playlist-consciente-10-dicas-de-podcast-sobre-sustentabilidade-blog-nutrify

Playlist consciente: 10 dicas de podcast sobre sustentabilidade

Quer aprender mais sobre sustentabilidade de um jeito prático e divertido, que encaixa na sua rotina? Confira nossas dicas de podcast!

Como sempre falamos por aqui, mudanças climáticas, preservação de ecossistemas, transição energética etc. estão longe de ser assuntos restritos a ambientalistas ou cientistas. Ao contrário, precisam ser conhecidos e debatidos por todos nós, afinal, afetam diretamente nosso cotidiano e são decisivos para o futuro que queremos construir.

Para que esse debate se torne cada vez mais rico e construtivo, informação de qualidade é essencial. Já trouxemos dicas de livros e filmes imperdíveis relacionados à sustentabilidade e hoje vamos indicar alguns podcasts.

O interesse pelos podcasts aumentou muito nos últimos anos e uma das razões é justamente a facilidade com que o formato se encaixa na nossa rotina. A gente pode se entreter ou aprender mais sobre qualquer assunto enquanto lava a louça ou faz exercícios, por exemplo.

Então, vamos às dicas!

Coloque os fones, aperte o play e divirta-se enquanto aumenta seu repertório sobre consumo consciente, moda sustentável, clima, biologia e muito mais.

Banner Institucional Nutrify | Blog

10 PODCASTS SOBRE SUSTENTABILIDADE PARA VOCÊ CONHECER

Nossas primeiras indicações são de podcasts totalmente dedicados à sustentabilidade, seja com viés de mercado e consumo, políticas públicas ou ciência.

1 ­– O TEMPO VIROU

Giovanna Nader, comunicadora e consultora de moda sustentável, abre os microfones para convidados de diversas áreas com o objetivo de levar a conscientização ecológica mais longe. Temas como economia circular, agrofloresta e cosméticos naturais, entre outros, são abordados de forma descontraída e instigante. Os episódios têm duração de 30 minutos, ou seja, dá para “maratonar” tranquilamente.

2­ ­– O BEABÁ DA SUSTENTABILIDADE

Idealizado e apresentado por dois colegas pós-graduados em Gestão Estratégica e Sustentabilidade: o engenheiro Renato Gatti e o administrador Gustavo Soares. Como o próprio nome indica, eles procuram abordar de forma descomplicada assuntos bastante presentes no cotidiano das pessoas. Um exemplo é o episódio Resíduos sustentáveis em um mundo de alimentação por entregas. Temas mais espinhosos, como negacionismo climático, também são trazidos ao debate. O podcast, que estreou em setembro de 2020, já tem 25 episódios lançados.

3 ­– O CLIMA ENTRE NÓS

“Por que tem feito tanto frio? Mas e as ondas de calor?” Se tem um assunto que afeta diretamente a vida de todo mundo, todo dia, é o clima! O podcast produzido pela consultoria meteorológica Climatempo fala sobre meteorologia, astronomia e meio ambiente em episódios semanais de 20 minutinhos, comandados por Josélia Pegorim. Energia solar, economia de baixo carbono e a relação entre ar seco e saúde pulmonar são alguns dos tópicos que já ganharam destaque.

4 ­– AS ÁRVORES SOMOS NOZES

Apesar do nome divertido, o podcast produzido pela Greenpeace Brasil aborda assuntos bastante sérios, como licenciamento ambiental e luta indígena. Mas isso é feito de forma bastante didática, com participação de especialistas em cada tema. Iniciativas de preservação ambiental ao redor do Brasil também merecem destaque, assim como curiosidades biológicas.  O fenômeno das nuvens de gafanhotos, por exemplo, já foi tema de um episódio.

5 ­­– MULHERES SUSTENTÁVEIS

A jornalista Geiza Rocha recebe mulheres que atuam como lideranças em sustentabilidade, em diversas áreas, para conversar sobre assuntos que nem sempre ganham destaque na mídia convencional. Sustentabilidade no judiciário, na alimentação, nos negócios… tudo sob o prisma feminino. Vale conferir!

6 ­– POLITICAMENTE INCORRETO E AMBIENTALMENTE TAMBÉM

Podcast mensal do portal MODEFICA, que aborda em profundidade a relação entre políticas públicas e sustentabilidade. Temas densos como saneamento básico e racismo ambiental estão entre as pautas discutidas em programas de 1 hora de duração.

Nossas três últimas dicas são de podcasts que falam sobre temas variados, mas dedicaram episódios especiais a debates que envolvem algum aspecto da sustentabilidade.

7 ­– SENTA LÁ, CLÁUDIA

Ep.: Como consumir menos, de forma consciente e inteligente.

Neste episódio do podcast da Revista Cláudia, a autora do livro Substitua consumo por autoestima: Um guia de compras conscientes, Fernanda Resende, fala sobre a lógica do acúmulo e como acabamos buscando no ato de comprar (especialmente, roupas) uma sensação de bem-estar efêmera.

8 – MAMILOS

Ep.: Proteger x Crescer

Um dos podcasts mais influentes do país convidou Nurit Bensusan, bióloga, e Juliana Assunção, economista especializada em recursos naturais, para falar sobre o risco de acentuarmos práticas de destruição ambiental em busca de uma recuperação econômica rápida pós-pandemia. Temos mesmo que escolher entre uma coisa e outra? É a pergunta que se tenta responder.

9 ­– D/PROPÓSITO

Ep.: Consumo Consciente

O portal d/propósito fala sobre a importância da causa e do propósito no mundo contemporâneo sob diversos recortes: empresarial, político, educacional, cultural e de saúde. O podcast é o braço de conteúdo em áudio do portal e, assim como seu “pai”, é bastante variado nos temas. Nesse episódio, o jornalista Rafael Barros conversa com a Jornalista Cris Morais e Ana Paula Cunha sobre economia criativa e compartilhada.

10 ­– ESTILO POSSÍVEL

Ep.: Por que moda é um assunto para todos

O podcast apresentado por Marina Santa Helena fala sobre moda para além das tendências estéticas. Nesse episódio, ela recebe Fernanda Simon, responsável por trazer ao Brasil o movimento global Fashion Revolution, que reivindica uma atuação mais ética e sustentável de uma das indústrias mais poluentes do planeta: a do vestuário.  

Para ouvir, aprender e compartilhar

Agora que você já tem algumas boas recomendações, é só montar a playlist com os programas e episódios que mais chamaram sua atenção e se divertir.

De um jeito descomplicado, você pode ficar por dentro de uma série de iniciativas e projetos com potencial transformador para o planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima