mesa com alimentos ricos em vitaminas b12

Vitamina B12: O que é e seus benefícios

Antes de entender para que serve a vitamina B12 precisamos saber quais as funções de vitaminas e minerais em nosso organismo. Elas são substâncias essenciais para a nossa vida, que trabalham realizando reações para manter o nosso metabolismo ativo e em dia. Além disso, auxiliam na produção de outros compostos necessários.

Nós crescemos ouvindo que vitaminas são importantes para nós e, sem dúvida, a B12 é uma das mais relevantes. Como não pode ser sintetizada pelo organismo animal e de vegetais, é necessário a inserir em sua dieta para mantê-la em um nível adequado. 

A vitamina B12 é encontrada em alimentos de origem animal, o que torna a suplementação essencial para veganos e vegetarianos. No entanto, sua deficiência é extremamente comum até mesmo em pessoas que comem carne com certa frequência. Por isso, é importante passar por um especialista médico para saber qual a melhor dieta para o seu organismo.

Para conhecer mais sobre a vitamina B12, continue a leitura. Saiba os seus benefícios, onde encontrar e muito mais.

Banner vitaminas e minerais | Blog Nutrify

O que é a Vitamina B12

Parte do complexo B e também conhecida como cobalamina, a vitamina B12 é hidrossolúvel e possui uma cadeia muito longa, o que a torna a mais complexa de todas. 

Fácil de ser metabolizada e absorvida pelo nosso organismo e fácil de ingerir, a B12 age como vitamina e como coenzima. Ela age e auxilia em diversas reações como um catalisador, tornando esses processos mais ágeis e ajudando o corpo em funções biológicas.

A função mais conhecida da vitamina B12 no corpo é a de ajudar a manter o metabolismo do sistema nervoso e cardiovascular funcionando corretamente. Outro ponto em que ela é essencial é na replicação celular do organismo, mais precisamente, na produção das células de sangue.

Para saber todos os benefícios e como ter uma vida saudável e de qualidade, continue lendo.

Benefícios da Vitamina B12

Como já falamos, a vitamina B12 possui uma cadeia longa e complexa. Assim, algumas de suas funções no corpo humano ainda estão sendo estudadas. Porém, existem muitos benefícios da vitamina B12 já comprovados. Confira alguns deles abaixo:

Formação das Células Vermelhas do Sangue

A vitamina B12 é parte essencial para a formação das hemácias, as células vermelhas ou glóbulos vermelhos do sangue. Além disso, ela contribui para a integridade e maturação dessas mesmas células. 

Sem o nutriente, as hemácias ganham volume e o organismo fica desbalanceado tamanho a diferença do núcleo delas para o do citoplasma. A principal função delas é o transporte de oxigênio e de gás carbônico pelo sangue.

Prevenção da Anemia

A falta de ferro é a principal causa de uma anemia. A vitamina B12 aumenta a produção de glóbulos vermelhos no sangue, o que deixa o transporte de nutrientes, como o ferro, mais efetivo. Assim, quadros anêmicos simples ou mais complexos, que são causadas por mutações genéticas, podem ser prevenidos e evitados. 

Consulte um médico especialista para saber qual o melhor método de ingerir a vitamina para o seu organismo.

Vitamina B12 e o sistema nervoso

A vitamina B12 é muito importante para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso. Ela auxilia na formação da bainha de mielina, uma capa que envolve e protege os nervos. Isso também facilita a transmissão de impulsos nervosos entre nossas células nervosas.

O funcionamento de algumas capacidades cognitivas como aprendizagem, concentração e memória passam pela presença da vitamina B12 nutrindo o sangue e desempenhando suas funções. Seus efeitos imunomodulatórios e neurotróficos ajudam a manter o cérebro saudável e a prevenir um possível declínio cognitivo, demência e estados senis ao longo dos anos.

Preservar e reparar o DNA

O código genético está presente em todas as estruturas do nosso organismo. O DNA passa as informações do nosso corpo e, a partir disso, são produzidas as proteínas essenciais que precisamos para todas as reações naturais. Sua ingestão ajuda a proteger o DNA. 

Evite danos nele podem levar a uma grande variedade de mutações futuras que possivelmente irão acarretar no desenvolvimento de algum tipo de câncer.

Aumentar a fertilidade

Nas mulheres, a vitamina B12 se alia ao ácido fólico e age diretamente no DNA. Isso permite um aumento da fertilidade, ajudando quem está com pretensões de engravidar. Ela aumenta a ovulação no organismo feminino e ainda reduz consideravelmente as chances de um aborto espontâneo.

Para os homens, a infertilidade pode ser tratada através da normalização dos níveis da vitamina. Ela ajuda a aumentar a produção de espermatozoides no sêmen.

Alimentos ricos em Vitamina B12

Como já citamos anteriormente, a vitamina B12 tem origem animal. Sendo assim, é possível construir uma dieta cheia de variações e cardápios diferentes para você ter bastante sabor no seu dia a dia. Veja, a seguir, 10 alimentos ricos em vitamina B12:

  • Bife magro
  • Fígado
  • Salmão
  • Leite desnatado
  • Coração de galinha cozido
  • Queijo muçarela
  • Queijo suiço
  • Atum
  • Iogurte sem gordura
  • Ovos
  • Frango

Lembre-se de consultar um especialista médico para a dieta adequada para as necessidades do seu organismo.

Suplementos de Vitamina B12

Vegetarianos e veganos precisam ficar atentos quanto ao nível de vitamina B12 em seus organismos. Como não consomem grande parte dos alimentos ricos no nutriente, precisam de suplementos para compor e equilibrar o que seu corpo pedir. Nesse caso, é importante consultar especialistas para saber como conduzir essa suplementação, além de receber instruções sobre dosagem e outras particularidades. Por exemplo, é possível ingerir vitamina B12 líquida ou em cápsulas. Saber o que e como tomar faz toda a diferença em tratamentos com suplementos.

 

LEIA TAMBÉM

Essas e outras dicas você acompanha somente no Blog Nutrify.     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima