Benefícios do magnésio

Benefícios do magnésio: saiba mais sobre o mineral

Para manter o pleno e saudável funcionamento do organismo, é de suma importância valorizar o papel das vitaminas e minerais em nossa rotina alimentar. Por isso, hoje vamos destacar os benefícios do magnésio.

O destaque do magnésio em relação à suplementação nutricional se dá, principalmente, pelo considerável número de estudos que atestam a eficiência do mineral, fundamental para cerca de 300 reações metabólicas.

Além disso, ele ajuda a ativar a ATP, relacionada à liberação de energia, atua na produção de neurotransmissores e faz parte de processos de desintoxicação do organismo.

Acompanhe o artigo abaixo para entender mais sobre esse tema, tirar suas dúvidas, e saber qual o melhor magnésio para as suas necessidades alimentares.

Boa leitura!

Benefícios do magnésio: o que é esse composto?

O magnésio é um importante nutriente que atua em mais de 300 reações enzimáticas, sendo o quarto mineral mais abundante do organismo. Ele está concentrado, em sua maior parte, no nosso esqueleto. Contudo, percebe-se também uma alta presença nos músculos.

Além de ajudar na digestão de gorduras, carboidratos e proteínas, o magnésio contribui com a regulação da pressão arterial e com a melhora da saúde do coração. Também favorece o fortalecimento dos ossos e pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade.

Encontrar formas de incluir o magnésio na alimentação não é difícil; além de presente em alternativas de suplementação alimentar, esse mineral pode ser obtido naturalmente por meio de alimentos como:

  • atum;
  • couve e brócolis;
  • nozes e amêndoas;
  • sementes de abóbora;
  • peixes mais gordurosos;
  • leguminosas como feijão e soja;
  • frutas como abacate, cacau e coco.

Para que serve o magnésio?

Benefícios do magnésio para que servem

Além da já citada importância do magnésio em uma série de reações metabólicas, esse composto carrega enorme responsabilidade em diversas outras funções biológicas, como:

  • metabolismo da glicose;
  • manutenção do bom funcionamento dos vasos sanguíneos;
  • equilíbrio da insulina e da glicose;
  • regulador hormonal e imunológico;
  • síntese de energia e proteínas;
  • funcionamento do coração.

Na prática, o magnésio é essencial para cuidar da nossa saúde óssea, muscular e do coração, promovendo efeitos benéficos como: 

  • melhora da digestão;
  • alívio de estresse e ansiedade;
  • sensação de energia elevada para as atividades diárias; 
  • contribuição com uma rotina de sono mais saudável;
  •  redução de cólicas e outros sintomas derivados do período menstrual;
  • e muito mais.

O que pode causar deficiência de magnésio?

Os benefícios do magnésio se tornam mais evidentes quando analisamos as consequências da falta desse mineral no organismo, conhecida tecnicamente como hipomagnesemia.

Baixos níveis de magnésio podem ser ocasionados por quadros nutricionais delicados, como inanição ou má absorção intestinal.

 Outras ocorrências também podem levar à deficiência de magnésio, entre elas:

  • amamentação;
  • diarreia prolongada;
  • elevados níveis de:
    • aldosterona;
    • vasopressina;
    • hormônios tireoidianos;
  • uso de medicamentos diuréticos;
  • consumo de grandes quantidades de álcool;
  • consumo frequente de alimentos ultraprocessados.

Sintomas de deficiência de magnésio

Quando não ingerimos quantidades adequadas desse mineral para que o organismo possa trabalhar as centenas de reações fisiológicas, é normal manifestarmos alguns sintomas da falta de magnésio, como:

  • fraqueza;
  • taquicardia;
  • formigamentos;
  • perda de apetite;
  • queda de cabelo;
  • dores de estômago;
  • insônia ou sonolência;
  • problemas respiratórios;
  • sede em excesso, mesmo após beber água.

Mesmo sendo fácil de encontrar para consumo, o brasileiro ainda tem dificuldade para  ingerir a quantidade diária recomendada de magnésio, que, segundo especialistas, é de 310 mg para mulheres e 400 mg para homens, no mínimo.

Quais são os benefícios do magnésio?

Sabemos que manter uma rotina alimentar saudável pode ser desafiador, principalmente, no que se refere à frequência ideal de consumo de alimentos ricos em nutrientes importantes, como o magnésio.

No entanto, é importante tentarmos, pois a presença desse mineral na alimentação traz uma série de impactos positivos para nossa saúde. 

Confira abaixo alguns dos benefícios do magnésio:

Fortalecimento dos ossos

A ingestão de magnésio é altamente recomendada para fortalecer nossa estrutura óssea e prevenir problemas como osteoporose e necrose isquêmica do fêmur, sempre considerando, claro, as doses recomendadas por nutricionista ou médico(a). 

Esse grande benefício está associado à atuação do mineral nos processos de formação dos ossos, uma vez que ele influencia a atividade das células responsáveis por essa capacidade biológica. O magnésio também auxilia no equilíbrio entre fósforo e cálcio. 

Melhora na saúde psicológica

Benefícios do magnésio e saúde mental

Os níveis de magnésio no organismo podem influenciar  diretamente a saúde mental, e a ingestão do componente é capaz de aliviar sinais de quadros de depressão e ansiedade, segundo evidências de estudos.

Também há benefícios para o humor, uma vez que o magnésio faz parte de algumas das funções do nosso sistema nervoso central e contribui para o aumento na produção de serotonina.

Alívio do estresse

Como o magnésio está relacionado à produção da serotonina, os níveis de estresse são reduzidos quando se inclui o mineral na rotina alimentar. 

Redução do risco de doenças cardíacas

Outro dos benefícios do magnésio diz respeito a doenças cardíacas como hipertensão, que podem evoluir para problemas cardiovasculares mais graves e casos de acidente vascular cerebral (AVC).

Como o mineral em questão colabora para a prevenção desses quadros? O magnésio contribui com a regulação da pressão arterial e ajuda a reduzir o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, o que favorece a saúde do coração.

Recentemente, uma tese sobre a suplementação com magnésio avaliou seus efeitos e observou melhorias significativas em um grupo de hipertensos não controlados em aspectos como rigidez arterial, obesidade abdominal e outros fatores relevantes de risco cardiovascular (RCV). 

Melhora do sono

Benefícios do magnésio e sono

Lembra que citamos a insônia e a sonolência como um dos sinais da falta de magnésio no nosso organismo? É justamente porque esse componente pode contribuir bastante para uma rotina de sono muito mais saudável.

Em resumo, isso acontece porque o magnésio é um grande influenciador do sistema nervoso, tendo impacto direto em nosso momento de descanso.

É comum a suplementação com magnésio na alimentação de pessoas mais velhas, entre 60 e 80 anos, isso porque há um potencial especialmente significativo de melhoria da qualidade do sono nessa faixa de idade.

Melhora em dores de cabeça e enxaquecas

Para pessoas que sofrem de dores de cabeça ou o estágio mais avançado, que é a enxaqueca, o magnésio pode oferecer grande ajuda. Além disso, a falta dele pode ser a causa das dores de cabeça frequentes.

Esse mineral atua diretamente nos vasos sanguíneos do cérebro, contribuindo com a redução da frequência ou intensidade de casos de enxaqueca.

Aumento de energia

Se você possui uma rotina de exercícios saiba que um dos benefícios do magnésio é justamente um melhor desempenho nas atividades.

Isso porque realizar exercícios físicos com baixos índices desse mineral no organismo, pode gerar sobrecarga e aumentar a demanda por oxigênio e energia.

A ingestão regular de doses recomendadas de magnésio ajuda a potencializar as atividades diárias e contribui com a sua disposição.

Diminuição de dores menstruais

Para quem sofre com sintomas típicos do período menstrual, como cólicas e TPM, o magnésio também pode ser um interessante aliado.

Aqui, a suplementação é indicada às mulheres que já possuem uma alimentação balanceada e buscam por uma forma não-invasiva de minimizar os sintomas da menstruação, sem precisar recorrer a medicamentos.

Melhora na digestão

Outro dos incríveis benefícios do magnésio é o combate à azia e má digestão — não é à toa que esse mineral está presente em antiácidos e laxantes.

Na sua forma de hidróxido de magnésio, o componente é usado como medicamento quando o paciente enfrenta alguns desconfortos no trato digestivo. 

Melhora o desempenho em exercícios físicos

Uma revisão publicada na Research, Society and Development apurou que o aumento de ingestão de magnésio via dieta teve impactos positivos na performance de atletas de alto rendimento. 

Observou-se aumento de níveis de testosterona, aumento de força e isometria, entre outros resultados. 

Suporte na recuperação muscular

Benefícios do magnésio e atividade física

O magnésio também ajuda a melhorar o desempenho do organismo na recuperação muscular.

Isso acontece porque o magnésio faz parte do processo de contração e relaxamento dos músculos, além de contribuir com o aumento da força e da resistência.

Benefícios do magnésio: quem deve tomar o mineral?

A ingestão de magnésio como forma de suplementação alimentar é indicada para pessoas que possuem deficiência desse componente.

Destacamos que a dose recomendada só pode ser determinada por nutricionista ou médico(a), uma vez que o excesso de magnésio também pode ser prejudicial.

Como tomar magnésio?

Quando pesquisamos sobre esse assunto, é comum se questionar: é bom tomar magnésio todos os dias? Qual a melhor frequência para ingerir o mineral?

A quantidade de magnésio indicada para cada pessoa varia de acordo com sexo e idade, bem como outros fatores clínicos que podem influenciar no diagnóstico.

A princípio, não há contraindicação para o consumo diário do magnésio. Pelo contrário, é importante sempre manter uma alimentação equilibrada, balanceada com os níveis adequados de  magnésio e outros nutrientes.

Onde encontrar magnésio?

Você conferiu os principais benefícios do magnésio e de que forma ele pode contribuir para a melhora da sua qualidade de vida, mas como manter a ingestão ideal desse mineral no dia a dia de forma segura e conveniente?

Além de adotar uma alimentação saudável, é possível contar com a praticidade do magnésio em cápsulas para suplementação e, nesse quesito, a Nutrify vai ser sua melhor aliada.

A suplementação será valiosa para compor uma dieta alimentar equilibrada e capaz de  suprir as demandas de magnésio. 

Magnésio Nutrify apresenta-se em cápsulas, na forma de bisglicinato, uma fonte altamente absorvível de magnésio. Um suplemento que alia qualidade e praticidade para ser um parceiro do seu cuidado diário com a saúde

Ainda, nosso magnésio é produzido com matéria-prima vegana e cápsulas vegetais; se você é vegetariano ou vegano, também pode se beneficiar das nossas cápsulas.

Qualidade pura e absorção sem igual: invista em uma rotina alimentar mais saudável escolhendo a suplementação da Nutrify.

Conclusão

O magnésio é um micronutriente fundamental, uma vez que ajuda a melhorar a disposição, a síntese de energia e proteínas, o sono, o rendimento em exercícios físicos, a recuperação muscular, etc. 

Ou seja, os benefícios do magnésio são inúmeros e comprovam sua importância.

Assim, vale a pena avaliar a possibilidade de suplementação de magnésio, integrada a hábitos alimentares saudáveis. Além disso, deve-se procurar suporte médico ou nutricional para identificar eventuais deficiências.

Quer se manter em dia com conteúdos que vão te ajudar a levar uma vida mais saudável? Acesse aqui o blog completo da Nutrify!

Referências:

https://www.scielo.br/j/abem/a/D96GXQLMRPyRZGty7gRXKBP/

https://revista.nutricion.org/PDF/352severo.pdf

https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/15469/1/JVEPereira.pdf 

https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1754 

https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/19922#preview-link0 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima