Licopeno um antioxidante importante na prevenção do câncer de próstata em homens | Blog Nutrify

O uso de licopeno para prevenção do câncer de próstata

O licopeno é um composto bioativo e antioxidante natural presente nos alimentos como as frutas, vegetais vermelhos e amarelos. Está presente na cenoura, mamão, melancia e tomate, principalmente na forma de molho. Estudos com o licopeno sugerem a sua eficácia nas fases do câncer de próstata em homens através da supressão e interrupção do ciclo celular e a apoptose em células, através da modulação de vias de sinalização que atuam na prevenção do câncer. Essa doença está se tornando mais comum, considerada a terceira causa de morte por câncer em homens. Diferentes fatores estão associados ao risco para o câncer de próstata como genética, raça, tabagismo, IMC e outros.
Banner Institucional Nutrify | Blog

 

O licopeno pode ser usado como um auxiliador e uma alternativa de terapia na prevenção em conjunto com o tratamento médico. Possui a fórmula química de C 40 H 56 e é um tetra-terpeno. A pasta de tomate tem sido associada à melhor forma de obtenção e aproveitamento do licopeno. Além das pastas e sucos, o licopeno pode ser obtido em farmácias e lojas de suplementação na forma de cápsulas e comprimidos com doses de 5 a 30 mg desse princípio ativo, que está associado à diversas funções no organismo como anti-inflamatória, antioxidante e na prevenção de certos cânceres como o de próstata. 

Esses mecanismos estão associados a efeitos terapêuticos do licopeno na inibição do estresse oxidativo, inflamação, restaurações de funções das mitocôndrias, apoptose e outros. Um dos mecanismos do licopeno é o aumento da expressão do gene da conexina que auxilia na redução de proliferação de células cancerígenas. Em pacientes que tiveram câncer, por exemplo, a suplementação de licopeno parece ser interessante devido à ação anti-inflamatória desempenhada por esse composto bioativo. 

Devido ao risco de recidiva do tumor e os efeitos colaterais da cirurgia e de tratamentos medicamentosos, o uso da terapia em conjunto com licopeno poderia ter efeitos benéficos na saúde e qualidade de vida. Um estudo realizado com 480 camundongos com câncer de próstata revelou que o licopeno pode contribuir para a redução da inflamação por meio da inibição ou redução de vias que estão ativadas e que promovem esse ciclo da inflamação. A ação estaria ligada redução do INOS (óxido nítrico sintase induzível), COX 2 (ciclooxigenase-2), IL-6 ( interleucina 6),  TNF-α (fator de necrose tumoral alfa) além da supressão de NF-κB e JNK  reduzindo assim a  inflamação. Introduzir suplementos e alimentos fontes de licopeno está associado à prevenção do câncer de próstata através de seus mecanismos de ação envolvidos nessa patologia.

Licopeno um antioxidante importante na prevenção do câncer de próstata em homens | Blog Nutrify

Fonte: Mirahmadi. M et al.al. Potential inhibitory effect of lycopene on prostate câncer. Biomedicine & Pharnacotherapy. v. 129, p. 110459, 2020.

Referências Bibliográficas

Mirahmadi. M et al.al. Potential inhibitory effect of lycopene on prostate câncer. Biomedicine & Pharnacotherapy. v. 129, p. 110459, 2020.

Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício

CRN: 21984

Consultora Cientifica na Nutrify 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima