Por que ter amigos beneficia a saúde? | Blog Nutrify

Por que ter amigos beneficia a saúde?

A amizade é algo que pode ser construído em diferentes momentos da vida, como no ambiente de trabalho, viagens, convívio familiar, enfim inúmeras possibilidades. Podendo esse laço ser construído de forma rápida ou aos poucos ao longo de vários encontros.

Por que ter amigos beneficia a saúde? | Blog Nutrify

Os amigos são pessoas na qual há uma sensação de segurança para que possam compartilhar momentos de experiências que são muitas vezes felizes ou até mesmo difíceis. O laço de amizade cresce devido a confiança que vai se estabelecendo durante o processo de formação do laço ao longo do convívio, tornando os momentos mais leves e com mais facilidade de lidar com situações diversificadas. Alguns dados demonstram que os laços de amizade e compartilhamento de momentos auxiliam na saúde através da melhora de quadros de depressão que muitas vezes podem ser desencadeados devido ao isolamento, baixa autoestima, surgimentos de patologias e outras causas. A ansiedade é um dos transtornos que tem aumentado nos últimos anos, as exigências com a vida moderna, trabalho, falar em público, vésperas de prova e saúde são situações que quando não bem administradas podem favorecer a quadros de ansiedade. Com a atual pandemia notou-se um aumento expressivo nos quadros de ansiedade na população.  Muitas terapias têm sido utilizadas para tentar minimizar os efeitos que a ansiedade causa na vida das pessoas. Dentre as terapias pode-se citar a terapia com alimentos que contém substâncias que auxiliam na melhora dos quadros de ansiedade como a suplementação de ômega 3, triptofano, chás calmantes, chocolate acima de 70% dentre outros. Além das terapias alimentares, a meditação e atividade física também têm relação de melhora nos quadros de ansiedade. Muitas amizades se iniciam durante a atividade física, aulas de meditação dentre outros. Essas práticas além de promover convívio social ou encontro de amigos auxilia na saúde física e mental.

Conheça a Nutrify | Blog Nutrify

Após a realização da atividade física, podem ser marcados encontros em cafeterias, restaurantes ou passeios onde muitas vezes esses amigos podem compartilhar as suas experiências de momentos difíceis e felizes que estão vivendo, tornando tudo na vida mais leve.

“Amigo é coisa pra se guardar

Debaixo de sete chaves

Dentro do coração”

Milton Nascimento 

Referências Bibliográficas

Shreve. M et al. Using Yoga to Reduce Anxiety in Children: Exploring School-Based Yoga Among Rural Third- and Fourth-Grade Students. Journal of Pediatric Health Care. V.35, n. 1, p. 42-52, 2020.

Effects of yoga on anxiety and depression for high-risk mothers on hospital bedrest. Complementary Therapies in Clinical Practice. v. 38, 2020.

Bukar. N. K et al. East meets west in psychiatry: Yoga as an adjunct therapy for management of anxiety. Archives of Psychiatric Nursing. v. 33, n 4,p. 371-376, 2019.

Sampasa. H et al. Associations among self-perceived work and life stress, trouble sleeping, physical activity, and body weight among Canadian adults. Preventive Medicine. v. 96, p.16-20, 2017.

Disponível em: https://labfa.com.br/os-oito-beneficios-da-amizade-para-sua-saude. Acesso em 01/07/22.

 

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Cientifica na Integralmédica para Blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima