oleos-essenciais-aplicacoes-beneficios-e-cuidados-blog-nutrify

Óleos essenciais: aplicações, benefícios e cuidados

Os óleos essenciais são retirados de plantas como as flores, folhas, caules e cascas. Esses óleos proporcionam alívio natural contra o estresse, ansiedade e auxiliam no restabelecimento da sensação de paciência e calma melhorando a qualidade de vida. Esse relaxamento ocorre quando essas substâncias são inaladas e entram em contato com o nosso cérebro que está conectado a sensação de memória e humor.  São muito utilizados na aromaterapia, que é uma forma natural de acalmar a mente, corpo e alma. Esses óleos possuem atividades terapêuticas, aromáticas e perfumadas, portanto podem ser utilizados em inalação e aplicação na superfície da pele. Os óleos são utilizados com finalidades terapêuticas, relaxantes, calmantes e no alívio dos sintomas do estresse.

Banner Institucional Nutrify | Blog

O que são os Óleos Essenciais?

Os óleos essenciais são considerados componentes obtidos de plantas, sendo muito utilizados na aromaterapia. O seu registro na prática da fitoterapia tem indícios de 4500 AC. A composição depende da parte da planta da qual o óleo essencial foi extraído. Os óleos essenciais são uma mistura de hidrocarbonetos, terpenos , fenóis e aldeídos. A sua utilização tem sido aplicada em diferentes formas como perfumes, aromatizantes de alimentos, aromáticos, tintas, produtos de limpeza, medicamentos e massagens. 

Para que servem os Óleos Essenciais?

Os óleos essenciais servem para muitas funções porque possuem ações diversificadas em nosso organismo:

  • Ação antibacteriana;
  • Ação antiviral;
  • Anti-inflamatória;
  • Contribui para melhoria do sistema imunológico;
  • Ação calmante;
  • Intensificador de memória;
  • Melhora o estado de alerta.

Como funcionam os Óleos Essenciais?

Os óleos essenciais podem funcionar de diferentes formas. Na aromaterapia cosmética, por exemplo, são utilizados em produtos cosméticos para a pele, cabelo, rosto e corpo. Esses produtos possuem efeitos de limpeza, hidratação, tonificação e outras funções. Outra funcionalidade é na massagem com aromaterapia, proporcionando alívio de dores, hidratação e maciez da pele além do cheiro agradável dos óleos essenciais.

Quais são os tipos de Óleos Essenciais?

Atualmente são muitos os tipos de óleos essenciais. Esses óleos são mais utilizados para aplicação na pele e inalação, sempre verifique a indicação do óleo antes de adquiri-lo pois nem todos podem ser ingeridos.

  • Eucalipto
  • Gerânio
  • Lavanda
  • Limão
  • Hortelã pimenta
  • Camomila Romana
  • Alecrim dentre outros

Quais são os benefícios dos Óleos Essenciais?

  • Dentre os inúmeros benefícios estão:
  • Melhora do bem-estar;
  • Contribui para um sistema imunológico mais forte;
  • Reduz dores;
  • Alívio dos sintomas da ansiedade e estresse;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Reduz resfriados.

Melhora do sono

Um exemplo de óleo essencial utilizado para melhorar a qualidade do sono é o óleo essencial de lavanda que quando inalado promove benefícios. Esses óleos essenciais podem ser colocados em difusor ou pingar uma gotinha diretamente no travesseiro.  Já sabemos que manter a qualidade do sono é primordial para a saúde física e mental e a má qualidade do sono pode impactar negativamente em alguns sintomas como problemas de memória, irritabilidade, depressão, alterações no apetite, doenças cardiovasculares entre outros problemas.

Auxilia na ansiedade

O óleo essencial de lavanda é um exemplo de óleo muito utilizado para o alívio da ansiedade. Além dele, o cítrico e o de bergamota também possuem essa atividade que auxilia no controle da ansiedade. Esses óleos podem ser utilizados em um difusor, pingar em um colar, travesseiro ou objeto que desejar. O cheirinho agradável irá proporcionar bem-estar e relaxamento.

