Uso de proteínas na diminuição do consumo de carboidratos | Blog Nutrify

Uso de proteínas para a redução do consumo de carboidratos

Os aminoácidos são as estruturas que constituem as proteínas, sendo composto pelo grupo amina com dois átomos de hidrogênio ligados ao nitrogênio (NH2) e o ácido orgânico ou ácido carboxílico (COOH). As proteínas, por sua vez, são formadas por ligações de diversos aminoácidos através das ligações peptídicas, as quais unem os aminoácidos em cadeias, assumindo apresentações e combinações químicas das mais diversificadas.

CleanPro Whey | Blog Nutrify

Sabendo-se que dois aminoácidos formam um dipeptídeo e três aminoácidos formam um tripeptídeo, as junções de 50 a mais de 1.000 aminoácidos formam uma cadeia polipeptídica, e a combinação de mais de 50 aminoácidos formam uma proteína. A potencial combinação dos 20 aminoácidos produz um número quase infinito de possíveis proteínas, dependendo da combinação dos aminoácidos.

A proteína é um macronutriente com maior efeito térmico entre eles (carboidrato e lipídio), esse parâmetro determina a quantidade de calorias gastas pelo organismo no processo de digestão e absorção do alimento, fazendo com que exerça benefícios quanto falamos de emagrecimento principalmente. Além disso, a promoção da saciedade (sensação de plenitude que persiste após comer) é responsável por suprimir o consumo adicional muitas vezes realizado através de fontes de carboidratos.

Ainda pensando no menor consumo de fontes de carboidrato e até mesmo consequente mudança de composição corporal benéfica (perda de gordura e ganho de massa muscular), alguns estudos reforçam a importância do consumo adequado de proteína e até mesmo a estratégia da ingestão de 30 g de whey com 10 g de fibra antes do almoço e do jantar, atua reduzindo o consumo alimentar.

Uso de proteínas na diminuição do consumo de carboidratos | Blog Nutrify

Referências bibliográficas

  1. Tim Snijders, Peter T Res, Joey SJ Smeets, Stephan van Vliet, Janneau van Kranenburg, Kamiel Maase, Arie K Kies, Lex B Verdijk, Luc JC van Loon, ingestão de proteína antes do sono aumenta a massa muscular e os ganhos de força durante o tipo de resistência prolongada Treinamento de exercícios em jovens saudáveis, The Journal of Nutrition , Volume 145, Issue 6, June 2015, Pages 1178–1184.
  2. Sousa, GT, Lira, FS, Rosa, JC et al. A proteína de soro de leite diminui vários fatores de risco para doenças metabólicas: uma revisão. Lipídios Saúde Dis 11 , 67 (2012).
  3. Longland TM, Oikawa SY, Mitchell CJ, Devries MC, Phillips SM. Higher compared with lower dietary protein during an energy deficit combined with intense exercise promotes greater lean mass gain and fat mass loss: a randomized trial. Am J Clin Nutr. 2016;103(3):738-746.

Gabriela Motta

@nutrigabrielamotta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima