proteina-d-arroz-blog-nutrify

Proteína do Arroz: O que é e seus benefícios

O arroz possui em sua composição carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas do complexo B, niacina, riboflavina e tiamina. A proteína mais abundante é a lisina, além da metionina, isoleucina, leucina, triptofano, valina, entre outras, sendo de fácil digestibilidade e de alto valor biológico. A proteína presente no arroz quando hidrolisada apresenta uma alternativa muito interessante para os atletas veganos, vegetarianos, idosos e também para as pessoas que buscam alternativa de consumo de proteínas de origem vegetal.

As proteínas presentes no arroz quando hidrolisadas são quebradas em frações menores através da ação de algumas enzimas adicionadas para essa finalidade, dando origem aos peptídeos que desempenham funções importantes no organismo, como a construção de tecidos, músculos e melhora da imunidade. Essa proteína apresenta uma boa digestibilidade, sendo importante para idosos que apresentam dificuldade com digestão, absorção e também representa uma fonte muito interessante de proteínas para os atletas veganos. 

Banner Institucional Nutrify | Blog

O que é Proteína do Arroz?

A proteína de arroz é de origem vegetal, obtida através de processos industriais, composta pelos aminoácidos essenciais, é uma excelente alternativa de proteína para diferentes grupos. Esse tipo de proteína, apresenta baixa alergenicidade, boa digestibilidade e alto valor nutricional. Ela pode ser indicada para atletas veganos, vegetarianos, idosos e para as pessoas que desejam reduzir o consumo de alimentos de origem animal.

Valor Nutricional da Proteína do Arroz

A proteína do arroz em uma porção de 100g apresenta 9,7g de carboidratos, 80g de proteínas, 5,6g de fibras, 0 de gorduras, 14 mg de ferro, 159 mg de magnésio e 6,7g de vitamina B12. Possui os aminoácidos: lisina, metionina, isoleucina, leucina, triptofano, valina, entre outros. Conheça aqui quais são os benefícios do arroz integral.  

Para que serve a Proteína do Arroz?

A proteína de arroz apresenta inúmeros benefícios:

  • Melhora a composição corporal;
  • Auxilia no ganho de massa magra;
  • Auxilia na recuperação muscular;
  • Contribui para obtenção de qualidade de vida.

Quais são os benefícios da Proteína do Arroz?

Essa proteína por conter os aminoácidos essenciais está associada à inúmeros benefícios na manutenção da saúde. Para os idosos representa uma alternativa alimentar em lanches intermediários e também para fortalecer alguns preparos. Os idosos costumam ter dificuldades com a ingestão de carnes devido à dificuldade de mastigação. A proteína vegetal pode ser adicionada a alguns preparos como sopas, purês, vitaminas, entre outras com finalidade de atingir as recomendações proteicas diárias desse grupo.

Para atletas veganos e vegetarianos essa alternativa também é interessante para obtenção e recuperação dos músculos após os treinos e também para atingir as recomendações proteicas diárias.

Auxilia na perda de peso

O uso da proteína vegetal aliada a práticas de atividade física e uma dieta balanceada contribui para a perda de peso. Seu consumo promove saciedade, escolher as que contém fibras em sua composição vai ajudar neste processo de emagrecimento.

Auxilia na estimulação da hipertrofia

Essa proteína auxilia na hipertrofia por conter os aminoácidos essenciais e que trabalham na construção e recuperação dos músculos.

Ricas em vitaminas e minerais

A proteína de arroz possui as vitaminas e minerais que também têm funções importantes no organismo.

Os minerais são: fósforo, potássio, magnésio, ferro e zinco.

 Vitaminas: do complexo B, tiamina, riboflavina, niacina, entre outras.

Auxilia no funcionamento intestinal

A proteína do arroz auxilia no funcionamento intestinal por conter fibras alimentares em sua composição. Além da introdução da proteína do arroz consuma também vegetais e alimentos na sua forma integral. Essa combinação irá contribuir para um melhor funcionamento intestinal.

Hipoalergênica

A proteína do arroz é considerada hipoalergênica, muito segura em relação à alergias sendo indicada para as pessoas que possuem alergias as proteínas do leite.

Ideal para veganos e vegetarianos

A proteína do arroz pode ser indicada de forma segura para os veganos e vegetarianos por serem livres de produtos de origem animal, ela é totalmente vegetal.

Onde encontrar a Proteína do Arroz?

A proteína de arroz pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias e lojas de suplementos alimentares.

Receitas com Proteína do Arroz

Crepioca de proteína de arroz

  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de tapioca
  • 1 colher de sopa de proteína de arroz
  • 1 colher de café de linhaça triturada

Modo de preparo:

  1. Misture bem todos os ingredientes. Leve para uma frigideira pré-aquecida untada com óleo de coco. Deixe dourar e vire. Após pronta recheie.

Sugestão de recheio:

1 colher de sopa de pasta de amendoim ou 1 colher de sopa de pasta de gergelim, com uma colher de chá de mel ou geleia de frutas.

Vitamina de coco com proteína de arroz

  • 1 sachê de polpa de coco
  • 1 copo de 250ml de água
  • 2 colheres de sopa de proteína de arroz
  • 1 rodela de gengibre
  • 1 colher de sopa de mel

Modo de preparo:

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador e ingira na sequência.

Purê de abóbora cabotiá com proteína de arroz

  • 500g de abóbora cabotiá em cubos
  • 4 dentes de alho amassados
  • 3 colheres de sopa de cebola em cubos
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de café de sal
  • 2 colheres de sopa de proteína de arroz
  • Cebolinha e salsinha a gosto

Modo de Preparo

  1. Refogue o alho e a cebola no azeite. Adicione a abóbora e refogue bem.
  2. Se precisar adicione água, deixe cozinhar bem e amasse a abóbora até obter consistência de purê.
  3. Adicione o sal, cheiro verde e a proteína de arroz. Mexa bem até obter a mistura de todos os ingredientes e sirva a seguir.

Conclusão

A proteína de arroz apresenta uma ótima opção para atingir as recomendações diárias de proteínas para atletas nas dietas veganas e vegetarianas, além de ser uma opção de proteínas vegetais para as pessoas que buscam uma alternativa de proteica. Para idosos, ela representa uma ótima opção e estratégia para alcançar as metas diárias de recomendações proteicas.

Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens da tapioca com a Nutrify!

 

Referências Bibliográficas

Verma. D. K; Srivastav. P.P. Bioactive compounds of rice (Oryza sativaL.): Review on paradigm and itspotential benefit in human health. rends in Food Science & Technology. V.97, p. 355-365, 2020.

Disponível em: https://begreenorganic.com.br/inc/pesquisas.pdf. Acesso em 8/04/2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima