Plant Based: O que é e benefícios | Blog Nutrify

Plant Based: O que é e benefícios

Plant Based significa a base de plantas, ou seja, uma dieta focada na saúde através do consumo de alimentos vegetais na sua forma mais integral possível com poucas gorduras e alto teor de fibras. Essa dieta foi apresentada pelo Dr T. Colin Campbell por volta de 1980 e tem foco na saúde através da inclusão de alimentos vegetais, integrais, vegetais folhosos, leguminosas, oleaginosas, cereais integrais, frutas e evita-se os produtos de origem animal, processados e ultraprocessados. A proposta dessa dieta é ter uma alimentação voltada para um cardápio variado e elaborado com vegetais, frutas, alimentos integrais e pouco consumo de produtos de origem animal e livre de produtos industrializados como os biscoitos, salgadinhos, sorvetes e outros. Nesta dieta é imprescindível o corte de alimentos ultraprocessados.

Banner Clean pro | Blog Nutrify

O que é Plant Based?

Plant Based é uma dieta que tem seus objetivos na saúde. Ela se baseia na redução de alimentos de origem animal e de produtos processados como os industrializados. Seu foco está no aumento de alimentos vegetais frescos em sua forma mais integral possível para contribuir com saúde através da alimentação. Sabemos que os vegetais possuem compostos bioativos e fibras que possuem efeitos positivos na saúde.

As fibras presentes nos vegetais, cereais integrais, frutas, leguminosas por exemplo são partes comestíveis de alimentos que são resistentes ao processo de digestão, mas que servem de alimento para as bactérias intestinais e promovem benefícios à saúde. O consumo regular das fibras está associado a melhora no sistema imunológico por prevenir quadros de dislipidemias, obesidade e por alimentar as bactérias intestinais que são fundamentais para a regulação. Essas fibras como não são digeridas pelas enzimas presentes em nosso organismo são fermentadas pelas bactérias presente em nosso intestino e forma substratos importantes como o butirato, propionato e ácidos graxos de cadeia curta que nutrem as células que revestem o intestino. Os ácidos graxos de cadeia curta são fundamentais para as células do sistema imunológico. Quando há um desequilíbrio entre as bactérias isso é chamado de disbiose e está associado a desequilíbrios na barreira intestinal o que permite a permeabilidade de bactérias que podem impactar negativamente em nossa saúde. Devido a esse motivo, o consumo regular de fibras no dia a dia é tão importante. Essa dieta tem fundamento na saúde e além das fibras os compostos bioativos presentes nestes tipos de alimentos também atuam como antioxidantes protegendo nossas células de danos que levariam ao desenvolvimento de doenças.

Quais são os benefícios da dieta Plant Based?

A introdução desse tipo de dieta está associada a inúmeros benefícios como:

  • Reduz os riscos de doenças relacionadas ao coração;
  • Minimiza o risco para o câncer;
  • Evita obesidade;
  • Reduz o risco para o desenvolvimento do diabetes;
  • Auxilia nos quadros de hipertensão;
  • Melhora os quadros de dislipidemias associadas a má alimentação;
  • Melhora a saúde do cérebro;
  • Contribui para bem-estar e autoestima.

Plant Based: O que é e benefícios | Blog Nutrify

Quais alimentos são permitidos na dieta Plant Based?

Essa dieta apresenta uma versatilidade e uma variedade na alimentação porque estimula a pessoa a conhecer mais possibilidades de preparações através do conhecimento e busca pela variedade de alimentos mais frescos e naturais. Nesta dieta são permitidos vegetais como os folhosos, legumes, cereais como o arroz integral, cevada, trigo integral, quinua, amaranto e outros. Leguminosas como grão de bico, ervilha, lentilha, feijão branco, carioca e outros. Sementes diversas como gergelim, chia, linhaça e outras. As oleaginosas como castanhas são bem-vindas e os cogumelos. Além dos benefícios à saúde, a pessoa que incorpora em seu estilo de vida essa dieta também adquire consciência em relação ao meio ambiente e passa a consumir as partes como os talos e partes que muitos desprezam no alimento. Devido às preferências por alimentos mais frescos reduz os resíduos relacionados a embalagens como latas, saquinhos, potes de vidros e outros, devido a sua preferência por produtos em feiras e mais frescos.

Quais alimentos são proibidos na dieta Plant Based

Os alimentos proibidos nesta dieta são os ultraprocessados e processados como os salgadinhos, biscoitos, bolachas, refrigerantes, comidas congeladas, bolos prontos, extrato de tomate e outros. As carnes e leites também são excluídos.

Qual é a diferença entre Plant Based e Veganismo?

O veganismo pode ser definido como um estilo de vida que exclui todas as formas de exploração e crueldade contra animais. Na alimentação são excluídas todas as fontes de origem animal como as carnes, leites, ovos, queijos, iogurtes e outros. Inclui também neste estilo de vida a eliminação de vestimenta e de produtos que de alguma forma tem na sua composição produtos de origem animal ou que foram testados em animais como os cosméticos.

Não é permitido vestir roupas e sapatos feitos com partes dos corpos de animais como o couro, seda, lã e outros. Evitar também o consumo de cosméticos e medicamentos que são testados em animais ou que contém na sua composição componentes animais como os de glicerina animal, cera de abelha, shampoo com tutano de boi e outros. Na dieta Plant Based sua preocupação baseia-se no consumo de produtos processados e ultraprocessados e não tem essa preocupação com os produtos totalmente livres de origem animal.

Quais são os riscos da dieta Plant Based?

Toda dieta quando não equilibrada pode oferecer algum tipo de risco como as deficiências de vitaminas, minerais, proteínas e lipídios. É muito importante consultar um especialista da área da alimentação para que seja feito uma orientação sobre a distribuição adequada e substituições de alimentos para que não ocorra deficiências nutricionais. Essa dieta tem como objetivo a saúde, portanto consultar um especialista e buscar informações evitará riscos com deficiências nutricionais.

Conclusão

A dieta Plant Based tem como objetivo contribuir para a saúde através de modificações no hábito alimentar. É muito importante consultar um especialista da área da saúde e alimentação para que possa orientá-lo sobre as melhores combinações alimentares e substituição para que possa adquirir os objetivos desejados com esse tipo de alimentação.

Referências Bibliográficas

Disponível em: https://veganbusiness.com.br/vegano-e-plant-based-qual-a-diferenca/. Acesso em 25/10/2021.

Disponível em: https://blog.livup.com.br/entenda-o-que-e-plant-based-e-quais-sao-seus-beneficios/. Acesso em 25/10/2021.

Oussalah. A et al.Health outcomes associated with vegetarian diets: An umbrella review of systematic reviews and meta-analyses. Clinical Nutrition. v. 39, n.11, p. 3283-3307, 2020.

Macedo, L.L; Vimercati. W C; Araujo. C.S. Fruto-oligossacarídeos: aspectos nutricionais, tecnológicos e sensoriais. Braz. J. Food Technol. v. 23, p. 1-9, 2020

Disponível em: https://veganismo.org.br/veganismo/. Acesso em 25/10/2021.

Texto elaborado por Roberta Saraiva Giroto Patrício.

CRN: 21984

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. No Laboratório de Dieta, Nutrição e Câncer.

Experiência na área de saúde hospitalar e consultório com atendimento personalizado e individualizado.

Atualmente consultora cientifica para blog da Nutrify.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima