Pós-Carnaval: Amenizar os impactos das festas no nosso corpo | Blog Nutrify

Pós-Carnaval: Amenizar os impactos das festas no nosso corpo

Não tem como negar, o carnaval é o feriado mais comemorado Brasil afora. Com nossa diversidade cultural e musical, não faltam formas de cair na folia: escolas de samba, bloquinhos, bailes à fantasia, cortejos e todo tipo de festejo.

Entre a turma que aproveita intensamente os dias de festa, é comum que haja uma diminuição do consumo de água e um aumento na ingestão de bebidas alcoólicas. Também é provável que, de bloquinho em bloquinho, a pessoa passe longas horas sem comer direito. Tudo isso leva a uma sobrecarga e maior desgaste do nosso corpo.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para te ajudar a se recuperar melhor dos efeitos de um Carnaval intenso. 

Vale lembrar que apesar da “bagunça” na rotina que o Carnaval provoca, o impacto não é suficiente para interferir de forma significativa na sua saúde global, desde que você tenha um estilo de vida saudável. A constância é que faz toda a diferença.

Amenizando o impacto da cervejinha e outros drinks

O álcool é uma substância tóxica para nosso corpo, que busca metabolizá-lo assim que o consumimos. Esse processo acontece no fígado, onde a enzima álcool desidrogenase o converte em acetaldeído que, por sua vez, é convertido em ácido acético por outra enzima, a aldeído desidrogenase. Acontece que o acetaldeído é tóxico também e seu acúmulo é o principal responsável pelos sintomas da famosa ressaca: dor de cabeça, taquicardia e enjoos.

Além disso, o etanol é irritante para a mucosa gástrica. Seu consumo aumenta a secreção de suco gástrico e secreções intestinais, provocando sensação de queimação, náuseas e diarreia.

O que fazer?

  • Beba água, muita água, antes, durante e após o consumo de álcool. A hidratação adequada favorece a excreção das substâncias tóxicas pelo corpo.
  • Use a glutamina como aliada para lidar com os sintomas gastrointestinais. Esse aminoácido, por ser fonte de energia dos enterócitos, pode ajudar na integridade da mucosa e melhorar os sintomas.
  • Por último, mas não menos importante: vá com calma. Bom senso e consumo de álcool devem andar sempre juntos, qualquer que seja a festa.

Pós-Carnaval: Amenizar os impactos das festas no nosso corpo | Blog Nutrify

Sono, alimentação e inflamação

Com a alimentação desregrada, a ingestão de alimentos fontes de micronutrientes fica a desejar. A quantidade e qualidade do sono também fica comprometida com a intensa agenda carnavalesca. Tudo isso gera estresse físico, levando a maior produção de radicais livres e desordens de níveis inflamatórios.

O que fazer?

  • Fortaleça o corpo com compostos fenólicos bioativos. Presentes em alimentos de fonte vegetal, por serem fruto do metabolismo de plantas, estes compostos conferem uma ajudinha a mais para o corpo na batalha contra o estresse. 
  • Entre coxinhas, pasteis e batatas-fritas, sempre que possível, priorize refeições mais completas, ricas em micronutrientes, quando estiver festejando ou viajando.

Pós-Carnaval: hora de retomar e intensificar o autocuidado.

No Brasil, é comum dizermos que o ano só começa mesmo depois do Carnaval. Brincadeiras à parte, a retomada da rotina depois de um período festivo que começa lá no Natal, pode ser um bom pretexto para olharmos com mais atenção para nossos hábitos.

  • Avalie e corrija sua ingestão de micronutrientes, como vitaminas e minerais, e macronutrientes, como a proteína, cujo consumo tende a ser menor durante as festas/férias.
  • Não é porque voltou ao trabalho que vai descuidar da hidratação. Bega água sempre!
  • Inicie ou retome a prática regular de exercícios. Pegue mais leve na primeira semana, afinal, o corpo está cansado, e intensifique o ritmo progressivamente.

Pós-Carnaval: Amenizar os impactos das festas no nosso corpo | Blog Nutrify

Cuide-se com carinho todo dia, para chegar ao Carnaval seguinte com muita energia e saúde para celebrar!

CURCUMINA

A curcumina é um composto polifenólico com propriedades antioxidantes presente na cúrcuma longa, reconhecida como um superalimento. Na forma de suplemento, pode ser obtida em alta concentração de um jeito prático. Cada cápsula de CURCUMINA Nutrify tem 130 mg de curcumina com 95% de concentração de curcuminóides.

Pós-Carnaval: Amenizar os impactos das festas no nosso corpo | Blog Nutrify

GREEN PROPOLIS

Obtida a partir de uma nobre matéria prima e um processo de extração preciso e padronizado, Green Propolis Nutrify é um grande aliado. São 10 mg de compostos fenólicos por cápsula, sendo 3,96 mg de flavonoides e 5,4 mg de Artepillin-C.

Pós-Carnaval: Amenizar os impactos das festas no nosso corpo | Blog Nutrify

GLUTAMINE

GLUTAMINE Nutrify oferta 5 g do aminoácido L-glutamina isolado. É desenvolvida com matéria-prima que garante alto grau de pureza e absorção.

Pós-Carnaval: Amenizar os impactos das festas no nosso corpo | Blog Nutrify

CLEAN PRO WHEY

CLEAN PRO WHEY é formulado à base de whey protein isolado e hidrolisado, com poucos ingredientes e livre de compostos artificiais. Tem fácil digestibilidade e origem Grass-Fed, ou seja, proveniente de gado criado solto em pasto, livre de hormônios, antibióticos e ração transgênica.

Pós-Carnaval: Amenizar os impactos das festas no nosso corpo | Blog Nutrify

Que tal compartilhar essas dicas com seus(suas) parceiros(a) de folia?

Veja mais dicas para uma vida em equilíbrio aqui no Blog Nutrify.

 

Referências

  •         Hendriks HFJ. Alcohol and Human Health: What Is the Evidence? Annu Rev Food Sci Technol. 2020 Mar 25;11:1-21. doi: 10.1146/annurev-food-032519-051827. PMID: 32209032.
  •         Achamrah N, Déchelotte P, Coëffier M. Glutamine and the regulation of intestinal permeability: from bench to bedside. Curr Opin Clin Nutr Metab Care. 2017 Jan;20(1):86-91. doi: 10.1097/MCO.0000000000000339. PMID: 27749689.
  •         Hewlings, Susan J., and Douglas S. Kalman. “Curcumin: A review of its effects on human health.” Foods 6.10 (2017): 92.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima