular e transmissão de impulso nervoso. Devido a essas funções importantes em nosso organismo, é fundamental manter suas concentrações nos fluidos corporais em quantidades que possam garantir a homeostase e atividades essenciais do organismo. Há evidências científicas de que o cálcio atua na prevenção da osteoporose, síndrome metabólica, prevenção de AVC, melhora do perfil lipídico, aumento do HDL, redução do LDL e triglicerídeos.

Fonte antioxidante

A pitaya contém componentes em sua composição que atuam como antioxidantes e têm papel fundamental em nosso organismo, eles são responsáveis pela inibição das lesões causadas pelos radicais livres nas células. Durante o processo de respiração, metabolização de nutrientes pelo corpo ocorre a formação de radicais livres, uma molécula instável que tem a capacidade de levar a inativação de algumas enzimas causando mutações nos genes e morte celular. Esses efeitos tóxicos dos radicais livres na célula também têm sido associados ao envelhecimento e ao desenvolvimento de doenças crônicas inflamatórias e degenerativas. Os antioxidantes atuam inibindo a ação deletéria provocada pelo radical livre no organismo agindo na prevenção de doenças.

Auxilia no emagrecimento

A pitaya apresenta baixas calorias e contém fibras que promovem a saciedade. Essa combinação auxilia no emagrecimento, mas desde que essa fruta seja incluída em uma dieta equilibrada e variada. Além de que a pitaya contém a betacianina que contribui para o controle do perfil lipídico, auxilia na gordura do fígado e outros benefícios.

Rica em fibras

As fibras podem ser definidas como partes comestíveis de alimentos que são resistentes ao processo de digestão, mas que servem de alimento para as bactérias intestinais. A pitaya é uma fruta rica em fibras que promovem além da sensação de saciedade, inúmeros benefícios à saúde. Consumir fibras de forma regular é importante para manter o estado de saúde adequado.

Receitas de pitaya

Suco de pitaya com limão siciliano

Suco de dois limões sicilianos

Polpa de uma pitaya

500 ml de água

Adoce com stevia

8 cubos de gelo

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Adicione o gelo e ingira a seguir.

Vitamina de pitaya e banana

Polpa de uma pitaya

1 banana prata

200 ml de Leite de amêndoa

5 cubos de gelo

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Adicione o gelo. Ingira a seguir.

Salada de fruta com pitaya

2 bananas prata em rodelas

2 maçãs em cubos

½ mamão papaia em cubos

2 pitaya em cubos

Suco de um abacaxi

1 colher de chá de chia

1 colher de chá de linhaça

6 folhas de hortelã picadas

Modo de Preparo

Disponha as frutas em uma vasilha de sua preferência, adicione o suco de abacaxi, mexa bem em seguida as folhas de hortelã e as sementes de linhaça e chia. Sirva bem gelada.

Quais são os benefícios da Pitaya? | Blog Nutrify

Conclusão

A pitaya é uma fruta de sabor neutro e que está associada a benefícios à saúde. Introduzi-la em uma dieta equilibrada e variada contendo frutas, verduras, legumes, leguminosas, carnes magras, cereais integrais e gorduras contendo ômega 3 contribui para a saúde e previne doenças.

Referências Bibliográficas

Mosca. S.S; Sanches. R. A; Comune.A.C A Importância Dos Antioxidantes Na Neutralização Dos Radicais Livres: Revista Saúde em Foco – Edição nº 9 – Ano: 2017.

Disponível em: https://muvin.com.br/info-news/quais-sao-os-principais-beneficios-da-pitaya-para-a-saude/?gclid=CjwKCAjwh5qLBhALEiwAioodsxpXBXV5ybFtVwnHS-Ivbh-2rfVqHxKHvEOW2-LESssLtDV_C5y_XxoC81oQAvD_BwE. Acesso em 13/10/2021.

Barnes. Diabetes Canada Position Statement on Low-Carbohydrate Diets forAdults With Diabetes: A Rapid Review. Can J Diabetes. v. 44, p. 295-299, 2020.

Vasconcelos. T. B et al Radicais Livres e Antioxidantes: Proteção ou Perigo? UNOPAR Cient Ciênc Biol Saúde. V. 16, n.3, p.213-219, 2014.

Hulbert. M et al. Changes in vascular calcification and bone mineral density in calcium supplement users from the Canadian Multi-center Osteoporosis Study (CaMOS). Atherosclerosis. v. 296, p.83-90, 2020.

Disponível em: https://www.tuasaude.com/beneficios-da-pitaya/. Acesso em 13/10/2021.

Texto elaborado por Roberta Saraiva Giroto Patrício.

CRN: 21984

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. No Laboratório de Dieta, Nutrição e Câncer.

Tema do Mestrado: Desenvolvimento de Material Educativo Digital para Divulgação Científica e Tecnológica da Nutrigenômica.

Experiência na área de saúde hospitalar e consultório com atendimento personalizado e individualizado.

Atualmente consultora cientifica para blog da Nutrify.

Rolar para cima