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Para que serve a Vitamina B12?

O que causa a falta de vitamina b12?

A vitamina B12 pode ficar baixa em algumas situações como nas doenças inflamatórias intestinais como a de Crohn, celíaca, idosos, etilistas, dietas vegetarianas e veganas e até mesmo a falta do fator intrínseco que é uma substância que permite a absorção da vitamina.

Para que serve a vitamina b12?

As vitaminas são fundamentais para execução de uma série de funções, elas trabalham em conjunto para realização de reações que auxiliam na regularização do metabolismo. Um exemplo é a cobalamina, conhecida como vitamina B12, ela auxilia no metabolismo do sistema nervoso e na manutenção das células vermelhas do corpo contribuindo para formação e integridade e também na síntese do DNA, RNA e mielina. Não produzimos a vitamina B12 e precisamos ingeri-las através de alimentos ou suplementos. Essa vitamina pode ser obtida através da ingestão de carnes, ovos, leites e derivados. A sua deficiência acarreta em alterações no metabolismo.

Sintomas de falta de vitamina b12

Essa vitamina atua em uma série de funções no metabolismo e sua deficiência provoca sensação de cansaço que ocorre devido a incapacidade de produção de glóbulos vermelhos de forma adequada que são necessários para o fornecimento de oxigênio para o corpo, confusão mental, lentidão no raciocínio, perda do equilíbrio, formigamento nas mãos e pés e até depressão e anemia megaloblástica.

As causas da deficiência de vitamina B12 está associada a má absorção da cobalamina a partir da ingestão alimentar, atrofia da mucosa gástrica com a redução do fator intrínseco, uso de alguns fármacos e alterações no metabolismo. Esses fatores podem contribuir para a má absorção dessa vitamina.

Quais os níveis normais de vitamina b12

Os níveis de referências dessa vitamina ficam em torno de 200 a 900 pg/ml considerado padrão.

A vitamina B12 atua como cofator regulando diversos processos para manter o controle metabólico. Ela faz parte das vitaminas do complexo B. A absorção dessa vitamina ocorre no íleo, e sua metabolização no fígado e a excreção nos rins. Essa vitamina é importante para o sistema nervoso que atua protegendo as estruturas importantes para manter o funcionamento adequado dos neurônios. Outro fator importante da vitamina B12 é no sistema sanguíneo e cardiovascular. Ela participa da formação das hemácias e células vermelhas que realizam o transporte de oxigênio.

Essa vitamina atua na prevenção e recuperação do DNA, prevenção da anemia megaloblástica, diminui o risco de depressão, manutenção do sistema nervoso central e melhora do funcionamento do sistema sanguíneo e cardiovascular.

Como repor a vitamina b12?

A vitamina B 12 deve ser indicada após avaliação do profissional da área. Ela pode ser injetável, gotas ou comprimidos dependendo da avaliação. A suplementação promove a manutenção do sistema nervoso, prevenção de anemia megaloblástica, manutenção e integridade das células vermelhas do sangue proporcionando qualidade de vida através da prevenção. Ela pode ser reposta também através da indicação de consumo de alimentos fontes dessa vitamina, mas devido a alguns estilos de vida a recomendação do uso de suplemento é mais eficaz.

A recomendação para adultos é de 2,4 mcg, mas essa quantidade pode variar conforme orientação do profissional da saúde. Prefira os suplementos de Metilcobalamina desta forma está associada a melhor obtenção e retenção desta vitamina pelo organismo. A suplementação sempre deve estar associada a uma dieta equilibrada e variada.

Alimentos com vitamina b12

Ovos

O ovo é um alimento muito consumido, a tempos deixou de ser considerado um vilão. Além de proteínas ele também contém a vitamina B12, em torno de 1,1 mcg em 100g desse alimento que pode ser consumido de diferentes formas.

Leite e derivados

Os leites e seus derivados como os iogurtes possuem quantidades excelentes de vitamina B12 podendo corresponder até 38,5% das fontes dessa vitamina.

Salmão

O salmão cozido contém em média 2,8 mcg de vitamina B 12.

Atum

O atum é um alimento que pode ser consumido assado, cozido ou grelhado, em 100g desse alimento contém aproximadamente 11,7 mcg de vitamina B 12.

Ostras

Ostras cozidas são excelentes fontes de vitamina B 12, em 100g contém em média 26,2 mcg de vitamina B 12.

Bife de fígado

O bife de fígado possui uma quantidade excelente de vitamina B12 e recomenda-se evitar a forma frita. Em 100g desse alimento pode ser encontrado até 72,3 mcg de vitamina B 12.

Cereal

Muitos cereais são fortificados com a vitamina B12 é o caso de alguns cereais matinais.

Qual a dosagem ideal de vitamina b12?

A recomendação para adultos é de 2,4 mcg, mas essa quantidade pode variar conforme orientação do profissional da saúde.

Pode tomar todo dia?

A indicação do período de ingestão dessa vitamina vai de acordo com a orientação do profissional que está acompanhando. Para os veganos é importante considerar a suplementação dessa vitamina. O mercado conta com vitamina B12 veganas de ótimas qualidades e que suprem as necessidades nas pessoas veganas e vegetarianas e para os que buscam suplementos livres de produtos de origem animal.

Segundo a sociedade vegetariana brasileira, os veganos devem fazer a suplementação. Os vegetarianos, crianças vegetarianas, gestantes e mulheres amamentando que consomem de forma irregular ovos, leites e derivados. Esses grupos devem fazer a suplementação para manter os níveis adequados dessa vitamina. Além desse grupo, a sociedade recomenda a ingestão dessa vitamina para os vegetarianos e não vegetarianos acima de 50 anos. De 10 a 30% desse grupo apresentam dificuldades para obter essa vitamina dos alimentos.

Referências Bibliográficas

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Disponível em: https://nutritotal.com.br/publico-geral/material/vitamina-b12-quantidade-diaria/, 2021.

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Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo

CRN: 21984

Consultora Cientifica para blog Nutrify

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