Auxiliam com dores de cabeça

Os óleos essenciais utilizado com finalidade de alívio das dores de cabeça são: alecrim, lavanda, melissa, eucalipto e hortelã pimenta que possuem propriedades que auxiliam no relaxamento muscular, minimizam as contrações musculares e promovem relaxamento auxiliando nas dores de cabeça. Uma dica é aplicar esse óleos na testa.

Reduzir inflamações

Os óleos essenciais possuem efeitos benéficos na inflamação. A inflamação pode manifestar-se na pele, artrite ou até mesmo de forma endógena sem percebermos. Quando inalados ou absorvidos pela pele alteram os mecanismos e processos biológicos da inflamação. Os óleos essenciais utilizados para essa finalidade são:

  • Óleo essencial olíbano;
  • Óleo essencial de tomilho;
  • Óleo essencial de açafrão;
  • Óleo essencial de gengibre;
  • Óleo essencial de bergamota.

Principais Óleos Essenciais

Lavanda

O óleo de lavanda é muito utilizado para acalmar, sendo utilizado com finalidade de aliviar o estresse e a ansiedade.

Hortelã

Este óleo atua melhorando a digestão, energia e respiração

Eucalipto

Muito utilizado na terapia de gripes, resfriados e congestão nasal.

Camomila

A camomila auxilia no relaxamento e tem função de acalmar.

Bergamota

Melhora as condições da pele como o eczema e auxilia no alívio de estresse.

Laranja-Doce

Este óleo atua como revigorante, melhora os quadros de depressão, ansiedade, insônia e estresse.

Capim-limão

O capim limão age como um anti-inflamatório, melhora as defesas do organismo, aumenta a concentração, antidepressivo, relaxa e acalma. Essas são algumas das ações do uso dessa essência.

Limão

As propriedades do óleo essencial de limão estão relacionadas a ação bactericida, antifúngico, melhora das defesas do organismo, antiviral dentre outras.

Alecrim

O óleo essencial de alecrim possui atividade analgésica, fortalece o sistema imunológico e melhora a circulação.

Olíbano    

Esse óleo é muito utilizado para ação anti-inflamatória, antimicrobiana, contribui para melhorar as doenças cardíacas, calmante, relaxante, cicatrizante e também combate problemas da pele.

Canela

O óleo essencial de canela possui um aroma mais doce e picante. Tem funções anti séptica e analgésica. Muito usados e aplicados em casos de artrite, tendinite, além de auxiliar no alívio de gripes e resfriados.

Cravo-da-índia

Muito utilizado para impedir o crescimento de bactérias devido às suas propriedades antibactericidas. Além dessa atividade, também tem ação antisséptica e analgésica utilizada em casos de dores de dentes e micoses.

Sálvia-esclareia

A sálvia-esclareia é aromática, relaxante, fortalecedora de cabelos e antidepressiva.

Gerânio

Muito utilizado para melhorar a sensação de estresse, tristeza, ansiedade e para o alívio da insônia.

Existe alguma contraindicação para Óleos Essenciais?

As pessoas que apresentam alguma alergia ao produto não devem utilizar o óleo essencial. Mulheres grávidas, crianças ou pessoas com problemas cardíacos devem consultar um especialista. Procure um profissional especializado, dessa forma o tratamento será direcionado e eficaz.

Conclusão

O uso dos óleos essenciais auxilia no alívio de sintomas indesejados como dores musculares e de cabeça e contribui para o controle da ansiedade. Procurar um especialista é fundamental para que os objetivos com a utilização dessa terapia sejam alcançados de forma eficaz e direcionada.

Referências Bibliográficas

Disponível em: https://www.solucoesnaturais.com.br/o-que-sao-oleos-essenciais.html. Acesso em 30/07/2021.

Disponível em:https://www.personare.com.br/oleo-essencial-de-capim-limao-m5555. Acesso em 31/07/2021.

Babar. A et al. Essential oils used in aromatherapy:  A systemic review. Asian Pac J Trop Biomed. V. 5, n. 8, p. 601-611, 2015.

Disponível em: https://www.primecursos.com.br/blog/oleos-essenciais-que-aliviam-enxaqueca. Acesso em 02/08/2021.

Texto elaborado por Roberta Saraiva Giroto Patrício.

CRN: 21984

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.

Experiência na área de saúde hospitalar e consultório com atendimento personalizado e individualizado.

Consultora cientifica para blog Nutrify.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima