Para que servem as proteínas? Benefícios e vantagens | Blog Nutrify

Para que servem as proteínas? Benefícios e vantagens

As proteínas são formadas através de um conjunto de aminoácidos e são ligadas através de ligações peptídicas e apresentam em sua composição moléculas de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio

Há 20 tipos de aminoácidos que combinam entre si de formas diferentes e dão origem às proteínas com variadas funções. Dentre as diferentes funções das proteínas podem-se destacar as de enzimas, anticorpos, reparação de tecidos, renovação de células dentre outras

Elas são componentes muito importantes por desempenhar diversas funções no equilíbrio celular e homeostase de nosso corpo, o seu valor nutricional dependerá de algumas características como a biodisponibilidade, alergenicidade entre outros fatores.

O que são proteínas?

As proteínas são formadas por cadeias de aminoácidos e desempenham funções importantes no organismo.

Para que servem as proteínas? 10 benefícios

1. Ajuda a produzir anticorpos

Os anticorpos são formados a partir de proteínas e atuam nos defendendo de agressores externos como os vírus e as bactérias. Essas proteínas ligam-se a esses agentes agressores promovendo a sua destruição ou o inativando.

Para que servem as proteínas? Benefícios e vantagens | Blog Nutrify

2. Mantém a saúde da pele e dos cabelos

A pele é considerada o maior órgão do corpo e funciona como uma barreira protetora evitando a invasão de microrganismos, ela também controla a passagem de água e possui papel importante na termorregulação do organismo além das funções imunológicas.

O colágeno é uma proteína produzida pelo nosso organismo e essa proteína contribui com a melhora da elasticidade e resistência da pele, para a saúde das unhas, cabelos e é responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo como ossos, músculos, tendões e articulações. A partir dos 30 anos ocorre a perda de colágeno que pode ser de até 1% ao ano. 

Essa queda pode estar associada a inúmeros fatores como idade, genética, hábitos alimentares, tabagismo, sedentarismo, estresse e outros. 

A sua deficiência no organismo está associada ao surgimento de rugas, ressecamento da pele e aparecimento de linhas de expressão. O colágeno pode ser encontrado em pó com diferentes sabores. Uma dica é dar preferência aos colágenos com adoçantes naturais e sem corantes artificiais.

Outro suplemento importante e tem sido cada vez mais estudado a sua eficácia na saúde da pele é o ácido hialurônico ele é naturalmente encontrado no corpo e possui capacidade de atrair e reter água. 

O ácido hialurônico possui propriedades hidratantes e estimulantes do colágeno que tem como função minimizar os efeitos do tempo como as rugas e linhas de expressão. 

O ácido hialurônico auxilia na retenção do colágeno e elastina. Com o avançar da idade o ácido hialurônico reduz, o que pode contribuir para a desorganização das fibras de colágeno e elastina, podendo favorecer o surgimento de linhas finas da pele, rugas e dobras nasolabiais, além de aumentar a secura da pele e a capacidade de reter a umidade dentro da pele. A capacidade de reter umidade do ácido hialurônico resulta em uma pele mais macia, lisa e hidratada.

3. Aumenta a massa muscular

Para o ganho de massa muscular é necessário alimentação e atividade física direcionada para esse objetivo, sendo que ambos precisam seguir com acompanhamento de profissionais capacitados. Para complementar, é recomendado o consumo de whey protein para potencialização de resultados.

As quantidades adequadas de massa muscular são essenciais para a manutenção da qualidade de vida e saúde. Manter níveis adequados de massa muscular contribui para um sistema imune mais forte e para uma maior disposição. A massa muscular adequada também contribui para a prevenção da sarcopenia, que está associada a prejuízos na qualidade de vida principalmente em pessoas idosas ou que passaram por procedimentos em que tiveram seus músculos imobilizados por longos períodos, como no caso de internações prolongadas.

Os suplementos que podem auxiliar no ganho de massa muscular em conjunto com alimentação equilibrada e atividade física é o Whey protein, proteína vegetal, BCAA, creatina dentre outros. Esses são alguns dos exemplos de suplementos que auxiliam no ganho de massa muscular.

Para que servem as proteínas? Benefícios e vantagens | Blog Nutrify

4. Regula e equilibra os hormônios

Algumas proteínas são consideradas hormônios que auxiliam na comunicação de reações no organismo. Elas são secretadas e produzidas nas glândulas para depois se ligarem a receptores de outras proteínas e atuam regulando funções em nosso metabolismo. A insulina, por exemplo, atua na metabolização da glicose. GH é um hormônio associado ao estímulo do crescimento.

5. Auxilia no transporte de oxigênio

A hemoglobina é uma proteína fundamental e responsável pelo transporte de 97% da transferência de oxigênio dos pulmões para os tecidos. Sua diminuição contribui para a anemia e menor oxigenação dos tecidos.

6. Ajuda na recuperação de feridas

A prolina e a arginina são aminoácidos importantes para o processo de cicatrização, pois atuam estimulando a formação de colágeno.

7. Mantém a saúde das articulações

O colágeno do tipo II hidrolisado é uma proteína que apresenta função terapêutica positiva na osteoartrite e osteoporose. O colágeno tem demonstrado um potencial aumento da densidade mineral óssea, efeito protetor da cartilagem articular e principalmente no alívio sintomático em quadros de dor. 

Uma característica importante do colágeno hidrolisado é a sua composição de aminoácidos, fornecendo um alto nível de glicina e prolina, esses dois aminoácidos essenciais estão relacionados a estabilidade e a regeneração das cartilagens que atuam na melhora dos quadros clínicos de pessoas com problemas articulares.

O colágeno também tem se mostrado benéfico para os praticantes de esportes. As atividades aumentam o desgaste articular como as corridas, maratonas, vôlei, basquete, pula corda, esportes que exigem bastante dos joelhos e a suplementação pode ser um bom aliado nestas modalidades de esportes.

Para que servem as proteínas? Benefícios e vantagens | Blog Nutrify

8. Dá a sensação de saciedade

As proteínas exercem funções importantes na sensação de saciedade e muitas vezes fazem parte de um plano alimentar, em conjunto com o consumo de fibras para manutenção ou perda de peso devido a sensação de plenitude gástrica que proporciona.

Para que servem as proteínas? Benefícios e vantagens | Blog Nutrify

9. Ajuda o funcionamento do sistema nervoso

As proteínas atuam de diferentes formas no organismo como sinalizadores de reações e impulsos sendo dessa forma importante para o bom funcionamento do sistema nervoso.

10. Fornece energia

As proteínas são importantes para que diversas reações, regeneração de tecidos, transporte ocorram de maneira adequada no organismo. A cada  um grama de proteína há o fornecimento de quatro calorias. O consumo de maneira adequada e variada das proteínas é muito importante.

Quais alimentos são ricos em proteínas?

Os alimentos ricos em proteínas podem ser de origem animal ou vegetal. As de origem animal são carnes de boi, suínos, peixes, frango, ovos, leites, iogurtes, queijos dentre outros.

As proteínas vegetais muito comuns para a produção de carnes análogas, provém de fontes alimentares como as leguminosas: lentilhas, ervilhas, grão de bico, ou seja, uma variedade de feijões que são consideradas fontes proteicas de excelente qualidade em aminoácidos de alto valor biológico, fornecendo uma boa digestibilidade. As oleaginosas também apresentam fontes importantes de proteínas vegetais como as amêndoas, amendoim, pistache, caju, nozes e avelãs. Sementes como as de abóbora, girassol, linhaça, gergelim e chia.  Cereais como a aveia, quinoa, arroz e diferentes algas. 

Todos esses alimentos representam fontes interessantes de proteínas de origem vegetal, além de possuir outros componentes como fibras, vitaminas, minerais e compostos antioxidantes.

Vantagens e desvantagens da proteína

O consumo adequado da proteína fornece muitos benefícios para o organismo como melhora a massa muscular, mantém unhas, cabelos, pele e articulações saudáveis, contribui para recuperação de feridas e cicatrização, auxilia no transporte de oxigênio dentre outros benefícios. Inclusive, é possível até consumir proteína de forma prazerosa, como é o caso das nossas barras de proteína

O seu consumo de maneira excessiva e acima das recomendações podem causar prejuízos ao organismo. Por esse motivo, ao realizar a suplementação é necessário orientação de um especialista que irá avaliar as necessidades e recomendações diárias adequadas de forma individualizada.

Qual é a quantidade ideal de ingestão de proteínas?

A quantidade ideal de proteína será estabelecida de forma individual por um especialista. As quantidades dependem da atividade física, idade, altura dentre outros. Em média considera-se 0,8g/Kg dia.

Existe alguma contraindicação para a ingestão de proteínas?

O consumo adequado de proteínas e bem planejado por um especialista não há contraindicação. As contraindicações são para casos de alergia a alguma proteína, intolerância, problemas renais, fígado e outros que devem ser orientados as quantidades de proteínas por um especialista.

Dá para suplementar proteína?

A suplementação de proteínas visa otimizar alguns quadros de suas perdas como nas atividades físicas mais intensas, sarcopenias, idosos com dificuldade de obtenção de necessidades diárias adequadas dentre outros. Existem diversas estratégias de suplementação de proteínas com objetivo de evitar as suas perdas.

Conclusão

O consumo adequado de proteína tem como objetivo otimizar a saúde e evitar possíveis danos de sua deficiência, uma vez que as proteínas exercem diferentes funções metabólicas no nosso organismo.

Referências Bibliográficas

Thomson. T et al. Muscle strength gains during resistance exercise training are attenuated with soy compared with dairy or usual protein intake in older adults: A randomized controlled trial. Clinical Nutrition. v. 35, n.1, p. 27-33, 2016.

Bakija. F. B et al. The impact of type of dietary protein, animal versus vegetable, in modifying cardiometabolic risk factors: A position paper from the International Lipid Expert Panel (ILEP). Clinical Nutrition. Maio, 2020

Cengiz. M et al. Effect of oral l-Glutamine supplementation on Covid-19 treatment. Clinical Nutrition Experimental. v.33, p. 24-31, 2020.

Draelos. Z. D. Proper Skin Hydration andBarrier Function. Nutritional Cosmetcs.p. 355-363,2019.

Neto. M. G et al.Whey protein supplementation inassociation with resistance training onadditional muscle strength gain in olderadults: A meta-analysis.Science & Sports. v. 32, n. 4, p. 214-220, 2017.

Chih-Chien Linet al. Effects of adequate dietary protein with whey protein, leucine,and vitamin D supplementation on sarcopenia in older adults:An open-label, parallel-group study.Clinical Nutrition. v.40, p. 1323,1329, 2021.

Porfirio. E; Fanaro. G.B, Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e  tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro; p.153-164, 2016.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.

Consultora Científica na Integralmédica para Blog Nutrify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima